21/10/2015

No RS, animais são furtados de zoológico para o mercado negro

O problema dos zoológicos é em todo país..... ô noojoooooo!!!!!!!
--------------- 
Zoológicos podem ser comparados a bancos. Dependendo da instituição, os animais que ali vivem são o que há de mais raro e valioso da biodiversidade, com muitos bichos pertencentes a espécies ameaçadas de extinção. Por conta disso e dos riscos para população (não só visitantes, mas moradores das vizinhanças) em caso de bichos saírem de seus recintos, uma boa infraestrutura de segurança é necessária.

Mas não é isso que ocorre no zoológico de Sapucaia do Sul, administrado pela Fundação Zoobotânica do governo do Estado do Rio
Grande do Sul.

“Alvo de um possível processo de privatização, o Zoológico de Sapucaia do Sul entrou na mira de furtos que expuseram a precária estrutura de segurança do local. Onze animais (nove pássaros e dois porcos-selvagens) foram levados do parque em um intervalo de uma semana em setembro. Nos meses anteriores, também houve arrombamentos e troca de tiros entre vigilantes e indivíduos avistados na madrugada. Os casos são investigados pela Polícia Civil.

Em junho, entre R$ 6 mil e R$ 10 mil foram levados de um cofre do zoo. No mês seguinte, houve o tiroteio, e os suspeitos fugiram sem levar nada. Em setembro, roubaram ferramentas de um galpão, e, a partir daí, tiveram início os furtos dos bichos: três papagaios no dia 17, dois suínos da espécie queixada no dia 23 e outros seis pássaros no dia 24.

(...) Para a administração do zoo, se trata de uma quadrilha especializada, mas a polícia ainda não tem suspeitos. Há informações de que os animais tenham sido oferecidos para venda nas imediações do parque, porém, nem o tráfico internacional está descartado. A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) deve assumir as investigações sobre o furto dos bichos.” – texto da matéria “Polícia Civil investiga furto de animais do Zoológico de Sapucaia do Sul”, publicada em 2 de outubro de 2015 pelo site do jornal gaúcho Zero Hora

De acordo com a matéria “Polícia investiga furto de animais no Zoológico de Sapucaia do Sul”, publicada em 2 de outubro de 2015 pelo site do jornal Diário de Canoas, pelo menos 15 ataques ao zoológico ocorreram desde janeiro.

‘”Só no hospital veterinário entraram cinco vezes e levaram todos os passarinhos que eram de apreensão. O governo diminuiu o número de guardas no parque. São apenas quatro para cuidar de 56 hectares. Parecem que querem acabar aos poucos com o Zoo”, lamenta o servidor.” (funcionário pediu para não ser identificado na matéria)

Vale destacar que um edital para privatização zoológico está em estudo pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, mas não há previsão para seu lançamento. Ao mesmo tempo, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Zoobotânica, responsável pelo zoo.

Ao que parece, o falido governo do Rio Grande do Sul está querendo reduzir ao máximo seus gastos e o zoológico está entre as instituições afetadas. De qualquer forma, os animais que vivem em Sapucaia do Sul não podem sofrer com o descaso do poder público e serem alvo de traficantes.

FONTE: faunanews

5 comentários:

  1. Vamos escrever para esse pessoal da SZB (Sociedade dos Zoológicos e Aquários do Brasil) e cobrar que eles se posicionem sobre esse caso e sobre o caso do Zoológico do Rio

    http://szb.org.br/blog/?page_id=99

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escrevi para o presidente da SZB, segue a resposta

      Boa tarde,

      me chamo Veronica e escrevo do Rio de Janeiro.

      Gostaria de saber se a SZB vai se posicionar publicamente sobre os problemas de gestão que estão acontecendo nos zoológicos do Brasil? Os casos do RS e do RJ estão sendo noticiados na imprensa nacional.

      Se "Zoos e aquários têm papel importante na conservação" então combater más condições que ocasionam furtos (e tráfico de animais) e mortes deveria ser uma das prioridades da SZB. Ou veremos cada vez mais casos como do Zoológico de Niterói ou de São Paulo em 2004/2005.


      Publicado em 02/10/2015
      Polícia investiga furto de animais no Zoológico de Sapucaia do Sul

      http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2015/10/noticias/regiao/224404-policia-investiga-furto-de-animais-no-zoologico-de-sapucaia-do-sul.html


      05/03/2015 00:09:10 - Atualizada às 05/03/2015 02:09:55
      MP exige melhorias no Jardim Zoológico
      Verba para reformas não foi liberada pela Prefeitura, diz Fundação RioZoo

      http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-05/mp-exige-melhorias-no-jardim-zoologico.html

      MPF/RJ cobra obras para evitar fechamento do Zoológico do Rio de Janeiro
      4/3/2015
      Fiscalização do Ibama e vistoria do MPF constataram necessidade de reformas

      http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-rj-cobra-obras-para-evitar-fechamento-do-zoologico-do-rio-de-janeiro

      <...>

      claudio.maas@terra.com.br
      21 de out

      para mim
      Boa tarde,

      A SZB já vem se posicionando publicamente sobre assuntos relacionados aos Zoos e Aquários e em especial sobre fatos que ocorrem com seus membros.

      Estamos trabalhando neste momento em uma série de esforços que visam oportunizar aos zoos e aquários ferramentas que contribuam na melhoria desta instituições no Brasil.

      Atenciosamente,

      Cláudio Maas
      Presidente da SZB
      Em Qua 21/10/15 15:46, Veronica Santos versant.2612@gmail.com escreveu:



      Veronica Santos
      21 de out

      para claudio.maas
      Boa noite,

      Agradeço a pronta resposta.

      Naveguei por todo o site da SZB e não consegui localizar informações sobre essas ações por isso fiz o contato.

      Seria possível me indicar os links onde a SZB torna público esses casos e o que vem fazendo para buscar uma solução que traga benefícios para os principais afetados: os Animais (indivíduo e espécie)

      No aguardo,

      Veronica



      claudio.maas@terra.com.br
      22 de out (Há 13 dias)

      para mim
      Bom dia,

      Utilizamos nosso facebook e site. Mas o facebook é a ferramenta recorrente em notas.

      Também oficiamos os membros e seus mantenedores (prefeito, governador ou secretários) sobre situações desta natureza. O IBAMA e as SMAs também são oficiadas.

      Att

      Cláudio

      Excluir
    2. Também sugeri que a CPI dos Maus Tratos da Camara chame o presidente da SZB para se posicionar sobre a situação dos zoos no Brasil

      Fale Conosco

      Comunicamos o recebimento de sua mensagem, protocolada sob o número 5F39103437106.

      Com esse código, é possível acompanhar o andamento de sua demanda, que passará por vários procedimentos, desde o cadastramento até a resposta final, recebendo tratamento individualizado em todas as etapas.

      As mensagens recebidas após as 18h serão processadas no primeiro dia útil subsequente e, no segundo dia útil, terá início a contagem do prazo previsto no Art. 8º, § 1º, da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

      Para acompanhar o andamento de sua mensagem, clique aqui ou acesse o endereço eletrônico:

      http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/fale_conosco_acompanhar_mensagem



      Dados Pessoais
      Nome: VERONICA DOS SANTOS
      E-mail: versant.2612@gmail.com
      Mensagem
      Ação: Manifestação / Sugestão
      Data de Cadastramento: 04/11/2015 19h16
      Mensagem: CPI - Maus-Tratos de Animais Solicito que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) fosse convocada para se posicionar publicamente sobre os problemas de gestão que estão acontecendo nos zoológicos do Brasil? Os casos do RS e do RJ estão sendo noticiados na imprensa nacional. Se "Zoos e aquários têm papel importante na conservação" então combater más condições que ocasionam furtos (e tráfico de animais) e mortes deveria ser uma das prioridades da SZB. Ou veremos cada vez mais casos como do Zoológico de Niterói ou de São Paulo em 2004/2005. O presidente da SZB é Cláudio Maas, e-mail claudio.maas@terra.com.br

      Excluir
  2. Zoológico é mesmo uma desgraça!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo Paulo22/10/2015 00:04

    Mas um caso de política para favorecimento de grupo econômico. Muita coincidência. Deixam o zoo ficar a "seco" para depois privatizarem. Um absurdo !!! Atenção galera !!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪