05/12/2014

Uma história sobre animais de estimação que melhoram qualidade de vida de idosos

Tem pessoas que não gostam  de  que a gente fale de zooterapia, mas, tem certas horas que eu acho que que é um par de tomadas: um funciona junto como outro.... Tem horas que concordo que é exploração, mas, tem outras que acho complemento..... Eu não vivo sem meus bichos.... e aí? é exploração.... ah, sei lá...... Vou contar uma história:

Tenho uma tia de 85 anos  (bem lúcida) que há uns 10 meses perdeu seu gatinho de 16 anos. Ela ficou arrazada. Lembrei, então, que havia muitos outros gatinhos precisando de cuidados e ela quis de dedicar a um destes que estivessse em sofrimento. E olha que ela é sócia da SUIPA há mais de 30 anos. Pois bem, recorri a várias protetoras que mexem com adoção e NENHUMA DELAS quis doar um gato velho para ela por causa da idade.

Recorri a Liliam da ONG 8 Vidas que disse estar com uma gatinha que há meses não saia de dentro de um transporte de cachorro por medo dos outros gatos. Final da história? hoje, Sofia,  esta mesma gatinha idosa dorme na cama de minha Tia Terezinha que a adora de paixão A casa é só para ela (ela é que manda no espaço), já deixa ser manejada, aceita carinho, come da melhor ração, tem veterinária para qualquer "coisa" que minha tia possa achar errado.... Enfim, isto é exploração? 

Claro que minha tia tem  idade e se algo acontecer com ela, Sofia vem p´ra mim ou para minha outra prima que ama animais. Pois é, né? Escrevi esta história porque estava engasgada com tanta preocupação de certas protetoras que não cederam um animalzinho que podia ter uma vidinha boa só porque minha tia tem 85 anos mesmo eu assumindo a responsabilidade..... Valeu Lilian, companheira que pode atestar o que estou declarando.
________________________

3 comentários:

  1. fabiola ratton05/12/2014 12:29

    Meus tem 70 e 77 anos de idade. O cchorro deles morreu há um ano e foi um sofrimento pra eles. Pouco antes dele morrer eu tinha implorado para minha mãe ficar com um gato que eu resgatei e que não podia ficar na minha casa, pq ele teve exame positivo para coronavírus e eu estava com dois filhotes, fiquei com medo deles ficarem doentes. Esse gato estava numa situação deplorável na rua, idoso, sem dentes, cheio de piolhos e pulgas e com um abcesso que estorou e levou mais de um mês pra recuperar a perda de tecido, estava com um buraco gigante no couro, dava pra ver toda a carne por dentro. Como a cicatrização foi por segunda intenção ele teve que ficar em um quarto nos fundos da casa por um tempo, até fechar a ferida. Nesse meio tempo o cachorro deles morreu e minha mãem que nunca teve gato antes, passou a se dedicar ao gatinho. Hj ele tem uma rotininha bem gostosa, de manhã fica no quintal tomando sol, dorme a tarde toda no quartinho dele e de noite vai pra cama da minha mãe até exatamente 10hs, quando ele pede pra voltar pro quartinho dele. Meus pais se divertem com ele e não tenho dúvidas de que essa adoção fez um extremo a todos. Que destino teria o pobre Domenico? E sabe de uma coisa? Sr. Domenico nem olha na minha cara, o ingrato, a paixão dele é minha mãe, ele passa horas deitado na barriga dela olhando apaixonado, como diz meu pai.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho a menor dúvida sobre isso,tenho experiencia própria com os meus pais,o vidão que Tico e Capitu levam (cães),é ótimo pra eles a preocupação com a comida,visitas no vet,fora a companhia que são,Tico é a sombra do meu pai,Capitu é velhinha só dorme rsrsrs,mas ssão muito amados.

    ResponderExcluir
  3. Animais como cães e gatos precisam do contato humano. Então é uma via de mão dupla, o humano pelo animal e o animal pelo humano. Não é exploração, a não ser que hajam maus tratos. Pelo contrário. Um completa a vida do outro.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪