27/02/2015

Saiba quais os 13 alimentos que cães e gatos não devem comer

Achei a matéria bem feitinha...
---------------------------------------------
Veterinária explica porque cada item faz mal aos pets.

Muitos tutores acreditam que os pets possuem o mesmo paladar que os humanos e, por excesso de mino e carinho, oferecem alimentos frequentes da dieta da família aos animais como se isso fosse normal. O que nem todos sabem é que a digestão do cão e do gato difere da nossa, e determinados alimentos podem provocar indigestão, intoxicação e outros problemas de saúde.

A veterinária Karina Mussolino, da rede Pet Center Marginal/Petz, lista mais de 10 itens que devem ser evitados e explica porque
eles podem fazer mal ao pet. "Dependendo do alimento, o animal sofre desconforto como náusea, vômito, diarreia, e há casos mais graves de intoxicação que podem acometer o sistema neurológico e cardíaco, podendo levar à morte", alerta a especialista.

1. Leite e derivados
Como não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, cães e gatos desenvolvem intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite pode provocar no pet dores abdominais, náusea e diarreia.


2. Chocolate e doces
O chocolate contém a teobromina, um derivado do cacau que leva à intoxicação grave e até à morte. Já os doces, ricos em açúcar, não só são calóricos, mas, em excesso, podem tornar os pets obesos e diabéticos, como também são responsáveis por formação de tártaro, cáries e até perda do dente.


3. Cebola e alho
Ambos possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil que gera intoxicação grave pois altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos, além de poder levar à icterícia e perda de sangue pela urina. Caso o quadro não seja tratado rápido, o animal pode falecer.


4. Uvas e passas
Não há uma explicação com comprovação científica, mas há relatos na medicina veterinária mostrando cães que morreram após ingerir esse tipo de alimento por falência renal.



5. Café e chá preto
Contêm alcaloides neurotóxicos, como as xantinas, que podem significar alterações cardíacas e neurológicas. É importante evitar o acesso do animal às xícaras dessas bebidas que às vezes são esquecidas pela casa.



6. Frutas cítricas e outras
As frutas mais ácidas causam problemas digestivos nos pets, por isso devem ser evitadas. No geral, as frutas podem ser oferecidas, com cuidado especial para maça, já que as sementes dela são altamente tóxicas para cães e gatos, pois carregam um composto conhecido como cianogênico-cianida - com poder de alterar o processo de respiração celular dentro do organismo do animal, causando palidez das mucosas, taquipneia, taquicardia, náuseas, vômito, convulsões e pode ocorrer a morte do animal. Em excesso, as frutas podem engordar os animais por serem ricas em frutose - tipo de açúcar.
7. Doces dietéticos
Aqueles adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Isso inclui balas, biscoitos, entre outros.




8. Abacate
O abacate é uma fruta que contém o ácido persin, substância que pode provocar vômito e diarréia no cão.




9. Tomate e batata
O tomate verde contém glicoalcalóides que são tóxicos para o cão, e a batata, principalmente a inglesa, é rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais.



10. Noz macadâmia
Tem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia.




11. Massas cruas de pão ou bolo
O fermento presente nessas massas resulta em gases no trato digestivo do animal, causando dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.



12. Ossos de aves cozidos
O cozimento altera a estrutura do colágeno, tornando esse tipo de osso mais duro. Se o animal ingerir, corre o risco de ter uma perfuração gastointestinal, além de trazer dificuldades na digestão.



13. Frituras e alimentos gordurosos
Pizza, queijos, batata frita e outros itens da alimentação humana não só causam um desarranjo intestinal como podem levar à pancreatite, inflamação do pâncreas que pode acabar em morte do animal.




FONTE: ITU

10 comentários:

  1. Ainda tem gentalha ignorante que diz "ele come o que eu como!", como se fosse uma coisa boa. Credo!!!

    ResponderExcluir
  2. Utilidade Pública.
    Achei estranho Cebola e Alho serem contra-indicados. Será q não pode nem temperar a comida deles com esses alimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já recebi essa orientação algumas vezes. Inclusive, recentemente, a veterinárias das minhas cadelinhas me orientou e recordou novavente pra ter cuidado de não deixar ninguém da casa dá comida tempera com alho e cebola pra elas, por ser tóxico pra cachorro.

      Excluir
    2. oi veronica, sou estudante de veterinaria e posso lhe garantir que alho e cebola destroem as hemácias e podem com o tempo causar-lhes a morte. na verdade os caes não precisam de "temperos", o mais importante para eles é o cheiro, suas células olfativas são mais desenvolvidas que as nossas.

      Excluir
  3. Minha cachorra sempre comeu frutas, inclusive laranjas e mexericas . Em pequenas quantidades. Tipo um quarto da fruta. Nunca aparentou ter problemas, sempre pedindo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus também comem laranjas, mexericas, mangas, adoram maçã e juro que nunca tiveram nenhum problema de saúde. No passado, o gato ganhava pires de leite e comida humana e não morreu por isso.

      Excluir
  4. jalda viana27/02/2015 20:09

    Gostei e achei muito interessante. as informações pois eu, por falta de informação, algumas vezes, dei aos cães e gatos alguns alimentos, constantes da lista; muito raramente mas com certeza, muito esclarecedora para nós, amantes e protetores dos animais.

    ResponderExcluir
  5. Esqueceram de dizer que ração tem muita química e acho que faz mal!Tenho Cães há 54 anos e Gatos há 28 anos e antigamente a longevidade dos cães era FABULOSA... Tive cães com 20 anos... Billy doou sangue por 8 anos e come COMIDA, obviamente NATURAL e sem temperos... Bella minha recem adotada idem! Dou Frutas&Legumes, água filtrada para meus 5Filhos de 4 patas... Meus gatos atum, peixe e ração... Mas prefiro NATUREBA! Nossos bebês PELUDOS são TUDO! Gostaria de um estudo nessas TINTAS, perfumes e produtos de embelezamento! Sucesso Sheila!

    ResponderExcluir
  6. Fádua Andrade04/03/2015 13:03

    Minhas filhas amam frutas, nunca achei que laranja, bergamota e cia, assim como tomate, faziam mal... Já havia recebido um alerta sobre o alho, mesmo com a predominância da ração, elas adoram uma comida caseira, mas deixei de dar depois que li sobre os temperos... mas as frutas...me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  7. massa crua provoca gases e desconforto em qualquer aparelho digestório kkkk

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪