10/11/2016

Após quase ser sacrificada, gansa que ganhou bico artificial vira mãe em SP

Veterinários e biólogos do bem só fazem coisas maravilhosas...
-------------
Animal foi achado sem o bico e com a língua torta por especialistas em 2015.
Vitória já havia sido submetida a outra cirurgia mas não se adaptou ao bico.
A gansa que foi encontrada sem o bico em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, no final de 2015 e quase foi sacrificada virou mãe. Vitória, como a fêmea foi batizada, passou por uma cirurgia inédita e recebeu um bico artificial 3D. Há alguns meses, ela ganhou um companheiro e agora já é mãe de dois filhotes.


O animal já havia feito uma cirurgia e ganhado um bico artificial em 3D, mas não se adaptou à prótese e teve que ser submetido a uma nova operação para a inclusão de um outro bico para que
voltasse a se alimentar normalmente. De acordo com os especialistas responsáveis pelo projeto, essa foi a primeira vez na história da medicina veterinária que um animal deste tipo passou por um processo semelhante.

Meses após ter recebido seu novo bico, Vitória já se encontra totalmente recuperada e os veterinários levaram um ganso macho para se tornar seu companheiro. Recentemente, os veterinários foram surpreendidos ao encontrar sete ovos no ambiente em que ela e seu 'marido' vivem. "É a primeira [gansa com bico artificial] que a gente vê em reprodução. Isso não é uma conquista só no aspecto técnico, mas é também uma rearmonização na vida desse paciente", explica o veterinário Sergio Camargo.


Dos sete ovos, dois eclodiram, e hoje Vitória, assim como os profissionais que trabalham no local onde ela se encontra, acompanham de perto o crescimento dos pequenos gansos. "A gente fará um concurso para escolha do nome dos filhotes. Escolheremos quatro nomes e o mais votado a gente vai colocar em um dos gansos para que exista uma interação entre as crianças com a Vitória e seus filhotes", afirma o biólogo Cristian Negrão.

Os especialistas dizem que o fato de Vitória ter se tornado mãe aponta que sua recuperação é completa e reforça o fato de que o bico artificial não prejudicou em nada sua condição física. "O animal está totalmente bem no aspecto fisiológico, tanto que chega ao ponto dele se reproduzir. Um animal que não está bem jamais irá se reproduzir", explica o estudante Henrique Peres.
Parte da equipe que acompanhou as mudanças físicas de Vitória logo após ela ganhar um novo bico afirmam que o equipamento criado em uma impressora 3D ajudou também a recuperar danos na boca do animal. "Quando ela foi encontrada sem a parte inferior do bico, a lingua dela ficava pendurada, torta. Agora com a prótese até mesmo isso se corrigiu, a lingua ficou retinha. Isso é um bom sinal", conclui o odontologista Paulo Miamoto.

Cirurgia
O bico artificial foi produzido com uma peça de ácido polilático por uma equipe do Centro Veterinário da Unimonte. Segundo o técnico ambiental e voluntário da ONG Amigos do Mar, Cristian Negrão, que vem cuidando da gansa Vitória desde o fim do ano passado, a nova prótese começou a melhorar a vida da ave. “É mais leve e tem mais fixação. A nova prótese é uma versão melhorada”, diz.

O novo bico foi confeccionado em Santos por um cirurgião dentista, um designer e quatro médicos veterinários. O especialista em odontologia forense Paulo Miamoto foi um dos responsáveis pela confecção do novo bico em uma impressora 3D. Segundo o cirurgião dentista, o processo é complicado e precisa de muitas horas de planejamento.
“Ninguém nunca fez isso no mundo. Nós somos os pioneiros. Mas a principal diferença desta nova prótese é que, desta vez, temos o raio-x e isso apoia os nossos estudos anatômicos. Conseguimos saber exatamente o lugar onde o bico deve ser fixado”, conta o dentista.

Já o médico veterinário Roberto Fecchio, um dos responsáveis pela cirurgia, afirmou que esta é a primeira gansa do mundo a passar por uma cirurgia como essa, dos dois bicos, o superior e o inferior. “É um desafio muito grande. Da primeira vez nós a devolvemos para o ambiente de uma forma muito precoce. Desta vez, será um pouco diferente. A Vitória passará por uma supervisão muito mais intensa”, explica.

Outro médico veterinário responsável por todo o processo cirúrgico da gansa é Sérgio Camargo. Ele acredita que a nova prótese pode não ser definitiva e, por isso, é importante que o animal fique em supervisão. “Precisamos saber como ela se comporta, como vai mergulhar e se pode acabar enroscando o novo bico. Só assim vamos entender e avançar nessa área de prótese 3D”, afirma.

O responsável por todo o design da prótese que devolveu para Vitória uma vida normal é Cícero Moraes. Segundo o designer, a segunda prótese é muito menor do que a primeira. “Essa prótese, além de menor, é mais leve e mais elegante. Até chegar nessa peça foi um processo demorado. Foi a nossa cirurgia mais difícil, mas sem dúvidas, um grande aprendizado e avanço para a ciência”, comemora.


Após a cirurgia, Cristian Negrão contou que tudo foi um grande sucesso e uma recompensa para a gansa e todos os envolvidos no projeto. “Ela terá uma nova chance de sobreviver, voltar a ter uma vida normal. Essa prótese foi feita por meio de muitas pesquisas e servirá como banco de dados para outras cirurgias. Ela foi a primeira gansa do mundo a perder o bico e ser reabilitada”, garante.

O técnico ambiental afirmou também que o resultado do processo traz uma alegria enorme, pois sem o bico o animal poderia ter complicações respiratórias e morrer. “A gansa perdeu a matriz óssea do bico e não foi algo fácil, mas todo o esforço valeu a pena”, conclui.

3 comentários:

  1. QUE LINDO !!! PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DO BEM

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto foi um grande sucesso e recompensa pra gansa, para todos os envolvidos e também para todos nós que amamos os animais. Esse pessoal é incrível.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪