30/05/2015

Natalie, a ursa órfã, retorna à natureza

Mais uma história maravilhosa sobre uma ursa. Esta coitada foi resgatada e terá a chance de viver no local de onde jamais deveria ter saído.... Viva Natalie!!!
Fonte: The Dodo
Colaboração: Helô Arruda
-----------------------------------


Depois de cinco longos anos de reabilitação, uma ursa órfã resgatada do comércio de animais exóticos voltou finalmente para sua casa floresta - um passo importante tanto para ela como para o
movimento pela conservação como um todo.

A ursa do sol, Natalie, foi entregue ao Centro de Conservação dos Ursos do Sol de Bornéu (BSBCC), na Malásia, há cinco anos, quando tinha apenas alguns meses de idade. Suspeita-se que a mãe de Natalie tenha sido morta por caçadores ilegais e o pequeno filhote mantido como um animal de estimação, uma história infelizmente comum devido ao próspero comércio ilegal de animais silvestres da região.



Por cinco anos a BSBCC cuidou do pequeno filhote da melhor maneira possível, levando-a em longas caminhadas pela floresta vizinha para familiarizar-la com seu habitat natural e incentivando-a a desenvolver habilidades naturais como o forrageamento.

"Natalie construiu suas habilidades de sobrevivência, e sua  independência, aprendendo a comportar-se como um urso selvagem sol", escreveu em seu blog a BSBCC. "A melhoria em suas habilidades de sobrevivência na floresta tem sido excelente. Ela tornou-se uma excepcional alpinista e construtora de ninhos sobre as árvores."



Os anos de trabalho duro valeram a pena. Natalie foi considerada pronta para a liberdade na semana passada. Depois de um rápido checkup e sendo equipada com um microchip e coleira de monitoramento, ela foi levada de helicóptero para o Tabin Wildlife Reserve.

As imagens mostram a pequena ursa curiosa olhando através das barras de sua jaula, dobrando-se para tentar obter uma visão do seu novo ambiente.



E, finalmente, ela estava livre.  Trabalhadores levantaram as barras de sua jaula que ficou para trás, e a pequena ursa sortuda caminhou lentamente para fora em sua nova casa - e em liberdade

"Assim que a porta de sua gaiola foi aberta, Natalie imediatamente se dirigiu para a floresta", escreveu BSBCC. "Ela explorou tudo, cheirou o ar de Tabin e avaliou seu novo ambiente antes de desaparecer na copa das árvores altas da floresta.".

Essa liberdade é importante para Natalie, que agora tem a chance de viver a vida que lhe foi tão cruelmente roubada quando criança e também é uma vitória significativa para os esforços de conservação do urso sol.



Os pequenos ursos, que já são raros, estão sendo cruelmente caçados por suas vesículas biliares e outras partes do corpo usadas na medicina tradicional, e as mães são frequentemente mortas para que seus bebês possam ser vendidos como animais de estimação.

Natalie é a primeira liberação do BSBCC,  e o sucesso de sua reabilitação é um bom augúrio para os outros ursos em cativeiro em todo o mundo.

"A emoção que atravessa a floresta enquanto assistiamos Natalie apreciando sua liberdade recém-descoberta é indescritível", escreveu BSBCC. "Um momento comovente cheios de lágrimas de alegria ..”

6 comentários:

  1. Penso que Deus falava através da floresta a estes humanos bons e sábios:"É assim que se faz".

    ResponderExcluir
  2. Conceição30/05/2015 13:34

    Nossaaaaaaaaaaaaaaa que noticia maravilhosa.

    Seja FELIZ, muito feliz, pequena NATALIE.

    ResponderExcluir
  3. Que ela possa viver em paz pelo restante de sua vida. Amém

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender esse termo: "caçador ilegal"... Caçador é bandido e ponto final.
    Só espero que os esforços desta equipe para a preservação destes animais, não seja em vão.

    ResponderExcluir
  5. Ana Lucia Nunes30/05/2015 18:51

    Muito legal !!! Que fique livre dos estúpidos caçadores.

    ResponderExcluir
  6. As vezes nós merecemos ler noticias boas por aqui. Já nem compartilho as ruins

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪