01/02/2017

Defensores criticam condições de abrigo para animais - Caxias do Sul - RS

Este abrigo sempre esteve envolvido com problemas...
-------------------
Fotos de ONG mostram sujeira, ratos mortos e animais debilitados. 
Prefeitura diz que novo canil é construído para cerca de 50 cães.
Integrantes de uma ONG que atua na defesa e nos cuidados dos animais em Caxias do Sul, na serra gaúcha, reclamam das condições do abrigo em que cães e gatos são mantidos na cidade desde que mudou a gestão do Canil Municipal, em setembro de 2016. Antes, era a própria ONG, a Sociedade Amigos dos Animais (Soama), que tomava conta do local. Agora, é a prefeitura.


Na última semana, defensores ligados à ONG divulgaram nas redes sociais imagens dos animais do abrigo, alegando maus-tratos. Para a Soama, "o que se tem visto é descaso, negligência, despreparo,
falta de verba e péssimo atendimento aos animais abrigados".

No abrigo, um grupo de funcionários terceirizados trabalha na limpeza. São sete pessoas que realizam a manutenção e alimentam os animais. Uma veterinária e dois funcionários da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul também fazem parte da equipe.

"Quando a prefeitura assumiu, uma bióloga veio aqui e fez uma estimativa de 15 mil ratos. Com os animais em casinhas, esse controle dos ratos é muito complicado. Está no planejamento fazer um controle disso. Todos os animais (mostrados nas fotos) estão em tratamento. A foto não fala. Aquele animal da foto está em tratamento e ninguém sabia", contou a veterinária Ana Caroline Rossi, que trabalha no canil.

Metade dos cerca de mil cães estão abrigados em casinhas e presos a correntes. A outra metade fica em canis próprios, estrutura considerada pelos gestores como ideal para garantir o bem-estar dos animais.

"O bem-estar animal não permite o animal em corrente. Nós estamos agora sem alternativa. Espero que um dia a gente consiga chegar nesse objetivo que é tirar todos da corrente e colocá-los em canis. O canil realmente dá um conforto, protege do sol, do vento e da chuva, e dá uma liberdade de movimento", acrescentou a veterinária.

Um novo canil é construído, e está quase pronto. O local poderá abrigar cerca de 50 cachorros. A prefeitura informou que comprou os portões que faltavam e que a estrtura deve ser concluída nos próximos dias.

As licitações para a compra de ração e medicamento também estão em andamento. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, um departamento de proteção e bem-estar animal foi criado para atender as demandas.
"Está sob estudo e sob análise criteriosa a viabilidade de se manter o canil onde ele está hoje, com melhorias, ou de colocar em outro local", comenta a secretária Patrícia Rasia.

Fonte: G1 - RBS - 31/01/17

Um comentário:

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪