Páginas

05/09/2017

Flagrante de elefantes comendo lixo - Índia

Eu fiquei chocada mesmo.... Não bastasse o lixo jogado nos mares fazendo os animais marinhos morrerem por sua ingestão, agora vemos esta aí....
-------------
Essas imagens perturbadoras mostram elefantes selvagens comendo sacolas de plástico e lixo doméstico em um depósito ilegal em West Bengal, leste da Índia. Os animais, atraídos pelo cheiro de comida do interior dos sacos, foram vistos comendo nas pilhas de lixo, apesar de estarem rodeados de abundante grama verde
luxuriante. Acredita-se que os montes de lixo tenham sido jogados por coletores ilegais que o jogam na borda de uma floresta local sem a permissão das autoridades e que poderiam incluir riscos biológicos e resíduos tóxicos.

Acredita-se que os elefantes escolheram comer lixo sobre vegetação, pois, por viverem perto da área urbana podem ter desenvolvido um gosto por comida humana. Os elefantes selvagens comem cerca de 330-375 quikos de vegetação todos os dias - com sua dieta normal, incluindo tudo, desde grama e casca de árvore até pequenas plantas, arbustos, frutas, galhos e raízes.

Esta visão de cortar o coração,  representando um conflito perturbador entre o homem e a natureza, foi testemunhada pelo fotógrafo Somnath Das, na Índia. Ele diz que espera que as imagens comovam os olhos das pessoas para os efeitos mais amplos do lixo e seu sério impacto na natureza. 

O Sr. Das, de Siliguri, Bengala Ocidental, na Índia, disse: "Estávamos a caminho da floresta para tirar fotos dos elefantes, mas antes de chegar ao local, minha amiga me contou que achava que tinha visto um em um campo aberto bem lá trás. Nós  voltamos para lá e com alguma emoção nos aproximamos do elefante, mantendo uma distância segura. Mas fiquei chocado quando vi que estava na zona de despejo dessa área. O elefante estava procurando por alimentos de um monte de sacolas plásticas e estava comendo alimentos não higiênicos, e também os resíduos residenciais, incluindo alguns bio-perigos. Havia principalmente sacos de polietileno, que foram banidos aqui, e vários tipos de pacotes de plástico de alimentos secos. Havia também toalhas sanitárias entre o que o elefante estava comendo. O elefante não estava sozinho, também havia um grande touro ali, que estava um pouco irritado.

O Sr. Das continuou: "Os seres humanos mantêm seus lugares limpos jogando fora seus resíduos, o que está bem, mas isso não significa que você possa destruir  o espaço de vida de outra criatura.
Acabei de ver isso acontecer, então não tenho certeza se isso acontece regularmente, mas os pobres elefantes estão comendo o lixo com os plásticos, o que está mudando seus gostos. Eles não sabem que isso pode prejudicá-los. Esta mudança nos gostos dos alimentos também atrai os elefantes para entrar em áreas onde os seres humanos vivem, o que causa conflito. Em nome do desenvolvimento e da melhoria do estilo de vida, as pessoas estão sempre criando problemas para o meio ambiente, bem como para animais selvagens em todo o mundo".

E o Sr. Das, que fotografa a natureza há quatro anos, espera que as pessoas que vêem suas fotografias atendam ao aviso e vejam os erros cometidos ao jogar na natureza. Encerrando, o Sr. Das, que fotografa a vida selvagem há quatro anos, disse: "Essas imagens me deixam preocupado e triste. Espero que nas fotos vejam o efeito e deixem todos chocados como eu fiquei". 

Fonte: Daily Mail
Tradução livre do Google para "O Grito do Bicho"