25/11/2010

AGRICULTORES USAM ARMAS PARA ABATER JAVALIS EM SC

Galera, temos que ficar de olho, pois, liberaram em vários locais a caça do javali. Só que ele tem que ser morto a tiro e não ser estraçalhado por cães para deleite humano. Uma coisa que eu queria saber: O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA COIBIR A SOLTURA DESTES ANIMAIS NA NATUREZA? TEM CRIADOR DE JAVALI QUE CONTINUA VENDENDO OS ANIMAIS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, SABIAM? SERÁ QUE O IBAMA VAI FECHAR ESTES LOCAIS? A FONTE CONTINUA ABERTA....

Jornal da Record - 23/11/10
.

6 comentários:

  1. Tudo bem de abater os tais javalis com tiro fulminante mas não podem permitir a selvageria de usar cachorros.Tentar estinguir este animal que destroi nossa flora e fauna é uma coisa agora judiar dos cachorros e torturar o bicho é um absurdo desumano!

    Selomar Boff

    ResponderExcluir
  2. Prezado Selomar,

    Minha mensagem não tem tom de crítica ao teu comentário. Ela pretende apenas esclarecer alguns pontos sobre a atuação de um caçador responsável.

    Um caçador responsável gosta e se preocupa com sua matilha e utiliza coletes protetores nos cães, além de manter apenas animais selecionados no plantel.

    Um cão de porte pequeno, bem treinado e hábil na lida com javalis é capaz de imobilizar um javali com peso superior a 100 kg. Tudo depende da habilidade do cão e da competência do proprietário do cão em treiná-lo e orientá-lo durante o abate.

    A caça com cães é a única forma eficaz de localizar e imobilizar javalis asselvajados. Tiros em animais parados são de baixo resultados em termos de controle e abate do javali porque o primeiro tiro disparado expanta a vara de porcos, com excessão do animal atingido.

    Convido-o a conhecer um pouco mias sobre o o abate regulamentado de javalis. Aqui no sul do pais bem como em vários estados do Sudeste e Centro Oeste, este animal é uma praga concreta, que destrói a fauna silvestre, lavouras, criações e já está provocando ferimentos e morte em vários agricultores despreparados.

    A soltura de animais em cativeiro não é mais a principal responsável pelo espalhamento e multiplicação desenfreiada deste animal exótico. A reprodução natual é a principal causa do problema. Sem combate, a situação ficará mais crítica a cada dia.

    Concordo plenamente que não se deve maltratar qualquer animal, em especial os fieis companheiros. Tenho 4 cachoros e os considero membros da minha família. A docilidade e atenção deles para com meus filhos, o companheirismo e a tenacidade deles durante a lida
    são qualidades que prezo sobre maneira e que me faz cuidar deles da mesma forma que a uma pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Nenhum outro animal destroi TUDO mais que o ser humano... que tal um abate maciço, também?

    É impressionante como o homem cria os problemas e tenta resolve-los da forma mais imbecil possível!

    ResponderExcluir
  4. Paulo - Med. Veterinario03/12/2010 23:17

    Caro Rebis, acho que vc não tem a menor noção do que fala!

    Infelizmente o Javali foi introduzido em nosso pais com o intuito de melhoramento genetico e certo restaurante que incentivaram sua criação. Como a implantação não foi bem sucedida e devido a agressividades dos animais muitos fugiram ou foram soltos. Acontece que o indice de crescimento populacional desse animal é superior a 300% ao ano. Para piorar ainda mais a situação os mesmo podem cruzar com animas da fauna brasileira como catetos e queixadas criando um animal hibrido. Sendo assim se o controle não ocorrer de forma agressiva em pouco tempo não existira mais animais puros da fauna brasilera. Outro ponto preocupante é a destruição causada por esses animais como são carnivoros aves silvestres como codornas e perdizes são presas faceis assim como outros animais de pequeno e medio porte. Ja é comum aqui no MS encontrar bandos de mais de 150 animais. Para a sanidade animal é outro problema pois são portadores de febre aftosa, raica, peste suida, pseudo raiva entre outras doenças que podem destruir a economia do pais se resurgirem.
    O IBAMA vem sendo irresponsavel em não lidar com esse problema emitindo portarias para abate em todo o pais, ja que não é um animal da fauna brasileira e com grande potencia para criar um desequelibrio ambiental.

    ResponderExcluir
  5. Se a captura pelos cães for rapida e o abate feito pelo caçador tambem,é o melhor metodo de controle, pois mostra resultado e nunca um animal ferido ira vagar durante dias até a morte, pois os animais são todos capturados e abatidos, deve se usar uma matilha grande, assim evita os machucados nos cães.

    ResponderExcluir
  6. desculpe perguntar, mas, quem deixou isso acontecer?
    Agora é fácil , mata-se os javalis e tudo bem.
    Vão massacrar muitos animais e depois o ciclo se repetira-cruz credo - que maldade

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪