26/11/2015

Cães são capazes de detectar pessoas deprimidas ou de luto

Isto eu posso testemunhar....Meus bichos são muito agarrados comigo a ponto de 7 gatas e 4 cachorros ficarem o tempo todo comigo dentro do meu quarto (12m²).... saem  para um xixi rápido e voltam em seguida.... impressionante....  A casa é enorme, mas, o point é aqui..... são a minha vida.....
------------------------
A linguagem corporal e os odores das pessoas são as formas encontradas pelos cães para ‘compreenderem’ quando alguém está passando por momentos difíceis.

Os cães são capazes de detectar quando uma pessoa está deprimida, com um grave problema de saúde ou de luto pela perda de alguém próximo e querido.



A capacidade de ‘decifrar’ a linguagem corporal das pessoas e de compreender os seus sentimentos através dos odores faz com que os cães tenham este ‘superpoder’ de perceber quando alguém precisa de auxílio ou simplesmente de uma palavra (leia-se pata) amiga.

No livro ‘All Dogs Go to Kevin: Everything Three Dogs Taught Me -That I Didn’t Learn in Veterinary School’ (‘Todos os cães vão até Kevin: Tudo o que três cães me ensinaram – que eu não aprendi na faculdade de veterinária’, tradução livre), a veterinária Jessica Vogelsang dá o exemplo de três cães que tiveram um papel essencial em três distintas fases da sua vida, uma mudança de casa, uma depressão pós-parto e a descoberta de um câncer em fase terminal (neste caso, o da sua mãe).

Com a história destes três amigos de quatro patas, a veterinária conseguiu provar que os cães são uma presença fundamental no estímulo do ânimo das pessoas que atravessam momentos difíceis, lê-se no site Portal do Dog, que recuperou o livro editado no verão.

Além disso, o comportamento do cão consegue, ainda, ser um sinal de alerta no caso de doença, uma vez que o animal consegue ‘farejar’ o câncer e tende a permanecer ‘eternamente’ junto das pessoas com pouco tempo de vida.

E sempre que alguém não está bem, o cão não sai de perto. A presença do cão é constante sempre que a pessoa dá sinais de que não está bem, sejam esses sinais notórios aos olhos de outros ou apenas dos cães. E foi o que aconteceu quando Jessica perdeu a mãe.

FONTE: petsonline

3 comentários:

  1. Isso é verdade. E ainda tem gente que duvida que os animais tenham sentimentos.... Com certeza são cientistas que não acreditam no antropomorfismo. Meus cães me amam. E eu amo eles. Gostaria de fundar um abrigo para animais abandonados, talvez para compensar tantos anos de hedonismo comprando cães de raça pura e com pedigree. Um dia, quem sabe, ainda monte um abrigo de animais....

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvidas que cães e gatos tenham esse 'filing', o que só é natural devido ao amor incondicional que eles demonstram por seus tutores.

    ResponderExcluir
  3. E acho que eles também se deprimem ao nosso lado e até adoecem. Por isso a importância de lutar contra o mal que aflige.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪