10/11/2015

A intrépida Marli Delucca se foi sem nossa permissão....



Hoje não teremos outras postagens.... O dia será de Marli Delucca que, sem nossa permissão, partiu para outra dimensão. Eu e seus ferrets protestamos!!!!!!

Ontem, a notícia foi esta:


------------------------

Estou arrasada!!! Não consigo acreditar que Marli se foi!!!!! passei a noite pensando nela e lembrando.....

Desde que nos vimos pessoalmente no primeiro Encontro de Protetores promovido pela nossa
patrocinadora Max Total (2011), passei a chamá-la de "intrépida" (Pessoa destemida, que não sente medo, temor. Que não se intimida).

Com seu jeito despachado graças a sua inteligencia e competência,  ela começava na ocasião a entender melhor os meandros da proteção animal, pois, em 2005, passou a pesquisar sobre o tema por conta dos seus ferrets.

Nosso encontro no ENAPA 2012

Nos conhecemos em 2009 quando me cobrou do porque nunca falava de ferrets em nosso blog. Mostrei que ela se enganara e passei citá-la sempre que falava sobre estes bichos lindos em nossas postagens.

Acabamos nos tornando muito próximas e me lembro dela falando nesta época: "não sou protetora.... gosto de ajudar protetores". Ela chegou a fazer muitos banners para nosso blog e para outras pessoas, também, claro!  Ajudava  ONGs e protetores com campanhas para arrecadar ração. Marcelinho e ABEAC foram parte de sua grande dedicação no ato de AJUDAR. Dizia que se sentia útil e que fazia parte de um algo que procurava na vida.

Sempre colaborativa, acabamos criando uma boa parceria entre seu blog "Mural Animal" e o nosso "O Grito do Bicho". Trabalhamos juntas em  casos como do "Cão Pirata", "Cão Pimpoo", entre outros tantos.

Com o decorrer do tempo, entusiasmada, passou a se sentir uma protetora educacional (aquela que faz pensar as questões da causa). Daí se tornou uma pesquisadora extremamente competente. Passou a colaborar com a ANDA e Natália, diretora da Max Total, viu nela um potencial enorme como colaboradora e consultora.   

Ontem, tentei mexer em meus arquivos para encontrar seus e-mails que guardo nestes anos todos, mas, devido a minha saúde, tive dificuldades.... está russo me organizar mentalmente.... A medida que conseguir encontrar suas referências, vou contar mais  sobre esta figura intrépida, apesar que, desde o ENAPA de 2013, tínhamos nos distanciado um pouco por conta de um episódio desagradável.

Marli era fácil de fazer amigos... tive muito ciúmes quando ela se debandou em apoio a um grupo que não merecia... Chegou a criticar minhas opiniões, mas, pouco tempo depois disse que eu tinha razão. Confessou que se sentia desestimulada a bater na mesma tecla como eu fazia. Achou preferível deixar como estava.....

Nosso ultimo contato foi em 13/10/15. Por e-mail, quebramos um pau que teve por origem a sua desilusão com pessoas que militavam na causa animal. Ela havia mandado um texto para várias pessoas perguntando se  eram mesmo "protetoras" posto que ninguém a estaria apoiando na questão dos ursos no Aquário de SP. Marli estaria sendo processada pela direção do Aquário devido aos podres que ela publicava a respeito.  

Suas palavras, em nossa troca de e-mails, foram: "Meu ódio é saber que não só vou perder para o aquário de são paulo, mas saber que todos os aquários em que estão sendo construídos no Brasil vão ganhar com isso, simplesmente porque os defensores dos animais simplesmente não falam do assunto"

Nosso quebra pau foi, exatamente, porque ela me colocou no mesmo saco de todos aqueles que a desiludiram. Disse com todas as letras que ela havia errado ao nomear como suas  "heroínas" pessoas que a levaram achar que estava no caminho certo. Tentei dar um choque de realidade nela e falei que não seria a única a mexer sozinha com determinado assunto. 

Ela respondeu que não entendia protetoras terem medo de traficante e que evitavam tocar em assuntos do tipo dos leões que foram exportados do Brasil para fazendas de caça na África.... Enfim, em seu e-mail, fez uma verdadeira catarse. Achei que iria digerir com o tempo depois de tudo que lhe falei.

Mas, ela finalizou: "Não Sheila eu não vou ficar bem. Em breve o blog sai do ar e você nunca mais vai ouvir falar de mim."

Dias depois soube que ia a Brasília e me avisou que seria sua última ação na causa. No último dia 03 de novembro fiz uma postagem falando sobre estes ursos do Aquário de SP e citei sua matéria onde demonstrava toda satisfação pelo tema ter chegado na CPI dos animais. CONFIRA.

Marli era muito inteligente e só lamento ter ficado tão desiludida.  Pelo telefone, nos falamos em janeiro deste ano quando me ligou para saber do meu AVC e do câncer.  

Tenho alguns vídeos com ela, mas, só achei este. Foi quando, junto com Lara e Miriam, juntamos um monte de resto de carne no restaurante que fomos almoçar para dar para Madona, uma cadelinha que morava na guarita da entrada da Faculdade de Veterinária da USP onde fui fazer palestra por conta do primeiro encontro promovido pela Max Total. Foi em 2011 e meu amigo Luis, publicou o vídeo p´ra mim.



------------------------

Em 03 de maio  de 2013 fiz um agradecimento a ela numa postagem:
Agradecimento à nossa intrépida Marli Delucca
Queria agradecer a intrépida Marli Delucca sua generosa contribuição como leitora e amiga da nossa "Fala Bicho" ao nos doar a arte para o topo do nosso blog que permanecerá durante um tempo em nossas páginas. Esta garota é incrível em suas constantes artes para anunciar dramas e maravilhas de nossa causa. Valeu menina!!!!! Vejam fotos que tiramos no Encontro da Max em 23/09/12 (SP) quando matamos nossa saudade já que ela é de Sampa e nós do Rio.... hehehehe....



Ela me respondeu assim, nos comentários:

------------------------

Algumas matérias que Marli tomou parte em nosso blog. VEJA AQUI. Alem destas, publicávamos muita coisa do seu famoso MURAL ANIMAL

------------------------

Este foi um dos banners que fez para colocar no topo do nosso blog


------------------------

Marli mudou sua foto no facebook em 23 de outubro... o que ela previa?


------------------------




Sua ultima postagem em 03/11/15:
Enfim, não sei porque estou aqui.... queria falar um monte de coisas, mas, não sai mais nada.... estou sentida porque ela se foi ..... porque tivemos este quebra pau.... porque ela foi iludida pela mesma proteção que um dia, também, me jogou no chão..... principalmente, porque ela se foi sem nossa permissão.....

Meu abraço ao seu filho e que ele tenha muita força junto aos seus....

19 comentários:

  1. Sheila, sinto muito. O que vale é o que a pessoa deixou. Brigas fazem parte tb das relações amorosas. Nós somos muitas vezes contraditórios e é importante a exposição de nossas diferenças. Certamente o afeto estava aí tb. Cuide-se. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que triste. Desolador... Não a conhecia pessoalmente, mas seus comentários sempre foram lidos por mim com muita atenção.
    Que ela continue seu carinho protetor lá de cima.
    Meus sinceros pêsames à família, seu filho e familiares.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos á família.

    ResponderExcluir
  4. Muito triste com a partida dela Sheila, Marli era uma batalhadora e nem sei porque ainda tenho um pedido dela no meu inbox para compartilhar o agradecimento da comissão parlamentar de inquérito dos ursos polares, muito triste mesmo, chocada.
    https://www.facebook.com/FreeAuroraPilgrim/photos/a.1582113075375210.1073741829.1582071408712710/1623576321228885/?__mref=message

    ResponderExcluir
  5. Só a conhecia de nome, mas seus comentários eram sempre muito bons.:(

    ResponderExcluir
  6. Que descanse em paz e que lá de cima inspire outros protetores. E para os que se dizem protetores, se doem de coração e se unam em prol da mesma causa. Deixem o EGO de lado, pois não São melhores que ninguém.

    ResponderExcluir
  7. As pessoas boas sempre vão embora cedo demais .....
    Nadja Mesko .

    ResponderExcluir
  8. Conheci o trabalho dela através do Grito do Bicho. Passei a acompanhar o Mural Animal, a compartilhar e a comentar também por lá. Aprendi e refleti muito com as publicações dela, cheias de informações e opiniões.
    Lamento a partida precoce e repentina. Ainda precisávamos dela !

    ResponderExcluir
  9. Jorge Romano10/11/2015 16:58

    Meus sentimentos. Certamente continuará com seu trabalho do outro lado. Esse deveria ser o sonho de todos: partir deixando tanta saudade.

    ResponderExcluir
  10. " A vida é muito curta para ser pequena. O que importa não é a morte porque é fato, mas, o que faço da vida enquanto a morte não acontece de modo que ela não seja banal, fútil e pequena. O dia que me for eu quero fazer falta. Fazer falta não quer dizer famoso, mas, sim importante. Ser importante é aquela pessoa que consegue levar o outro para dentro, importar o outro para dentro. Para ser importante não se pode ter uma vida pequena. É preciso se repartir. A vida é curta, mas, há que se fazer de tudo para ela não ser pequena."

    Marli Delluca vai fazer falta!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que pesar..... Lamento muito......

    ResponderExcluir
  12. Estou arrasada, nunca havia conversado com ela, mas sempre acompanhei de longe o trabalho lindo dela, ela era intrépida mesmo, bem parecida com o jeito da Sheila, ela era como eu sempre quis ser, eu sempre quis ser uma Sheila Moura, ou uma Marli Delucca, mas assim como ela e assim como a Sheila eu já me decepcionei demais com a proteção animal e com o mundo todo. Tb já briguei demais com a Sheila e me distanciei, antes eu era a número 1 neste site.
    Antes de Marli surgir na web não havia outro site semelhante ao grito do bicho e eu sempre ficava muito angustiada ao pensar em quem poderia dar continuidade ao trabalho de Sheila Moura quando ela morresse, no passado eu achava que eu poderia fazer isso, que teria competência para tal, com o tempo descobri que não, quando surgiu Marli Delucca eu imediatamente pensei "nossa, esta vai ser a pessoa que vai dar continuidade ao trabalho de Sheila Moura na causa animal", e com o tempo fui vendo como ela era competente e profissional, os dois sites tinham muita semelhança. Numa das postagens de Sheila sobre um trabalho da Marli eu cheguei até a comentar..."a Marli tá se mostrando uma ótima detetive assim como a Sheila", é uma tragédia para a causa animal ela ter partido tão nova.
    Fiquei extremamente chocada com a morte dela, tão nova, tão boa...neste mundo repleto de pessoas ruins.
    Eu tenho desgosto de tudo neste mundo....sem grandes expoentes de mídias eletrônicas a proteção animal no Brasil está condenada, só restam os protetores que fazem resgates e cuidam de animais...que não contribuem para divulgação de informação...ou seja, é como enxugar gelo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, minha querida
      vc. é uma das pessoas mais especiais da minha vida. Fico muito feliz com suas palavras e saiba que, mesmo distanciada como diz, está presente no meu coração. Tenho por dever de ofício falar a verdade que a vida me ensinou e sei que, as vezes, isto desagrada. Mas, eu não seria sheila moura se não agisse desta maneira.... Marli, começou na minha trilha, digamos assim, mas, graças a ser uma intrépida, criou seu belo caminho. Realmente, só eu e ela fazíamos a proteção investigativa que considero muito importante na elucidação dos casos que nossos bichos estão envolvidos. Quem sabe tenha já alguma pessoa neste setor e que ainda não conhecemos, né mesmo? Quem sabe, alguém se entusiasme e siga o caminho que eu e Marli escolhemos, né mesmo? Quem sabe vc. se anima?
      bjs minha querida e mesmo não tão participativa, vc. continua sendo a minha numero 1....

      Excluir
  13. A morte é o fim dessa vida e o início de outra. Acredito que seja uma mudança de patamar, de degraus para cima ou para baixo, dependendo de nosso aprendizado por aqui. Se viéssemos a descobrir o que há do outro lado, talvez apressássemos nossas vidas para atravessar logo para a outra, sem nos dar conta de que nesse caso, também vale a premissa: “sem dor, sem ganho”.
    A Marli se foi e deixa um buraco, uma falha dentro da proteção animal que sentirá falta de sua força, de sua luta, de sua amizade. Ela cumpriu muito bem sua missão aqui na terra.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Sheila Moura, como pode colocar um vídeo em que "ativistas" ou "protetores" SOMENTE de cães e/gatos DÃO A COMIDA PARA MADONA DE RESTO DO QUE COMERAM!.... COMERAM BICHOS MORTOS e vão defender um cão? Que tal COMPAIXÃO PELAS OUTRAS ESPÉCIES que como um cão SENTE UMA DOR TERRÍVEL AO MORRER? Nossa, que coisa incrível isso!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é muito medíocre e só demonstra o quanto você é pobre de espírito..... Reza para Deus tirá-la do mundo obscuro em que vive... Vc. precisa de muita luz!!!!! Fica em paz!!!!!

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪