• ALÔ, AMIGOS!!!

    Revista Eletrônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.

    O resultado é pela Loteria Federal.

    E, o principal, é DIGRATIS E VOCÊ PODE SE INSCREVER TODO DIA !!!
    Boa sorte!!!

Faça sua doação:

Texto

Receba nossos boletins diários no seu e-mail: *

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Algumas notícias e ações para fazermos sobre as vaquejadas

Estamos atualizando as informações sobre a repercussão da manifestação do dia 25 feita pelos exploradores de animais lá em Brasília. Acompanhe ossas postagnes anteriores AQUI.
--------------------
1 - Só queria lembrar a todos que Jari Bolsonaro é a favor da caça. Confiram AQUI nossas postagens a respeito. Portanto, nada a estranhar seu apoio sendo ele da "Bancada da Bala" do Congresso.

Jair Bolsonaro discursa no ato em favor da Vaquejada, em Brasília-DF.


2 - Vaquejistas esperam acórdão para avaliar recurso

3 - VOTAR em Consulta Pública.... Sem falta!!!!!!

a) PEC 50/2016 - PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº 50 de 2016   
Autoria Senador Otto Alencar
Ementa
Acrescenta o § 7º ao art. 225 da Constituição Federal, para permitir a realização das manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro que não atentem contra o bem-estar animal.
CLIQUE AQUI para votar


b) PLS 378/2016 - PROJETO DE LEI DO SENADO nº 378 de 2016
Autoria Senador Eunício Oliveira
Ementa
Dispõe sobre a prática esportiva da vaquejada.
CLIQUE AQUI para votar


c) PLS 377/2016 - PROJETO DE LEI DO SENADO nº 377 de 2016
Autoria Senador Raimundo Lira
Ementa
Reconhece a Vaquejada como manifestação da Cultura Nacional.
CLIQUE AQUI para votar


d) PLC 24/2016 - PROJETO DE LEI DA CÂMARA nº 24 de 2016
Autoria Deputado Capitão Augusto
Ementa
Eleva o Rodeio, a Vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.
CLIQUE AQUI para votar

========================

4 - From: emacgregor
Sent: Wednesday, October 26, 2016 10:45 AM
To: afiliadas_do_fnpda@yahoogrupos.com.br
Subject: CfMV

Por favor entrem na página do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Como se manifestaram ontem na Audiência contra a vaquejada tem muita crítica (creio até que de vets que trabalham para rodeios e vaquejadas) .  Vamos TODOS deixar mensagens de apoio no www.cfmv.org.br 
O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA (CFMV), representado pela Prof. Dra. Carla Molento da Comissão de Ética, Bioética e Bem estar Animal do CFMV DECLARA-SE CONTRÁRIO A PRÁTICA DA VAQUEJADA EM FUNÇÃO DA INTRÍNSECA LIGAÇÃO COM MAUS TRATOS AOS ANIMAIS!!!!!!!
Elizabeth


========================

6 - ENQUETE: Qual sua opinião sobre a vaquejada?

7 - ENQUETE: Para você o rodeio deve ser proibido assim como a vaquejada? (vote urgente)

========================
8 - Alexia Dechamps rebate acusação de deputado: 'Postura oportunista' (vide vídeo que publicamos ontem)

9 - Posicionamento CFMV sobre vaquejadas

26 de outubro de 2016

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) manifesta seu posicionamento contrário às práticas realizadas para entretenimento que resultem em sofrimento aos animais.

De acordo com a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), o termo sofrimento se refere a questões físicas tais como ferimentos, contusões ou fraturas, e a questões psicológicas, como imposição de situações que gerem medo, angústia ou pavor, entre outros sentimentos negativos.

O posicionamento contrário às vaquejadas foi apresentado nesta terça-feira (25/10), em audiência na Câmara dos Deputados pela médica veterinária e presidente da Cebea/CFMV, Carla Molento.

“O Conselho Federal de Medicina Veterinária, após longa discussão, deliberou pela posição contrária à prática de vaquejada em função de sua intrínseca relação com maus-tratos aos animais”, disse.

Foto: Ascom/CFMV

A audiência reuniu as comissões do Esporte e de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

A apresentação de cada palestrante aos parlamentares tinha tempo inicialmente previsto de quinze minutos. No entanto, diante do grande número de inscritos, houve a decisão para que cada expositor falasse pelo tempo máximo de cinco minutos, o que, de certa forma, prejudicou a apresentação dos argumentos.

O posicionamento expressa a preocupação que Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) mantém em relação ao tratamento adequado aos animais e à criminalidade dos maus-tratos, em consonância com os valores do CFMV: Justiça, Comprometimento, Efetividade, Cooperação, Inovação, Bem-estar único e Saúde Única.

De acordo com a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CFMV, o gesto brusco de tracionar violentamente o animal pelo rabo pode causar luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos, estabelecendo lesões traumáticas com o comprometimento, inclusive, da medula espinhal.

A Instrução Normativa 03/2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) considera inadequados atos como arrastar, acuar, excitar, maltratar, espancar, agredir ou erguer animais pelas patas, chifres, pelos ou cauda. Ressalta-se a afirmação explicita de não ser permitido erguer animais pela cauda, o que é exatamente o ponto central na vaquejada, com o agravante de que na vaquejada o animal encontra-se em rápida movimentação.

“Dessa forma, não encontramos justificativas para que os praticantes de vaquejada realizem atos considerados inadequados e não permitidos pelo Mapa, ainda que em outra situação. Tal ausência de justificativa aparece, em especial, porque tal outra situação se refere a uma prática de lazer dentre inúmeras outras e, assim, de importância menor se comparada à produção de alimentos”, diz o parecer.

De acordo com a Cebea/CFMV, a queda violenta ocasionada durante a vaquejada pode resultar em contusões na musculatura do animal e lesões aos órgãos internos.

A Comissão ressalta ainda que, por ser um animal de pastoreio, presa frequente de carnívoros na natureza, o sentido dos bovinos foi desenvolvido para rápida percepção de fuga e predadores, sendo esse o comportamento da espécie quando diante de riscos.

“O impedimento de fuga de uma ameaça exacerba reações límbicas de ansiedade, medo e desespero. Ainda que o sofrimento físico pudesse ser evitado, a exposição de um animal a uma situação tida por toda a história evolutiva de sua espécie, como a mais grave ameaça à vida, negando ao indivíduo a possibilidade de fuga e acumulando o desconforto visual e auditivo, confirma o sofrimento emocional a que os bovinos são expostos em uma vaquejada”, afirma o parecer.

Assessoria de Comunicação do CFMV

8 comentários :

  1. Sheila tô pasma!!Ainda essa gente tem dúvida??Que época estamos vivendo??Pelo amor de Deus, isso é coisa de gente ignorante, do mal! Como ter prazer em ver um animal indefeso sofrer??Covardia!!Será que se fosse ao contrário eles iriam gostar??Respeitem a vida dos animais da natureza, dependemos totalmente dela, sem ela não viveremos neste planeta!!Temos o dever como seres humanos de cuidar com todo amor e respeito a criação de Deus! Está em nossas mãos. O mundo já está cruel demais. O que vamos passar para as futuras gerações?? Violências de todo tipo?? Fica aqui o meu apelo. Marta

    ResponderExcluir
  2. Só por esse ato do Bolsonaro, já ñ tem meu apoio, caso venha ser presidente

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro já perdeu pra qq coisa que se candidate! Não iremos esquecer!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, votem em todas as pesquisas, são muitas, e precisamos ganhar todas!


    Os deputados estão apresentando varios projetos de lei e PECs para legalizar VAQUEJADA, RODEIO, e, na sequência, RINHAS DE CÃES E GALOS e todo tipo de abuso e crueldade contra os animais!


    Querem MUDAR A CONSTITUIÇÃO!


    Esses parlamentares grostescos querem instituir a barbarie e as trevas no Brasil!

    Votem CONTRA a PEC 50/2016:

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria…

    E votem também CONTRA os 3 PLs que estão em tramitação:

    PLC 24/2016 -
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria…
    PLS 377/2016 -
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria…
    PLS 378/2016 -
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria…
    Votando CONTRA pessoal, nós q defendemos e amamos os animais seguiremos na luta, CONTRA RODEIOS e VAQUEJADAS e demais CRUELDADES COM OS ANIMAIS !!! http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125802

    https://vista-se.com.br/duas-pecs-comecam-a-tramitar-no-congresso-nacional-para-tornar-a-vaquejada-patrimonio/

    *Responda a enquete acessando: http://vottus.com/enquete/para-voce-vaquejada-e-patrimonio-cultural-ou-tortura-de-animais/

    http://vottus.com/enquete/para-voce-o-rodeio-deve-ser-proibido-assim-como-vaquejada/

    ResponderExcluir
  5. https://m.facebook.com/projetososfelinos/photos/a.1471657256428480.1073741825.1471657226428483/1749137918680411/?type=3

    Sheila, vc viu essa afronta?
    Dia Nacional do Rodeio no dia 04 de Outubro?? Definido em Audiência Pública???? Não vi divulgação dela...
    vamos saber que o 04 de outubro tb virou Dia da Vaquejada?? E o que mais??
    Tô revoltada!!!
    :( :( :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina de Deus!!!!! que abuso..... liguei para agencia de notícias da câmara e eles falaram que não tinham conhecimento disto. Fiquei de ligar amanhã para confirmar...... que horror!!!!!!!

      Excluir
  6. uns consegui votar ou comentar outros ñ.

    ResponderExcluir
  7. O absurdo é navegar pela internet e descobrir que há um número enorme de idiotas, a maioria jovens que não fazem ideia do que é viver numa ditadura, apoiando Bolsonaro para presidente!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porem, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.