30/03/2015

Lambida de cachorro faz mal?

Estudo americano associa a saliva do cachorro a benefícios para o organismo humano, porém, especialista não confirma essa teoria
Algumas pessoas acham que a saliva do animal pode até curar ferimentos, mas, especialista garante que isso não condiz com a verdade

Você é daqueles que gosta de ganhar um beijo do seu cão? Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, suspeitam que a lambida de um cachorro pode fazer bem para a saúde dos humanos. Segundo os pesquisadores, os micróbios escondidos nos intestinos dos animais podem ter um efeito probiótico no corpo de seus donos. Mas, cuidado: os estudos ainda são iniciais e não receberam o aval de profissionais da área.

O médico veterinário João Carlos Toledo, professor da PUC Minas, não recomenda o excesso de
intimidade com o animal de estimação. "Qualquer saliva é perigosa, até mesmo a do ser humano. Porque é um lugar onde se concentram muitas bactérias. Considerando que o cão costuma lamber as partes íntimas, o chão, e alguns até comem fezes (cropofagia), o risco de contaminação é grande", alerta.

O especialista desconhece que a lambida do cão possa ter um efeito probiótico para os seres humanos. "A saliva do cachorro possui enzimas que ajudam na digestão, mas, sinceramente, eu não acredito que seja capaz de provocar um efeito positivo para o intestino das pessoas. A flora bacteriana do animal é diferente da flora do ser humano. É muito temerário esse tipo de interação", analisa. Os cientistas do estado do Arizona estão recrutando voluntários para participarem de uma nova pesquisa que comprove ou não se as suspeitas são verdadeiras.

João Carlos Toledo não aconselha a intimidade exagerada com os cães, mas apoia a interação com os animais. "É importante ressaltar que o cachorro possui uma função muito importante na convivência com os humanos, podendo ajudar crianças e idosos. Essa boa relação é comprovada por estudos", enfatiza.

10 comentários:

  1. A flora intestinal e muitas outras coisas são diferentes do ser humano. Não entendo por que insistem em maltratá-los fazendo testes.
    O animal não precisa lamber sua boca, mas não há problemas em receber lambeijos deles. Tenho gatinhos que me lambem quando os acaricio e eu adoro!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lambidas faz muito bem sim. Fazem bem ao coração. Não precisa de cientista para provar isso, é só amar seu cão.

    ResponderExcluir
  3. Se fizesse mal já estaria morta a muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Recebo lambidas de cães e gatos desde minha infância e garanto que nunca fiquei doente por isso.

    ResponderExcluir
  5. Jorge Romano30/03/2015 22:05

    Que maravilha, parece que não temos mais nenhum outro problema para resolver e sobra tempo para uma pesquisa dessas. E se ficar provado que lambida faz mal? Alguém pretende evitar as lambidas? Falta do que fazer. Gosto das lambidas não para curar problemas estomacais/intestinais, mas porque são uma delicia.

    ResponderExcluir
  6. É a forma deles manifestarem amor e gratidão e o que faz mal aos tutores é não receber lambidas porque não são amados.

    ResponderExcluir
  7. credo, que nojo....

    ResponderExcluir
  8. Como médica e amante de animais, recomendo muitas e muitas lambidas. Fazem bem inclusive a alma.

    ResponderExcluir
  9. não gosto de ser lambido pela mim linda cadela! porém deixo ela mim lamber! parece ser uma forma de interagir , e de expressar dela! adoro ela! e se isso a torna mais feliz! permito, parece uma forma de expressa que ela adora minha companhia. e entre os carros nas ruas tem muito mais bactérias ... viva ao mundo das bactérias

    ResponderExcluir
  10. tenho 45 anos, desde que me conheço por gente tenho cachorro, eu e minha irmã fomos criadas com caes e gatos e tenho um sobrinho de 10 anos que ama caes, a gente sempre teve mania de beijar cachorros e eles dar as famosas lambeijocas, e não foi diferente com meu sobrinho, se a forma de amar deles fizesse mal, qtos de nós já não estariamos doente? amor só faz bem!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪