26/02/2015

O conceito da Biblia sobre os animais

No "Manual do Fala Bicho" que publicamos em 1994, reservamos um capítulo sobre "Animais na Religião" onde recolhemos várias passagens da Bíblia citando os animais. Este artigo faz isto, também. Isto é muito bom!!!!! chama a atenção da sociedade para o respeito pela vida animal.....
-------------------------------------------------------



De uma forma ou de outra, os animais têm alguma influência na vida da maioria das pessoas. Será que faz diferença o modo como os tratamos?


Como os humanos devem tratar os animais?
O QUE AS PESSOAS DIZEM

Alguns acreditam que
as pessoas podem tratar os animais como bem entendem. Outros acham que os animais devem receber um tratamento parecido ao que os humanos recebem.

Um conhecido defensor dos direitos dos animais argumentou que eles deveriam ter “o direito básico de não serem tratados apenas como recursos naturais ou mercadorias”. Ele acrescentou: “Deveríamos parar de tratar os animais não humanos como nossa propriedade.”

Um caso que muitos consideram exagerado é o da bilionária Leona Helmsley, que deixou 12 milhões de dólares para sua cadela e pôs em seu testamento que, depois que o animal morresse, ele deveria ser enterrado a seu lado.

Em sua opinião, como os animais devem ser tratados?
O QUE A BÍBLIA DIZ

Jeová Deus, o Criador da vida, disse aos humanos que ‘tivessem em sujeição os peixes do mar, as criaturas voadoras dos céus e toda criatura vivente que se move na Terra’. (Gênesis 1:28) Então, é razoável concluir que Deus considera os humanos superiores aos animais.

Há outro motivo para chegar a essa conclusão. Gênesis 1:27 diz algo significativo: “Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”

Visto que os humanos foram criados “à imagem de Deus”, conseguimos demonstrar qualidades divinas como sabedoria, justiça e amor, o que nos torna únicos. Os humanos também nascem com a capacidade de ter valores morais e espirituais. Os animais não têm essas características porque não foram criados “à imagem de Deus”. Eles são inferiores aos seres humanos, e Deus não os fez para serem tratados da mesma forma que os humanos.

Mas será que isso quer dizer que os humanos têm o direito de maltratar os animais? Não.

Em sua Lei dada aos israelitas, Deus providenciou que os animais tivessem descanso, comida, proteção contra ferimentos e ajuda quando enfrentassem dificuldades. — Êxodo 23:4, 5; Deuteronômio 22:10; 25:4.

“Seis dias deves fazer teu trabalho; mas no sétimo dia deves repousar, para que teu touro e teu jumento descansem.” — Êxodo 23:12, nota.

É errado matar animais?
O QUE AS PESSOAS DIZEM

Alguns caçam animais por esporte, empolgados com a ideia de perseguir ou capturar. Outros pensam como o romancista russo Leon Tolstoi, que escreveu que matar e comer animais é “simplesmente imoral”.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Deus permite que as pessoas matem animais para se proteger ou para ter roupas. (Êxodo 21:28; Marcos 1:6) A Bíblia também diz que os humanos podem matar animais para comer. “Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento”, diz Gênesis 9:3. Até mesmo Jesus ajudou seus discípulos a pegar peixes que eles comeram mais tarde. — João 21:4-13.

Mas a Bíblia diz que Deus “odeia a quem ama a violência”. (Salmo 11:5) Assim, é lógico concluir que Deus não quer que os humanos machuquem nem matem animais simplesmente por prazer ou esporte.

A Bíblia indica que Deus dá muito valor à vida animal:

Segundo a Bíblia, na época da criação, “Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie, e todo animal movente do solo segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que era bom”. — Gênesis 1:25.

A Bíblia diz sobre Jeová: “[Ele] dá aos animais o seu alimento.” (Salmo 147:9) Deus criou um ecossistema que provê mais do que o suficiente alimento e abrigo aos animais.

O Rei Davi de Israel disse em oração: “Salvas o homem e o animal, ó Jeová.” (Salmo 36:6) Durante o Dilúvio global, por exemplo, Jeová preservou oito pessoas, além de animais de todos os tipos, ao destruir a humanidade perversa. — Gênesis 6:19.

É evidente que Jeová valoriza sua criação animal, e ele espera que os humanos tratem os animais com o devido respeito.

‘O justo importa-se com seu animal doméstico.’ — Provérbios 12:10.

FONTE: JW-org

9 comentários:

  1. Eu discordo: DEUS CRIOU O HOMEM À IMAGEM E SEMELHANÇA DO DEMÔNIO !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post Sheila! Aproveito pra complementar com uma passagem que acho muito esclarecedora sobre os animais:
    Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais.
    O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!
    Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.
    Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?" Eclesiastes 3;18-21

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi que estamos separados pelos reinos animal, mineral e vegetal, o homem é um bicho também, fazemos parte do planeta, da natureza e fedemos como tal, ainda não aprendemos a ter o amor incondicional que os animais nos ensinam a cada dia, a cada momento. Eu acredito que os animais são seres de Luz que nos protegem, nos ensinam a amar a ser melhores como seres humanos.Não acho justo termos que nos alimentar dos nossos irmãos os animais e acredito que tenha outras formas de abastecermos nossas forças. Respeitar a vida no nosso maravilhoso Planeta Terra é respeitar nosso Deus que é o grande criador de tudo, e no fim o que fica é a nossa consciência o que vamos levar pela eternidade, por isso se fizermos o melhor ficarmos no bem maior, deixaremos um rastro positivo na Terra, levando para nos um bom aprendizado e realizado uma vida feliz com muito amor. Mas infelizmente existe uma energia malévola fazendo grandes atrocidades que eu nunca tinha visto na minha existência de vida, cabe a cada um de nos fazer a sua parte. Pessoal que ama os animais e a vida estou com vocês, vamos criar uma corrente cada vez mais forte para emanar Luz e Proteção para o nosso planeta. Com muito Amor e Paz que tenho pela vida neste planeta.
    Me chamo Marta Moreno e não sei o que é URL que pede em baixo.

    ResponderExcluir
  4. Conceição26/02/2015 11:02

    só passei aqui para mandar um beijinho ateista a todos e dizer GO VEGAN.

    ResponderExcluir
  5. DEUS NOS DEU OS ANIMAIS PARA NOS ENSINAR A AMAR A RESPEITAR SER COMPANHIA, ELES SABEM O QUE É AMOR ,RESPEITO, COMPANHEIRISMO E NAO SE ACHAM OS MAIS INTELIGENTES DO REINO ANIMAL, POIS É ISSO QUE FAZ O SER HUMANO FRACASSAR NAS ATITUDES E FALHAR EM FAZER A VONTADE DE DEUS.APRENDAM A AMAR COMO OS ANIMAIS. POIS OS IRRACIONAIS SOMOS NOS POBRES HUMANOS!

    ResponderExcluir
  6. Bom, se pra agradar a Deus e seguir a bíblia tenho q. comer bicho, sintomuito, não vou fazer isso. Sou vegetariana e não vou comermeus irmãos.

    ResponderExcluir
  7. O que mais existe no velho testamento é o sacrifício, em número absurdo, de animais para agradar a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Victória.. O sacrifício dos animais no velho testamento é uma ação do ser humano, não um pedido de Deus, não um conceito emanado por Deus... E hoje os animais continuam a ser sacrificados de um jeito ou de outro e nem carregam a graça de ser "para Deus", mas simplesmente para satisfazer o ego do ser humano, que infla diante da possibilidade de dominar todos e tudo o que tem ao seu redor...

    ResponderExcluir
  9. A bilbia é mais uma invenção humana, e só serviu para criar atrocidades e propagar a morte, quanto aos animais, este sim são uns anjos que vivem no meio dos demonios.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪