• ALÔ, AMIGOS!!!

    Revista Eletrônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.

    O resultado é pela Loteria Federal.

    E, o principal, é DIGRATIS E VOCÊ PODE SE INSCREVER TODO DIA !!!
    Boa sorte!!!

Faça sua doação:

Texto

Receba nossos boletins diários no seu e-mail: *

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

No Tocantins, agentes ambientais tentam salvar animais na seca

Meu Deus, os bichos estão sofrendo demais. Hoje eu vi no Globo Rural a tragédia que está no norte e nordeste do país.
-------------------
Agentes ambientais estão tentando salvar animais ameaçados pela seca no Tocantins. Numa fazenda na região Sudoeste do estado, a lagoa secou. Dezenas de jacarés-açu, que podem chegar a seis metros de comprimento, morreram porque ficaram presos na lama. Quando os especialistas chegaram já era tarde.


“Os jacarés têm uma característica importante, eles dependem do sol, da água, da sombra para manter a temperatura do corpo. Provavelmente o solo secou de uma forma muito forte e ele não teve
alternativa”, disse Adriana Malvasio, bióloga da Universidade Federal do Tocantins.

Na mesma propriedade, os biólogos fizeram uma operação para salvar os pirarucus. O resgate desse que é um dos maiores peixes de água doce do mundo era arriscado. Jacarés e ariranhas estavam por perto, mas a operação funcionou. Os técnicos conseguiram salvar 22 pirarucus. A Defesa Civil do Tocantins diz que a estiagem de 2016 foi a pior desde 2007. Muitos rios estão quase secos, afetando também mamíferos como veados e macacos.

Há duas semanas voltou a chover, mas os efeitos da estiagem permanecem.“Não choveu o suficiente em todas as regiões do estado. Do ponto de vista agrícola, nós tivemos uma queda de safra em torno de 30%”, afirma o meteorologista José Luiz Cabral.

Para evitar mais prejuízos ao meio ambiente, o Naturatins, órgão ambiental do estado, tomou uma medida inédita. Proibiu por quatro meses a captação de água em 10 rios no Sul do Tocantins, onde a agricultura utiliza muita irrigação. A medida vale até dezembro.

O ambientalista George Georgiadis, diretor Instituto Araguaia, pede mais planejamento. “Talvez o correto seja a gente avaliar o que está havendo aqui, e no próximo ano pensar em suspender a captação antes da emergência”, disse.

“As expectativas para o ano que vem é que aconteça um pouco mais de chuva do que ocorreu este ano”, disse Edson Cabral, vice-presidente do Naturatins. Pelo menos um jacaré teve sorte e foi resgatado na hora certa.

Fonte: 24Brasil

2 comentários :

  1. só queria saber porque deus, permite tanta atrocidades c os anjos, c os protetores.porque.

    ResponderExcluir
  2. Se a estiagem faz parte da natureza, por mais doloroso que seja é compreensível, mas se a estiagem for causada pela depredação do homem no meio ambiente, sinto pela natureza e o sofrimento destes animais.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porem, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.