31/03/2016

Mais de 40 cães são retirados de casa após determinação da Justiça em MG

A situação é triste, né mesmo? temos que ajudar sempre...
--------------------------
Mais de 40 cães foram retirados de uma casa em Guaxupé (MG) nesta terça-feira (29) após uma determinação da Justiça. Os animais foram levados da residência de uma servidora pública no bairro Parque dos Municípios, onde eram abrigados, para diferentes casas e chácaras no município. 

A ação teve o apoio da Associação Amiga dos Animais (AMA). No entanto, quase 30 cães ainda estão no imóvel e devem ser levados para um canil improvisado pela prefeitura nesta quarta-feira (30).

Segundo a presidente da ONG, Elaine Calicchio, a Justiça intimou, no último dia 21, a Prefeitura Municipal para que os animais fossem retirados do local. A decisão foi do juiz João Batista Mendes
Filho, alegando que a casa em que os bichos estavam não possui condições sanitárias necessárias para abriga-los.

Caso não retire os cães nesta quarta-feira, a prefeitura pode ser multada em valores que vão de R$ 250 a R$ 15 mil. Conforme consta na decisão judicial que intima a prefeitura, o local é inadequado. “Não é realmente admissível, em princípio, que a primeira mantenha em uma casa situada na zona urbana desta cidade, que, ao que parece, não possui a estrutura adequada para tanto”.

A servidora pública mantém eles em casa para protegê-los. Ela faz isso há anos, desde que foi pegando da rua, cuidando de cães atropelados, machucados, mas não tem estrutura para mantê-los"
Elaine Calicchio
presidente Ong AMA

O fato foi comprovado pela ONG. “A servidora pública mantém eles em casa para protegê-los. Ela faz isso há anos, desde que foi pegando da rua, cuidando de cães atropelados, machucados, mas não tem estrutura para mantê-los. Os cães ficam divididos de acordo com a afinidade deles, nos cômodos, mas só tem uma casa na casa. Eles ficam pela sala, quartos e até na cozinha. O cheiro é bem forte e tudo começou a partir de uma denúncia de um vizinho”, relatou.

Por causa disso, parte dos cães foram levados para casas de amigos, chácaras, entre outros. A ONG tenta, contudo, alugar algum imóvel para abriga-los. “Nós estamos procurando uma chácara para poder levar os cães, mas ainda não conseguimos, por isso veio a ideia de dividí-los em várias casas e imóveis até que possamos encontrar uma solução”.

Ainda segundo a ONG, o município possui um canil provisório, construído no terreno do Presídio de Guaxupé, mas o local é pequeno. “Eles tem apenas quatro baias, onde não cabem todos os animais. Nem todas têm cobertura e não é adequado para moradia dos cães. Eles podem brigar entre si, acabar se matando. Não é o ideal. Queremos evitar que eles sejam levados para lá”, completou Elaine.

Vale lembrar que, em agosto de 2014, a Justiça já tinha dado à prefeitura da cidade um prazo de 30 dias para que os cães fossem retirados do imóvel. Por causa do descumprimento, a administração foi intimada novamente.
A prefeitura foi procurada pelo G1 para comentar o caso, mas até esta publicação, não havia retornado. A dona dos cães também foi procurada, mas também não retornou o contato.

Fonte: G1 - 30/03/16

4 comentários:

  1. Acredito que esta senhora seja uma boa alma, que deve ser ajudada, juntamente com os cães que salvou do abandono!E os vizinhos acredito ser aqueles que nunca salvaram uma única vida, não se incomodando com o que aconteça com os cães, desde sumam dali.....num olhar de Deus e de justiça: Quem está seguindo Jesus?Faço votos que a ong consiga acomodá-los sem depender desse tal canil, que tem menos condições aop que parece de recebê-los do que a casa em que estavam.....

    ResponderExcluir
  2. Casos a acumulação , são responsabilidade da Sec. de Saúde do Município que deveria monitorar e prestar ajuda castrando e promovendo adoção dos animais.

    ResponderExcluir
  3. Cristina Calixto31/03/2016 15:15

    Se as pessoas não abandonassem e as prefeituras ajudassem com as castrações e multas pelo abandona, com punições mais rigorosas e educação desde jovens, nada disso estaria acontecendo. Pessoas não seriam rotuladas de "acumuladoras", até porque não são, mas não querem deixar nenhum animal sem socorro.

    ResponderExcluir
  4. Nosso governo não faz nada de útil, nem pelas pessoas e nem pelos animais, pois se fizesse essa pobre senhora, cidadã pagante de impostos, não teria que abrigar tantos animais por conta própria.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪