09/01/2016

5 passos para ajudar quem precisa em 2016

Estou publicando esta matéria porque fiquei encantada por ver que ser voluntário na proteção animal está junto com o voluntariado de qualquer outro segmento. Vocês não tem idéia do quanto isto é um avanço porque antes da internet nos dar voz, nem podíamos dizer que cuidávamos dos animais porque vinha logo aquela cobrança nojenta: larga os bichos e vai cuidar de gente..... Chego arrepiar quando lembro disto. Particularmente, nunca ninguém se atreveu a me dizer isto, mas, vi centenas de casos.....
------------------------
Como se fazer o bem ao próximo já não bastasse, foi comprovado: fazer trabalho voluntário faz bem para a saúde.

Doar o seu tempo, seus conhecimentos e até mesmo o seu carinho para quem mais precisa é algo extraordinário.

Talvez você já tenha pensado em começar muitas vezes, mas nunca soube como. Para te ajudar
nessa missão, criamos um mini "guia" que vai facilitar a sua escolha:

Compromisso
Antes de começar, é preciso ter em mente que para fazer voluntariado basta boa vontade, disposição e responsabilidade. Isso mesmo, é preciso tornar isso um compromisso.

A rotina é corrida, a gente sabe, mas com um pouco de programação você com certeza consegue arrumar um tempinho para isso.

Identificação
Escolha uma causa que você acredita. Trabalhar em prol de algo que você se identifica e tem interesse, torna o trabalho ainda mais prazeroso.

Ama cultura? Escolha ONG's que trabalham nesse ramo. É apaixonada por animais? Várias instituições cuidam de bichinhos e do meio ambiente.

Tem afinidade com crianças? Pode ajudar com educação, saúde, moradia, assistência social, defesa de direitos... As prossibilidades são infinitas!

Pesquise
Além dos sites próprios de cada ONG, sites como o ONGs Brasil e o Busca Voluntária contam com o cadastro de milhares de instituições ao redor do país.

Nele, você ainda pode buscar por localização, finalidade, tipos e atividades. Sem dúvida você encontrará alguma causa nobre para ajudar bem aí na sua cidade.

Busque companhia
Fale com amigos que são voluntários! Eles poderão te explicar melhor como funciona e além disso, ter uma companhia conhecida pode dar o empurrãozinho que você estava precisando para começar.

Doe-se
Caso você não consiga de jeito nenhum (para isso é preciso ao menos tentar, ok?) encaixar o trabalho voluntário à sua rotina, pesquise por instituições que recebem doações.

Um valor singelo para você fará toda a diferença para quem necessita, acredite!

Aproveite o começo do ano para se organizar e prepare-se para receber muitos sorrisos como forma de agradecimento.

FONTE: exame

6 comentários:

  1. Uma vez perguntei para uma pessoa que fazia caridade regularmente para pessoas "de rua", ela era de um lar espírita, porque as pessoas que ajudavam animais eram tão criticadas pelos outros.

    Ela disse mais ou menos assim: "Só os que não praticam caridade é que criticam. Quem faz caridade não tem tempo para criticar e nem tem motivos para criticar. Quem pratica caridade conhece o valor de quem se doa para ajudar os outros, mesmo que sejam animais, sabe que são pessoas com bondade no coração. Quem critica é por que nunca experimentou a sensação que o exercício da caridade nos proporciona."

    ResponderExcluir
  2. Não adianta fazer caridade só porque almeja ir para um paraíso ou teme ir para o inferno, é preciso fazer por amor, pela vontade de ajudar, por acreditar que está fazendo o melhor a quem necessita e também a si mesmo. Também não vale ficar se vangloriando depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim só o ato de fazer a caridade está valendo se é por interesse ou não realmente não me importo, antes uma caridade por interesse do que uma maldade. Vão ter que ser acertar com Deus......pois no fim tudo é entre você e Deus! Em alguns casos até se vangloriar é bem vindo, pois muitas pessoas acabam seguindo os exemplos. Bill Gates doou metade do seus bens e conseguiu outros tantos seguidores!!!!! Fica a dica!

      Excluir
    2. Por mim só o ato de fazer a caridade está valendo se é por interesse ou não realmente não me importo, antes uma caridade por interesse do que uma maldade. Vão ter que ser acertar com Deus......pois no fim tudo é entre você e Deus! Em alguns casos até se vangloriar é bem vindo, pois muitas pessoas acabam seguindo os exemplos. Bill Gates doou metade do seus bens e conseguiu outros tantos seguidores!!!!! Fica a dica!

      Excluir
  3. Jorge Romano12/01/2016 20:01

    Ótima cartilha. Os humanos ainda tem dificuldade em se doar. Nisso os animais nos mostram um comportamento exemplar. Qualquer ato desprendido, por menor que possa parecer, é sempre uma doação. Cada um tem o seu apelo e se identifica melhor com uma causa ou outra. Se todos só cuidassem de crianças, como ficariam as outras criaturas. E concordo, quem critica é quem geralmente nada faz.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪