29/03/2016

INPA abre inscrições para 3º Simpósio de Experimentação Animal - Manaus - AM

Caramba, será impressão ou foi proposital fazer tão longe o Simpósio deste ano. Será que não temos protetores na área para se fazer presente e protestar pelo fim do uso de animais em pesquisas?
------------------------
O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Auditório do Bosque da Ciência. As inscrições devem ser feitas somente pela internet. Confira a programação e os valores aqui .

Estão abertas as inscrições para o 3º Simpósio de Experimentação Animal do Amazonas. São 150 vagas destinadas a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de Ciência de
Animais de Laboratório.

O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), localizado na Avenida André Araújo, Petrópolis. As inscrições devem ser realizadas via internet. As vagas são limitadas e as taxas de inscrição, diferenciada conforme o público e período, podem ser conferidas na página.

O Simpósio é fruto de uma parceria entre o Inpa, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz/AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o tema “Modelo animal como ferramenta para o desenvolvimento científico”, o simpósio visa mostrar a relevância do uso de animais em laboratórios. Eles são considerados verdadeiros reagentes biológicos.

Para um dos integrantes do Comitê Organizador, o tecnologista do Inpa, Leonardo Brandão Matos, nos últimos 30 anos houve um avanço significativo nessa área, mas ainda é preciso que os especialistas sejam capacitados continuamente.

“Apesar desse progresso, são necessários treinamentos constantes de profissionais de nível superior na especialidade Animais de Laboratório, bem como a capacitação de técnicos que desenvolvem suas atividades nos biotérios de criação e experimentação”, diz Matos.

Na programação constam palestras como a “Utilização de diferentes modelos experimentais em Biologia da Reprodução”, com o diretor do Inpa, o pesquisador Dr. Luiz Renato de França; Métodos alternativos, com o coordenador do Centro Brasileiro para a Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM), Dr. Octavio Augusto França Presgrave; e Criopreservação de embriões, com a professora da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Dra. Alina Ozório de Oliveira.

O Simpósio busca ainda promover intercâmbio entre especialistas reconhecidos e alunos, transferir conhecimentos de profissionais que já atuam no setor e criar um espaço permanente de debate e reflexão. Também pretende estimular as instituições de pesquisas e ensino superior a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa de acordo com a legislação nacional vigente.

Relevância Científica
Na maioria dos países, a produção e padronização dos animais de laboratório utilizados em pesquisa estão em aperfeiçoamento e converge para a aquisição de modelos genéticos altamente específicos, segundo Leonardo Matos.

As técnicas atuais de engenharia genética e de biologia molecular abriram muitos caminhos para a criação e produção desses animais. “Podemos observar um desenvolvimento vertiginoso nas áreas de transplantes de órgãos e tecidos, produção de derivados biológicos e do controle das doenças hereditárias”, destaca Matos.

Conforme o tecnologista, a evolução da C&T alerta para a necessidade urgente da implantação de um sistema moderno e ágil, que permita a troca eficiente entre os avanços das pesquisas, incluindo a tendência atual da criação de métodos alternativos que venham a minorar a aplicação e o uso tradicional dos animais de laboratório.

Confira a programação e os valores aqui.

FONTE: inpa

Um comentário:

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪