• ALÔ, AMIGOS!!!

    Revista Eletrônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.

    O resultado é pela Loteria Federal.

    E, o principal, é DIGRATIS E VOCÊ PODE SE INSCREVER TODO DIA !!!
    Boa sorte!!!

Faça sua doação:

Texto

Receba nossos boletins diários no seu e-mail: *

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cães entram na onda verde e amarela durante a Copa do Mundo



Eles também tem direitos, né mesmo? kakakakaka...

MG Record - 25/06/14
Leia mais...

Senado Federal já sabe que o PL 6602/13 precisa ser revisto





Graças a Deus, atingimos nosso objetivo. O Senado já sabe que este projeto não é o que desejamos para os nossos animais. Leia a matéria Senado vai analisar restrição ao uso de animais em testes de cosméticos. Não lutamos para salvar 80% e sim 100% daqueles seres que, sem necessidade nenhuma, viram cobaias nas mãos de pesquisadores e de empresas que sobrevivem da venda de cosméticos e correlatos. Esperamos ter tempo o suficiente para corrigir este precedente tão perigoso na história dos direitos dos animais. 

Embora saibamos que, com as eleições, parte da casa será renovada, peço que continuem enviando seu protesto ao Senado Federal através da carta aberta enviada pela Dra. Sonia Felipe. É só copiar e enviar para os endereços dos senadores mais abaixo. Não esqueçam de mandar com cópia para falabicho@falabicho.org.br . Para ler nossas postagens anteriores, clique AQUI.
-----------------------------

Carta enviada aos Membros do Senado Lei 6602/13 (Dr. phil. Sônia T. Felipe)

Mui digníssimas Senadoras e Senadores,

Dirijo-me a cada uma das Senhoras e dos Senhores para expressar minha posição sobre a Lei 6602/13 de autoria do Dep. Federal Ricardo Izar, aprovada em 5 de junho passado na Câmara Federal. Essa Lei, ao contrário do que o projeto encaminhado pelo deputado previa, não abole a vivissecção para fins cosméticos e de perfumaria no Brasil. Ao contrário do que todos os defensores dos animais esperavam, o texto substitutivo que foi levado à votação aprovou exatamente o oposto: regulamentou a vivissecção para fins cosméticos e de perfumaria no Brasil, em vez de sua abolição, proibindo apenas os testes de ingredientes ou produtos finais já reconhecidos pela ANVISA como inócuos para a pele humana. 

Lembro às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores que a União Europeia, a Índia e Israel aboliram esse tipo de teste cruel em animais de quaisquer espécies e que a aprovação dessa Lei agora pelo Senado apenas atenderá aos interesses financeiros de todas as marcas de produtos famosos que não se adequaram aos métodos substitutivos já reconhecidos na União Europeia e querem continuar a fazer esse tipo de experimento fútil, mutilando e matando milhões de animais anualmente, agora em nosso país. 

Em nome dos animais e do direito que todos os seres sencientes devem ter respeitados (ver Declaração de Cambridge sobre a Consciência em Humanos e Animais, de julho de 2012), venho encarecidamente pedir a cada uma das Senadoras e a cada um dos Senadores que vote contra a Lei 6602/13, porque em vez de libertar os animais dos testes cruéis aos quais eles são submetidos pela indústria cosmética, essa lei, conforme podem conferir no parágrafo 7, aboliu apenas os testes que já não são feitos, tendo, portanto, se configurado como uma lei que proíbe o que ninguém faz, do tipo: “é proibido andar com a cabeça para o chão e os pés para o ar”. 

Entendo que muitos Deputados foram elevados ao cargo que ocupam sem terem habilidades de leitura e escrita compatíveis com a responsabilidade moral configurada ao votarem os projetos dos colegas. Mas, apelo aos membros do Senado para que não caiam no ridículo de aprovar uma lei que proíbe o que não é feito, e de regulamentar o que os interesses multinacionais da indústria cosmética querem que se faça em nosso país, quando em seus países de origem todas as marcas de cosméticos, por mais poderosas que o sejam, não têm mais autorização legal para praticar a vivissecção para tais fins, por ser essa, comprovadamente, uma forma cruel de uso e extermínio dos animais, cujos olhos (coelhos), pele (cães, gatos, porcos) e estômagos (diferentes espécies) são destruídos pelos testes LD50 e Draisy (Cf. FELIPE Sônia T. (2007). Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas. Florianópolis: EDUFSC; FELIPE, Sônia T. (2003). Por uma questão de princípios: alcance e limites da ética de Peter Singer em defesa dos animais. Florianópolis: Boiteux).

Por último, se me permitem, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores, apresento-me. Iniciei o debate ético no Brasil no início dos anos 90 do século e milênio passados, sobre os Direitos Fundamentais para todos os seres sencientes. Sou Filósofa animalista, aposentada após 39 anos de magistério, com mais de vinte anos de escritos, palestras e seminários na UFSC e em dezenas de outras universidades brasileiras sobre a questão da Ética Animal. 

A aprovação do texto substitutivo, ainda que tenha sido obtida com o consentimento do proponente, o Dep. Ricardo Izar, conforme reza o texto do relator, o Dep. Weverton Rocha, foi uma derrota para os animais torturados dia e noite em laboratórios pagos pela indústria cosmética e uma traição ao voto de confiança dos defensores dos animais que apoiaram o Projeto de Lei do Dep. Izar certos de que essa lei aboliria a vivissecção cosmética no Brasil, a exemplo do que o fizeram os países da União Europeia, Índia e Israel. 

Temos milhares de componentes já testados suficientemente ao redor do mundo para que possam ser usados em produtos de beleza, higiene e perfumaria. É tempo de abolirmos essa prática também no Brasil. Por favor, façam o que está agora ao seu alcance para que a vivissecção para fins cosméticos, de higiene e perfumaria, seguindo o que a União Europeia decretou abolir, seja também abolida em nosso país. Seu voto estará para sempre em nossa memória. 

Sugestão: 
Que o parágrafo 7 da Lei 6602/13 seja substituído por este: “Fica abolida a vivissecção no Brasil para fins cosméticos, de higiene e perfumaria” Simples assim. Clara e objetivamente, sem subterfúgios e ambiguidades. Sem traições aos animais e aos defensores genuínos desses seres sencientes. Seu voto será acompanhado por todos os defensores dos animais no Brasil e no exterior, via Redes Sociais. 

Caso possa dispor de algum tempo, aqui estão links nos quais os argumentos sobre a natureza do texto aprovado da Lei 6602/13 já foram expostos e também um link para a história da abolição da vivissecção cosmética na União Europeia:
http://www.olharanimal.net/pensata-animal/sonia-t-felipe/1216-ser-abolicionista-animalista-da-trabalho
http://www.olharanimal.net/pensata-animal/sonia-t-felipe/1218-a-aprovacao-de-uma-lei-nem-sempre-e-legal-para-o-seu-objeto
Endereço da página com a história da abolição dos testes cosméticos na União Europeia: http://ec.europa.eu/consumers/sectors/cosmetics/animal-testing/index_en.htm

Grata por sua atenção!

-------------------------

Lista com os nomes dos senadores:

acir@senador.leg.br, aecio.neves@senador.leg.br, alfredo.nascimento@senador.leg.br, aloysionunes.ferreira@senador.leg.br, alvarodias@senador.leg.br, ana.amelia@senadora.leg.br, ana.rita@senadora.leg.br, angela.portela@senadora.leg.br, anibal.diniz@senador.leg.br, antonio.rodrigues@senador.leg.br, antoniocarlosvaladares@senador.leg.br, armando.monteiro@senador.leg.br, ataides.oliveira@senador.leg.br, benedito.lira@senador.leg.br, casildomaldaner@senador.leg.br, cassio@senador.leg.br, cicero.lucena@senador.leg.br, cidinho.santos@senador.leg.br, ciro.nogueira@senador.leg.br, clesio.andrade@senador.leg.br, cristovam@senador.leg.br, cyro.miranda@senador.leg.br, delcidio.amaral@senador.leg.br, eduardo.amorim@senador.leg.br, eduardo.braga@senador.leg.br, eduardo.suplicy@senador.leg.br, ecafeteira@senador.leg.br, eunicio.oliveira@senador.leg.br, fernando.collor@senador.leg.br, flexaribeiro@senador.leg.br, francisco.dornelles@senador.leg.br, gim.argello@senador.leg.br, gleisi@senadora.leg.br, humberto.costa@senador.leg.br, inacioarruda@senador.leg.br, ivo.cassol@senador.leg.br, ivonete.dantas@senadora.leg.br, jader.barbalho@senador.leg.br, jarbas.vasconcelos@senador.leg.br, jayme.campos@senador.leg.br, joao.alberto@senador.leg.br, capi@senador.leg.br, joaodurval@senador.leg.br, j.v.claudino@senador.leg.br, jorgeviana.acre@senador.leg.br, jose.agripino@senador.leg.br, gab.josepimentel@senado.leg.br, sarney@senador.leg.br, katia.abreu@senadora.leg.br, lidice.mata@senadora.leg.br, lindbergh.farias@senador.leg.br, lobaofilho@senador.leg.br, lucia.vania@senadora.leg.br, luizhenrique@senador.leg.br, magnomalta@senador.leg.br, crivella@senador.leg.br, maria.carmo@senadora.leg.br, mario.couto@senador.leg.br, mozarildo@senador.leg.br, paulobauer@senador.leg.br, paulodavim@senador.leg.br, paulopaim@senador.leg.br, simon@senador.leg.br, pedrotaques@senador.leg.br, randolfe.rodrigues@senador.leg.br, renan.calheiros@senador.leg.br, ricardoferraco@senador.leg.br, roberto.requiao@senador.leg.br, rollemberg@senador.leg.br, romero.juca@senador.leg.br, ruben.figueiro@senador.gov.br, sergiopetecao@senador.leg.br, valdir.raupp@senador.leg.br, vanessa.grazziotin@senadora.leg.br, vicentinho.alves@senador.leg.br, vital.rego@senador.leg.br, waldemir.moka@senador.leg.br, pinheiro@senador.leg.br, wellington.dias@senador.leg.br, wilder.morais@senador.leg.br, zeze.perrella@senador.leg.br
Leia mais...

Animais são envenenados em condomínio em Ribeirão Preto (SP)



Meu Deus!!!! pena que o jornalista está mal informado.... pena de um ano para o criminoso? ãh, tá... quem dera!!!!!

Balanço Geral - Rede Record - 24/06/14
Leia mais...

Égua e potrinha são resgatadas após parto no Barreirinha - PR



Olha que dó, gente.... parir seu filhote nestas condições de abandono.... Deus os ajude!!!!
--------------------
Égua e potrinho resgatado (foto: Divulgação/SPAC)
Suposto dono foi levado à Delegacia do Meio Ambiente

A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) resgatou na última quinta-feira (19) uma égua e sua potrinha no Barreirinha, em Curitiba. A égua estava amarrada em uma rua sem saída em trabalho de parto. Os moradores da rua teriam percebido o parto por volta das 9 da manhã, não sabiam quem seria o responsável pelo animal. O parto terminou próximo das 10 horas. Nasceu uma
Leia mais...

Jovem salva cãozinho que caiu num poço - Índia



Gente, como este cãozinho foi parar lá?

(24-06-2014 11:51) Este vídeo está comovendo várias pessoas na internet e mostra imagens incríveis de quando um jovem resolveu salvar um cachorrinho preso em um poço. O fato aconteceu na Índia e o rapaz decidiu salvar o cãozinho após ouvir um barulho estranho perto da rua por onde passava.
Leia mais...

NY proíbe tatuagens em cães e gatos



Puro capricho humano, né mesmo? ainda bem que tem políticos bons por lá.... nesta hora a lei é uma boa!!!!
-----------------------
O estado de Nova York aprovou uma lei que proíbe e torna ilegal a realização de tatuagens e colocação de piercings em animais. O projeto de lei foi apresentado pela deputada democrática Linda Rosenthal após a moda de "gatos góticos", gatos punk com piercing, correntes e tatuagens. Agora só falta a aprovação do governador Andrew Cuomo, que já prometeu que assinará o documento. 

Como foi explicado pela deputada, a norma pretende proteger os animais de "caprichos egoístas" de seus donos. "Fazer uma tatuagem e um piercing em animais de companhia não há outra razão senão aquela de satisfazer as preferências estéticas de seus donos e causa dores inúteis em cães e gatos", explicou Rosentahl.

FONTE: JB
Leia mais...

Instrumentos musicais distraem animais de zoológicos



Pois é, ocupar os animais de alguma maneira enquanto ficam expostos para humanos os "apreciarem"... Minha Santa do Balão Subindo, não dá para apagar esta fogueira do egoísmo e desrespeito da nossa espécie pelos bichos?


(28-05-2014 11:52) Animais de jardim zoológico hoje em dia, não são apenas alimentados, mas também recebem outro tipo de entretenimento. Para que a vida entre grades fique um pouco mais animada, que tal um pouco de música? E para essas lontras e orangotangos, órgãos e pianos são os instrumentos favoritos, dos futuros artistas clássicos. Mesmo que ainda um pouco fora do tom, o que não falta é inspiração
Leia mais...

Pelo direito dos cães andarem em todos os lugares



Maravilha!!!! apoiamos incondicinalmente, não?
----------------------
Para Alexandre Vazquez, dono de cinco cães, eles têm direito à liberdade: "Se o cachorro sujar, tem de limpar. É o dono que tem de ser responsável"
Brasilienses cobram a livre circulação dos animais de estimação em todos os locais da cidade. Para eles, quem deve ser punido é o dono mal-educado

Ela mal desce do carro e o assédio já começa. Ainda na garagem do shopping, Chanel ganha olhares curiosos e muitos chamegos. Também, pudera. Não é todo dia que se vê uma shih-tzu de roupinha e laço de fita passeando por aí, dentro de um carrinho. Se na Europa e nos Estados Unidos os amigos de quatro patas costumam frequentar os mesmos locais que os donos – de centros comerciais a ônibus e metrô –, no Brasil são poucas as cidades em que o livre acesso de animais de estimação a espaços públicos e sociais é uma realidade.
Leia mais...