16/05/2016

Papa critica os que sentem compaixão por animais e indiferença pelo vizinho

Gente, estou arrasada!!!!!! levava a maior fé no Papa Francisco por estar sendo um dos poucos papas que fala dos animais. Mas, olha o que diz a matéria!!!!! o eterno especismo e antropocentrismo.... Que decepção!!!!!!  Se bem que em outras reportagens, a coisa fica mais amena. Olha só nesta: Quantos amam cachorros, mas ignoram os vizinhos? De qualquer maneira, talvez até mesmo por não conhecer o infernário que vivemos, ele ache que a coisa é assim.... Enfim...
-------------------------------
O papa Francisco lamentou que algumas pessoas sintam compaixão pelos animais, mas depois mostrem indiferença perante as dificuldades de um vizinho, em uma reflexão sobre o conceito de piedade, durante audiência na Praça de São Pedro.
Francisco falava perante dezenas de milhares de pessoas, debaixo de chuva, naquilo a que se chama uma audiência jubilar, cerimônia que se realiza um sábado por mês, e alertou que não se deve
confundir a piedade com a comiseração hipócrita.

O papa disse que é preciso “não confundir a piedade com a comiseração, que consiste apenas em uma emoção superficial, que não se preocupa com o outro”, afirmou.

E perguntou: “Quantas vezes vemos pessoas que cuidam de gatos e cães e depois deixam sem ajuda o vizinho que passa fome?”

“Não se pode confundir com a compaixão pelos animais, que exagera no interesse para com eles, enquanto fica indiferente perante o sofrimento do próximo”, acrescentou.

O papa explicou aos fiéis que, para Jesus, sentir piedade é “compartilhar a tristeza de quem se encontra, mas, ao mesmo tempo, agir na primeira pessoa para transformá-la em alegria”.

Francisco apelou ao cultivo da piedade, “sacudindo de cima [de si próprios] a indiferença” que impede cada um de reconhecer o sofrimento dos outros e libertando-se da “escravatura do bem-estar material”.

Fonte: EBC Brasil
------------
Eu mandei meu recado. quem quiser:
Director Responsável: GIOVANNI MARIA VIAN 
Tipografia Vaticana - Editrice "L'Osservatore Romano" 
00120 Cidade do Vaticano
ornet@ossrom.va 

53 comentários:

  1. eu tenho absoluta certeza de tem piedade pelo os animais tbm tem mais pelo pelas pessoas carentes!!!
    Hipocrisia é de quem só fala em piedade e nada faz, nem pelos animais nem pelas pessoas!!!
    Existe mais necessidade nos animais do nas pessoas...As pessoas sabem se defenderem e os animais esperam e depende unicamente dos pessoas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema é q. nem podemos falar quantos animais temos pois os vizinhos nos denunciam.

      Excluir
  2. Pronto. Tava demorando. Quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Esse papinho mimimi a gente tem de escutar toda hora. Agora vem o papa? Credo! Pelo jeito, ele é daqueles que fala conforme a "audiência", sem qualquer coerência. Eu não tenho religião, não gosto de nenhuma!!! Justamente por causa disso: todo mundo pensa que quem tem religião é "bom", mas na verdade isso não tem nada a ver. Então, como eu sou uma pessoa boa, não tenho religião!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc,fui muitos anos católica hj não sigo nenhuma,prefiro ser assim e tentar fazer o bem do que seguir r ser hipócrita

      Excluir
  3. Mais um...apenas mais um. Não é necessário desmerecer uma causa para defender outra, ele poderia ter pregado o amor ao próximo sem desmerecer o amor aos inocentes. Todo protetor sabe que está onde está por um chamado além de sua vontade ou entendimento, protegemos os inocentes por uma chamado divino!
    Seria muito mais fácil ignorar e usar seus recursos consigo msm, mas qual protetor consegue ignorar a dor de um animal indefeso?
    Agr esse desserviço do papa só irá fortalecer o bom e velho espírito cristão: O homem acima de tudo, os animais seus escravos...

    ResponderExcluir
  4. Siceramente, eu não entendi dessa forma. Eu acredito que o Papa se referisse ao amor universal. Ter compaixão pelo animal bem como pelo humano necessitado. Eu tenho muitos animais resgatados mas não deixo de ajudar pessoas. Compartilho o que tenho, não importa a especie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem ! Realmente há -e eu conheço de perto - pessoas que tratam seus animais (adoro !) como se fossem filhos, exageram nos mimos, gastam muito dinheiro até com supérfluos que os bichos nem precisam e são incapazes de doar o mínimo para os seres humanos. Não notei nenhuma palavra do Francisco recriminando nosso carinho com os animais. E não sou adepta a nenhuma religião. Sou justa !

      Excluir
    2. Assim como há pessoas que tratam outras pessoas com exagero de mimos, gastam muito dinheiro, principalmente quando sãoos seus filhos, e não estão nem ai para o vizinho, enchem os filhos e a sí com supérfluos, com carros, Iphones, tablets, roupas e carros de luxo, são capazes de usar casacos de peles e chutar animais na rua, deixá-los presos em correntes, estuprá-los por zoofilia.. enfim, gente ruim, há os de toda espécie. O Papa deu bola fora, pois o correto seria não exemplificar. Por isso não é São Francisco, ele apenas usa o nome do santo.

      Excluir
  5. Eu não entendi dessa forma. Acredito que o papa esteja falando do amor universal. Fazer o bem não importa a quem. Eu tenho muitos animais resgatados mas ajudo pessoas necessitadas. Infelizmente não tenho condições de trazer crianças ou idosos aqui para casa. Eu sinceramente fico triste ao ver um pessoa fazer um super festa de niver para o cachorro e não doar nada para uma instituição. Medico sem fronteiras, AACD, APAE, qq que seja. Se as pessoas distribuissem melhor seu amor e seu dinheiro estariamos num mundo bem mais feliz!

    ResponderExcluir
  6. Essa comparação é absurda! Os animais são inteiramente dependentes de nós e isso por que nós o fizemos assim, e ainda nos beneficiam de inúmeras formas. Já as relações entre humanos é bastante complicada, a medida que as pessoas procriam demasiadamente, principalmente quando não tem as mínimas condições de alimentar e educar seus filhos. Ou pensam que outros tem obrigação de sustenta-los sem que estes trabalhem. Se assumimos que o ser humano é o único racional então este tem responsabilidades: evitar filhos quando sem condições de sustenta-los e trabalhar para sua subsistência, não depender exclusivamente da boa vontade alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU COM VOCÊ,OS ANIMAIS NÃO SABEM FALAR,NÓS É QUE TEMOS QUE INTERPRETAR ELES PELO OLHAR,OS HUMANOS FALAM,E QUANDO NÓS OS AJUDAMOS AINDA FICAM FALANDO QUE PODERÍAMOS TER AJUDADO MAIS.EU AJUDO OS ANIMAIS E PONTO FINAL.NÃO ACREDITO QUE O PAPA FALA COM DEUS.PORQUE SE FALASSE NÃO DIRIA ISSO QUE DISSE.

      Excluir
  7. Podem me esculachar, mas eu nunca acreditei nessa papa. Demagógico, demorou muito pra falar alguma coisa a favor dos animais. E mesmo assim, foi uma frase ou outra. Falar lá em cima na sacada do Vaticano todo paramentado de ouro é muito fácil. É que nem o Chico Buarque falar a favor dos pobres de sua cobertura no Leblon. Quero ver ele, o papa, descer, ir na favela ajudar pessoas carentes, enfiar o pezinho na lama, tirar noias da rua e do vício e, claro, resgatar animais, de preferência bem bravos. Ah seu papa, me poupe de seu mimimi. Eu vou continuar preferindo ajudar os animais, até porque, antes de ser protetora, ajudei muitos humanos, e... cansei da ingratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enedina estou contigo e não abro é isso mesmo, os animais são gratos a quem os ajuda, e o ser humano é ingrato por natureza.

      Excluir
  8. Amor é amor!Se eu tenho compaixão por um animal também tenho por um semelhante.Por que eu deveria apenas amar e me comover somente pela dor de um animal?Quer dizer que temos que ter apenas compaixão pelos animais e ignorar uma pessoa que está sofrendo?Sinceramente,acho muito mimimi,o Papa não disse nada contra aos animais,ele defende o amor universal,o amor a todos os seres vivos.Devemos ter amor e respeito a todos os seres vivos,desde a árvore que tem no seu quintal até o enfermo que você não conhece mas que mora do outro lado da sua rua.De longe esse é o Papa mais carismático,sensato e amoroso que já tivemos.Não vamos confundir as coisas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo !
      O papa vai diretamente aos pobres, sim. É o papa mais moderno e simples. E deturparam a fala dele.

      Excluir
    2. Me desculpe anonimo. Eu não sou contra o Papa pessoa, não o conheço, parece ser uma boa alma. Entretanto, tenho reservas quanto ao Vaticano, que é uma pequena cidade dentro da Italia, e rica! A Igreja como instituição envolve dinheiro, muito dinheiro. E acredito que chegar ao sumo cargo do Vaticano, pode envolver aceitar e compactuar com muita coisa, e muitas delas, nada santas..

      Excluir
    3. SEMPRE GOSTEI DE POSTAR MEU NOME EM TUDO QUE DIGO,E NÃO SEI O PORQUE VOCÊ ESTÁ FALANDO DO PAPA COM O CODINOME "ANÔNIMO" CADA UM PENSA COMO QUISER E INTERPRETA DA MANEIRA QUE QUISER,SE VOCÊ LER A MATÉRIA DO PAPA EM 2013 VOCÊ NÃO DIZ QUE ESSE É O MESMO PAPA.OS ANIMAIS NÃO FALAM OS HUMANOS FALAM É ISSO QUE EU PENSO ELES PODEM ABRIR A BOCA E PEDIR E OS ANIMAIS NÃO.

      Excluir
  9. Esse Papa não tá nem aí pros bichos. Tudo bem, mas com esse nome, podia fazer uma cena, pelo menos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ele devia saber mais sobre proteção animal, enquanto existe várias instituições para ajudar humanos, os animais vivem nas ruas abandonados e mesmo em casas sofrendo maus tratos e não tem nenhuma instituição no país que se importem com eles, os protetores e pessoas de bom coração por amor e compaixão que se rebentam financeiramente e psicologicamente para ajudá-los, penso como Brigitte Bardot que disse:Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças, idosos ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender!

    ResponderExcluir
  12. pisou na bola, pode até não ter tido a intenção de dizer o que entendemos mas agora ja disse, muito feio...

    ResponderExcluir
  13. O AMOR UNIVERSAL é aquele q nos faz viver como verdadeiros irmãos. viver em harmonia c seus semelhantes e os animais!!
    TODAS as coisas da criação são FILHOS do PAI e IRMÃO do HOMEM...
    Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitados de ajuda. TODA criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida!!!
    São Francisco de Assis!
    ESTE É O AMOR UNIVERSAL SER CAPAZ DE ACOLHER A TODOS INDEPENDENTE DA ESPÉCIE!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ai que lindo, eles que olhem mais pelos vizinhos doando e leiloando as riquezas do Vaticano, ouros adquiridos a custa de escravização e domínio podre da igreja, começem por eles olhando pelos "vizinhos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!! curti mil vezes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Mauricio Sakeus Paiva16/05/2016 16:59

      É isso aí!

      Excluir
    3. Parabéns por esse comentário tapou a boca de todos os que estão defendendo o papa e os padres e o restante,Vivas os animais.

      Excluir
  15. o papa e q tem demostrado ser falso.no inicio q ele entrou se figiu de bonzinho, pra q todos os tivessesm confianca. nos estamos fazendo acoes do bem, em ter compaixao aos animais e ele q so critica e nao ajuda nem os animais e nem os vizinhos.porque ele humano mora no meio dos ouros e das pratas nao da tudo q tem e ajuda entao.ele nao ta refletindo onde jesus cristo de nazareno nasceu no meio dos animais com humildade coisa q ele nao é.cada um ajuda a quem quizer,eu ajudo os animais e ele entao ajuda os vizinhos e assunto resolvido.ao invez de criticar quem faz o bem.falar é mole ajudar é q são elas.

    ResponderExcluir
  16. É uma questão de foco. Eu tenho mais amor pelos animais do que pelas pessoas. Por quê? Pergunta-me você... ora, é simples raciocínio: A piedade e o amor que as pessoas reclamam nem sempre são necessidades, mas, adulações. E ainda, as pessoas podem se comunicar por palavras, gestos, protestos e tudo o mais. Já os animais, dependem apenas de dar-lhes atenção. Nada mais podem fazer.

    ResponderExcluir
  17. Eu prefiro ajudar um animal do que um ser humano. Animal não tem quem como se defender. Humanos tem. O animal mesmo maltratado ainda te lambe e te quer bem. Um humano não vale nada. Só sabem proliferar. Com tanto recurso hoje em dia e só sabem colocar mais filhos no mundo. Por que eu iria ajudar um humano? Eles nem são gratos quando são ajudados. Animais sim, sabem ser gratos a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  18. Desculpem, mas me decepcionei com o papa... Ele mostrou que é apenas um... político. Fez o mesmo discurso que vários padres e bispos protestantes estão cansados de alardear por aí, o homem sendo o centro de tudo. Não precisava misturar alhos com bugalhos. Os animais já são muito prejudicados para vir um formador de opinião colocar erroneamente o público contra os bichinhos e quem os ajuda. O problema não é o animal. É o ser humano que anda indiferente a dor alheia e,na maioria das vezes, não ajuda ninguém. Ele não precisava ter falado uma coisa dessas, criando um elo desnecessário. Seria mais útil que fiscalizasse as festas da igreja católica pelo mundo a fora, onde acontecem barbaridades como toro de la Vega, churrascos de gato, arremesso de pássaros do alto de torres e por aí vai!

    ResponderExcluir
  19. nada surpreende vindo dos reptilianos

    ResponderExcluir
  20. Acho que entendo o que o Papa quis dizer... muitas pessoas sentem somente compaixão pelos animais. E confesso que às vezes sinto isso. E tenho que me esforçar para sentir compaixão pelo ser humano. E paro e penso: foi pelos seres humanos que Cristo morreu na Cruz!!! Está muito difícil de sentir compaixão pelas pessoas, não é verdade? Vemos tanta maldade, tantas notícias horríveis... Talvez o Papa queira nos lembrar que devemos "estender" nossa compaixão a todos, por menos merecedores que sejam, sei lá. Tenho 11 cães e 1 gatinho. Amo animais, sou vegetariana. E católica.

    ResponderExcluir
  21. Gente, convenhamos... Muita protetor diz: amo animais MUITO mais do que gente, não é verdade??? O Papa não está tão errado assim? Talvez devamos ouvir com um pouquinho mais de atenção!!! Devemos, sim, ajudar todos os animais!! E todas as pessoas também!!! :) Isso,sim, é fraternidade e caridade!

    ResponderExcluir
  22. Prefiro os cães e os gatos, aos vizinhos ' fdps' que envenenam os animais ...Se puder evitar é ótimo! Acredito que Deus gosta mais das pessoas sinceras do que da hipocrisia.

    ResponderExcluir
  23. Mauricio Sakeus Paiva16/05/2016 16:58

    E o que ele diz de pessoas que se dizem religiosas e caridosas, mas maltratam e desprezam animas, que tb são criaturas de Deus?

    ResponderExcluir
  24. Erraríamos muito menos se ouvíssemos a voz de nossa consciência ao invés de sermões que nem sempre se coadunam com nossa religiosidade nata de compaixão a TODOS os seres.Todo ser que sofre merece ser atendido, não importa seja humano ou animal, a dor é a mesma, a súplica é a mesma e ninguém precisa ensinar como se faz isso e a quem atender primeiro. O primeiro da fila é quem primeiro sofre, este é o PRÓXIMO, religião é isso.

    ResponderExcluir
  25. Desculpa Srº papa, mas eu ainda prefiro ajudar os animais. Infelizmente são poucos os ditos humanos que valem a pena sevestender as mãos.!!

    ResponderExcluir
  26. O papa Francisco deveria dar exemplo!!! Começando com a distribuição do ouro do Vaticano para os pobres. O ouro que está lá é fruto do sangue, suor dos índios e escravos do passado. TENHO certeza que o ouro do Vaticano pode ajudar muitas pessoas famintas pelo mundo....O que o PAPA está esperando?????

    ResponderExcluir
  27. Amo animais.Tenho muito medo de gente.

    ResponderExcluir
  28. Pensando bem, ele não está errado não, porque eu gosto muitoooooooooooooooooooo mais de bicho que de gente.

    Se tiver que ajudar um cachorro faminto na rua ou um ser humano vou ajudar o cachorro que não sabe pedir e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha falou tudo Mari! sempre gosto de tuas respostas - É pá-pum, sem meio termo, sem enrolação. Eu também gosto muito mais de bicho do que gente... bjs

      Excluir
    2. É isso aí Áurea .
      Deixar o bichinho com fome ??? o marmanjão sabe pedir.
      bjssssss

      Excluir
  29. Permita-me Shaza, parafráse-la pois reflete como sinto-me na alma : Amo animais e teria menos receio se ser colocada dentro de uma cela com animais, do que com pessoas. Já estive dentro de um canil com cerca de 100 cães, sem comida, e nenhum deles me machucou apesar de seus poderosos dentes e fome. Não sei o que aconteceria se fosse colocada dentro de uma cela com humanos. Se fossem homens, provávelmente seria estuprada, se fossem mulheres, ia acabar apanhando. O problema no planeta sempre foi e será - Humano x dinheiro. Isso é o que o papa precisa enfatizar.

    ResponderExcluir
  30. Foi por causa da igreja católica, que promoveu a inquisição, e responsável pela morte de dois terços a humanidade. A perseguição aos que não eram católicos, e também perseguiram os gatos que com sua diminuição e aumentou as plagas. Quem não gosta de animais, também não gosta de gente. No final tudo tem um perfeito sentido, a manipulação de pessoas e ganho de dinheiro, maior parte que vem da politica. Um animal, ante a morte atinge a iluminação, que um papa nunca atingiu.

    ResponderExcluir
  31. Não é a toa, que os mais perversos sentam mais próximos dos padres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu sou muito boazinha, porque nem a igreja eu vou, quanto mais sentar perto de padre.

      Excluir
  32. Não sou cristã,mas acho que vcs entenderam a mensagem do papa de forma errada.......ele está combatendo os extremismos do tipo amo animais mas odeio pessoas.Como assim,os próprios animais nos dão sempre lições de amor e afeto e não aprendemos nada?Se vermos um animal ferido,devemos socorrê-lo,se vermos um ser humano ferido,devemos ajudá-lo tb.S e encontrarmos um animal com fome devemos alimentá-lo ,se isso acontecer com um humano devemos lhe oferecer um prato de comida....é por aí.

    ResponderExcluir
  33. As pessoas dizem não confiar em humanos e blá ,blá,blá,mas esquecem da quantidade de humanos que valem a pena,são íntegros,solidários,amorosos.Senão,o que estaríamos fazendo aqui nas páginas de proteção por ex????Não somo todos humanos ruins,péssimos???

    ResponderExcluir
  34. Faço minhas as suas palavras. Mas não tô arrasada não. Cada cabeça uma sentença. Eu penso assim: DEUS CRIOU PESSOAS QUE PROTEGEM PESSOAS E PESSOAS QUE PROTEGEM ANIMAIS PORQUE ELE SABE QUE TUDO TEM QUE TER SEU EQUILÍBRIO. DEUS SABE DE TUDO!
    Então não tô nem aí para que os outros pensam. Penso que Deus sabe porque sou assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. ele diz isso porque nao tem os vizinhos q tenho

    ResponderExcluir
  36. Acho que foi bem mal colocada a mensagem do Papa. Ele não criticou quem cuida de bicho, e sim quem enaltece a criação de animal doméstico, (que se não fosse pela vaidade humana, seria selvagem) e não tem o mínimo de misericórdia e compaixão por outro ser humano qualquer. Lembrando que o Papa "escolheu" o nome Francisco em referência à Francisco de Assis, protetor dos animais, defensor da Liberdade, abriu mão da riqueza e do conforto pessoal para dedicar-se aos à caridade a humanos e animais. "Todos os seres são iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final."
    São Francisco de Assis

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪