23/11/2015

Queimadas e desmatamento causam riscos a animais em Santarém, PA

Parece que com as chuvas durante o final de semana o fogo diminuiu.... que tristeza, meu Deus!!!!! nossos bichos morrendo por lama, caçados, comidos, queimados..... tudo por obra humana.....
------------------------
Casos preocupam zoológico, que recebe chamados com frequência.
Maior parte das espécies afetadas está na lista dos ameaçados de extinção.

O tempo seco a ação do homem tem favorecido o alastramento de incêndios em vários bairros e comunidades rurais de Santarém, no oeste do Pará. As queimadas e o desmatamento ilegal têm se tornado ameaça aos animais silvestres, que na tentativa de escapar, acabam morrendo.

Na lista de animais encontrados nas queimadas
está o bicho preguiça, jaguatiricas, lobinho, tamanduá, preguiças e macacos. Há ainda animais de pequeno porte, como roedores, cobras, lagartos, que não podem ser mais encontrados, pois acabam sendo queimados. A maior parte das espécies afetadas está na lista dos ameaçados de extinção.

O problema tem preocupados equipes do zoológico da cidade, que recebe chamados diariamente para resgatar animais em situação de risco. O biólogo Sidcley Matos afirma que as queimadas descontroladas têm causado sérios danos à biodiversidade. “As pessoas estão desmatando, fazendo aqueles aceiros para queimar e esses animais ficam sem área. Na verdade, a consequência maior já foi o desmatamento”.

Ainda segundo Matos, a maioria dos animais encontrados apresentam casos graves, com traumas, queimaduras. Muitos são encontrados mortos. Matos afirma ainda que esses problemas poderiam ser minimizados, caso as normas ambientais fossem cumpridas. Ele conta que as áreas do setor imobiliário estão sendo desmatadas sem acompanhamento de profissionais especializados, como biólogos e médicos veterinários.

Animais resgatados
Dois animais, um lobinho e um gato-mourisco foram encontrados mortos pela equipe do zoológico, em uma área ao longo da Rodovia Fernando Guilhon. Uma jaguatirica, encontrada em uma área na Rodovia Curuá-Una, próxima ao bairro Jaderlândia foi resgatada com vida. Todos foram afetados por incêndio.

FONTE: G1

Um comentário:

  1. Jorge Romano24/11/2015 21:34

    A coisa tá muito triste. Fiquei comovido com os atentados em Paris, mas os nossos estão sendo sistematicamente maiores e merecem o mesmo destaque e alerta para dias piores. Enchentes, queimadas, morte do Rio Doce, contaminação de berçarios de animais em extinção. E a coisa não para, é todo dia noticia ruim e o Brasil se acabando em desmatamento e todo tipo de agressão à natureza. Animais no RJ invadindo ruas e sendo atacados por outros animais e aves num completo descontrole do eco-sistema. A natureza deixou de reagir, agora se vinga.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪