19/10/2016

Araras resgatadas feridas treinam em 'academia' para voltar a voar, em GO

Legal.... realmente é preciso um grande treinamento para as aves terem retorno à sua vida normal....
----------------------
Animais passam por maratona de exercícios para restabelecer os músculos. Centro do Ibama diz que, em 10 anos, já recuperou mais de 350 mil aves.
O Centro de Recuperação de Animais Silvestre, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Goiânia, tem uma verdadeira “academia de musculação” para que araras-canindé, resgatadas feridas, consigam voltar a voar. Segundo o órgão, na última década, mais de 350 mil animais foram recuperados e devolvidos à natureza.


Quando chegam ao local, as araras recebem os atendimentos veterinários que precisam. Quando estão com a saúde restabelecida, elas são levadas para um recinto chamado de “Corredor de Voo”, onde são
submetidas a alguns exercícios para que fortaleçam as asas e consigam voar novamente.

Uma parte do treinamento consiste em colocar o animal em um pedaço de madeira ou mesmo na mão e fazer movimentos para cima e para baixo, que fazem com que as araras abram as asas e fiquem em posição de voo.

“Esses movimentos auxiliam na musculatura peitoral delas, que é responsável pelo movimento da asa. Como elas ficam em cativeiro sem voar, esse músculo se atrofia. Então, esse movimento de subir e descer a arara força com que ela se equilibre e ao mesmo tempo ela tente parar essa queda. Isso força o músculo peitoral, então é basicamente um halterofilismo para araras”, explicou o coordenador do Cetas, Luís Alfredo Baptista.

Segundo ele, aos poucos, os animais vão recuperando a força nos músculos e também a confiança. Assim, voltam a voar.“Basicamente temos aqui uma academia para as araras. Se for em um circuito de crossfit elas estão de parabéns”, disse.

3 comentários:

  1. A MINHA ADMIRAÇÃO POR ESSE GRUPO MARAVILHOSO.
    FAÇO GINÁSTICA NA ACADEMIA NO DURO. ESTOU APOSENTADO. ESTOU EM PORTUGAL e ME OFEREÇO, PARA AJUDAR EM TUDO. SEMPRE ADOREI E TIVE ANIMAIS. NOS ANIMAIS É PRECISO CASTRAR, PARA NÃO SEREM DEMAIS, NAS AVES EU NÃO SEI COMO SE CONTROLAM. MAS PARA NÂO SE COMER CARNE, TEMOS QUE SABER COMO DIMINUIR POPULAÇÃO DE ANIMAIS... E ENSINAR CADA VEZ MAIS O HOMEM A SER EDUCADO E RESPEITADOR DA VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito gratificante fazer esse trabalho. A frustração é pensar que depois de libertadas, elas correm o risco de cair novamente nas mãos dos traficantes, já que eles nunca são presos e muito menos punidos adequadamente.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪