• ALÔ, AMIGOS!!!

    Revista Eletrônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.

    O resultado é pela Loteria Federal.

    E, o principal, é DIGRATIS E VOCÊ PODE SE INSCREVER TODO DIA !!!
    Boa sorte!!!

Faça sua doação:

Texto

Receba nossos boletins diários no seu e-mail: *

quinta-feira, 7 de abril de 2016

A "Fala Bicho" completa hoje seus 23 anos

Hoje é aniversário da nossa ONG "Fala Bicho"... Lá se vão 23 dos 44 anos da nossa atuação na causa de defesa dos animais em épocas bem atuantes e em outras mais discretas. Nos últimos tempos, considero uma atuação bem discreta devido ao meu estado de saúde.  Se bem que, mesmo discreta, conseguimos resultados bem positivos para os amados bichos, né mesmo? 

Aliás, noutro dia me perguntaram se eu sabia de alguém com mais idade e contribuição na defesa animal do que eu. Respondi que não sabia, mas, com certeza, do tempo que iniciei (1971), a maioria já se mandou (Lya Cavalcanti,  Marília Pinheiro, entre outras, incluindo pessoal de Sampa).  

Mas, uma coisa que posso afirmar: nossa geração deixou muitos frutos lembrados, recentemente, com Mariangela, da Defensores dos Animais (RJ): inclusão da proteção animal na Constituição, criminalização e regulamentação dos maus-tratos dentro da Lei de Crimes Ambientais, proibição de animais em circos, inconstitucionalidade da farra do boi, abate humanitário, mudança de critérios dentro da experimentação animal, fim da matança de animais em CCZ (RJ), castração gratuita, edição e publicação de literatura de proteção animal em seus diversos aspectos, implantação de comissões dentro de áreas do executivo e legislativo, registros de crueldade com animais dentro de delegacias (mesmo criminalizado não conseguíamos um BO), etc. e, em especial, todo trabalho educacional dentro da sociedade. Atualmente, temos a maravilhosa internet que nos facilita muito, mas, até uns 15 anos atrás era tudo muito difícil e demandava um trabalho enorme para conseguirmos as coisas.

Só que não podemos deixar de citar ações de nossas antecessoras como, por ex. retirar os burros das carroças de lixo. Muita gente não sabe, mas, somos do tempo que o lixo era recolhido por carroças puxadas por burros chicoteados cruelmente. Eu era criança e chorava muito quando ouvia o estalo daquele chicote  no lombo dos animais.... É, gente, iniciar proteção animal nesta época não deve ter sido fácil..... Cito, também, o Decreto-lei 24645 de 1934 que vem do tempo da UIPA de Sampa. Fico pensando quem seriam estas protetoras para fazerem algo de tão produtivo que até hoje usamos? Como gostaria de te-las conhecido....

Mas, voltando ao presente, estou muito preocupada com a possibilidade da liberação da caça no Brasil depois que conseguimos transformá-la em crime no passado e, principalmente, com a falta de interesse de pessoas da proteção se capacitarem para gerenciar os problemas relacionados à causa. 

SALVO ENGANO MEU, creio que o imediatismo do Facebook está formando o maior batalhão de protetores "achistas" que prejudicam demais na ação concreta de soluções.  É lamentável! A maioria só  atua sob o estímulo deste ou aquele veículo como Luisa Mell, o Vista-se, o VEDDAS, a ANDA, o Fórum, Direito dos Animais e outros poucos. Na verdade, todos deveriam estar capacitados para agir protestando, ligando, denunciando, etc., automaticamente, ao se depararem com determinadas situações. Enfim, chegaremos lá..... Ah, quero deixar registrado que reconheço as redes sociais como um ótimo veículo de ajuda nas soluções (obviamente), mas, reafirmo a banalidade do seu uso dentro da causa, entende?

Hoje não estou nada bem, mas, para comemorar este dia, publico esta foto registrando minha alegria de poder ainda me sentar diante do computador e editar algumas postagens. É assim que Deus  alivia meus "ais" e lhe sou muito grata. Xuxa, Florzinha (bancada ao lado), Grude (no colo) e Preta (nas costas) me fazem companhia quando consigo trabalhar. Fora Belinha  ao lado do monitor e Olívia no andar de cima da estante, que não saíram na foto.... Ah, registro a presença de Mabel deitada nos meus pés..... é o meu paraíso.... kakakaka....


Convido a todos darem uma voltinha no nosso currículum a disposição no blog "O Grito do Bicho":
  • A Fala Bicho - artigos publicados na grande mídia, ações, inclusive pelo blog, não atualizadas por falta de tempo e pessoal de apoio
  • Mídia Vídeos - nossa atuação pela causa nos mais diversos setores
  • Book - quase 2000 matérias em periódicos
Et.: Parabéns ao meu veterinário Rogério Lobo que faz aniversário hoje, também.
Leia mais...

Distrito Federal não tem cemitério público para animais - Brasília



Realmente, deveria ser obrigatório em toda s cidades, né mesmo? Agora, na capital do país não ter, é demais!!!!
----------------------






Leia mais...

Além dos jumentos, cães também são presos e maltratados pela Prefeitura De Jaicós

Estamos tendo como aliados, o diretor deste jornal.... mas, parece que ele está desanimado, segundo nossa leitora Marielle que tem mantido contato com ele. Parece que o MP de lá é bem devagar e a Prefeita não está nem aí..... Ficamos sem ação..... É tanta impunidade e indiferença que a gente fica sem saber o que fazer.
------------------------ 
O Portal Saiba Mais voltou nesta segunda-feira (4) ao Bairro João Melé em Jaicós, ao local onde os jumentos recolhidos nas ruas e avenidas pela prefeitura ficam presos.

Após oito dias, nada mudou no local. Os jumentos continuam sendo maltratados num ambiente quente, pequeno e sem comida.

Para provar que não são alimentados e que estão de fato famintos, Kássia Lopes do Portal Saiba Mais (foto
Leia mais...

Governo de MS 'retoma' Aquário do Pantanal sem saber seu custo final

Caramba!!!!!!!!!! depois de tanto dinheiro roubado e morte de vários peixes, ainda vão voltar a mexer nisto? Leia o que publicamos sobre o assunto CLICANDO AQUI
------------------------
Construção do aquário estava paralisada desde 16 de novembro de 2015.
Governo do estado já investiu R$ 200 milhões no empreendimento.

As obras do Aquário do Pantanal serão retomadas, na manhã desta segunda-feira (4), em Campo Grande após terem sido paralisadas em 16 de novembro de 2015. Uma solenidade no canteiro do
Leia mais...

Hospital permite que animais visitem seus donos internados - Canadá

Que maravilha!!!!! Engraçado que aqui no Brasil não se permite entrada de animais porque eles são "transmissores de doenças".... como se lá dentro não fosse o maior foco de contaminação.... é ser muito especista, não? Não deixem de ver as fotos.
------------------------
O hospital Jaravinski, em Ontário, no Canadá, permite que animais de estimação visitem seus donos em pleno hospital.

Tudo começou quando um paciente muito debilitado por passar por um transplante de células estaminais, implorou para ver seu cão. Antes de morrer vítima de um câncer, ele pediu que a organização iniciasse um programa de tratamento que envolvesse os cães. Em setembro de
Leia mais...

Abandono de animais resulta em superlotação nos locais de adoção em Ribeirão Preto - SP


Infelizmente, o programa de adoção fica prejudicado quando não vem acompanhado dos outros dois pilares do tripé de ação. Ou seja, castração e educação. Não é fácil não, pois, nem sempre há recursos financeiros e humanos para fazer. Mas, vamos chegar lá.
---------------
video

Leia mais...