27/02/2017

Cães são capazes de julgar os humanos e preferem os mais bondosos

Sinceramente? será que temos dúvida do raciocínio de animais? não é como o nosso, é muito mais evoluído....
------------------------
Na hora de escolher entre um ou outro humano, os cães vão sempre optar pelo que tem melhor coração.

Julgar os outros não é apenas uma coisa de pessoas. Embora pareça uma caraterística unicamente humana e reflexo de um cognitivo avançado, a capacidade de fazer julgamentos
(mais ou menos aprimorados) é também comum em cães e macacos.

Um recente estudo da Universidade de Quito, no Japão, revela que estes dois animais são capazes de avaliar os comportamentos humanos e, com isso, fazer uma escolha preferencial.

Para avaliar a capacidade de julgamento dos macacos (macaco-capuchinho), os investigadores liderados por James Anderson realizaram um teste com dois cenários diferentes. No cenário um, havia o indivíduo A em dificuldade e o indivíduo B disposto a ajudar. Já no cenário dois, havia o indivíduo A em dificuldade e o individuo C apenas a observar e sem nada fazer.

No final de cada uma das encenações, diz o site New Scientist, os dois indivíduos B e C foram oferecer comida aos animais e estes rejeitaram a que vinha do homem que nada fez para ajudar a personagem em apuros.

Depois, realizaram um teste semelhante para os cães, contudo, foi incluído um terceiro elemento: O que recusava ajudar. No final das simulações, os três participantes no teste (o indivíduo que ajudou, o que nada fez e o que recusou ajudar) deram comida aos cães e estes apenas recusaram a que vinha da pessoa que não quis ajudar o indivíduo em apuros, não tendo os animais mostrado preferência entre o que ajudou o homem ou manteve uma postura passiva.

Para o mentor do estudo, a conclusão dos dois testes mostra uma evolução social que vai além do comportamento humano e que mais uma vez prova a forte ligação emocional que existe entre os cães e as pessoas (especialmente as boas ou os donos) e entre os macacos e os humanos, devido às semelhanças genéticas.

3 comentários:

  1. Não creio que cães ou qualquer outro animal sejam mais evoluídos do que pessoas porque isto seria uma inversão na Lei do Progresso Evolutivo das Espécies, mas acredito que animais em geral AINDA não aprenderam a ser tão cruéis como alguns humanos são e por conta disso conseguem ser primitivamente BONS. Quanto aos testes científicos sobre o assunto, alguns até bem intencionados, são perfeitamente dispensáveis para tutores observadores e intuitivos que "manjam" longe o resultado destes estudos, ainda que analfabetos.

    ResponderExcluir
  2. No meu conceito, as atitudes dos animais são muito mais dignos adiante dos nossos, do que certos seres humanos, vão sempre pela ganância de interesses financeiros, e os animais ficam sempre do nosso lado, mesmo nas horas mais difíceis nos e que estamos com os conceitos invertidos por interesses superficiais e temporários.
    Temos muito o que aprender com os ANIMAIS!!!! Marta

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪