15/12/2014

'Barriga jornalística' sobre o Papa ter dito que os cães vão para o céu


Rapaz, entramos nesta.... Publiquei no dia 13 a postagem: Papa declara: "O Paraíso é aberto a todas as criaturas de Deus". Não foi bem assim.......

Fazer o quê? afinal, NYTimes tem credibilidade..... 

Tem alguns desmentidos que podem ser lidos aqui e aqui. No Mural Animal tem outras informações. Mas, estou publicando do E-farsas porque gosto muito deste site. Mas, quer saber? continuo gostando dele apesar dele ter se metido naquele trelele dos animais em rituais lá na Polônia e Israel. 

Cheguei até a publicar: Papa está preocupado com a proibição do abate kosher de animais na Polónia. Agora, só espero que ninguém me tire o direito de dizer que quando é para elogiar, nos elogia, mas, quando é p´ra maiar, nós maia, né mesmo?
---------------------------------------
Declaração polêmica atribuída ao papa Francisco sobre a alma dos cachorros irem para o céu repercute em toda web, mas será que ele disse isso mesmo?

A notícia apareceu na internet no dia 11 de dezembro de 2014. De acordo com a manchete, o papa Francisco teria dito
a um garoto que todos os cães vão pra o céu!

A frase, que teria sido dita pelo papa no Vaticano para consolar o pobre menino, que havia acabado de perder o seu cãozinho de estimação, e foi publicada em vários sites de notícias no mundo todo, como prestigiado New York Times, o portal da Veja e o jornal Folha de São Paulo, sendo muito bem vista por organizações de defesa aos animais, mas ficou a dúvida no ar: Será que ele disse isso mesmo?

Verdadeiro ou falso?
Apesar da notícia ter sido publicada em vários jornais sérios, como o New York Times, essa história é falsa!

No dia seguinte após a publicação da matéria, o repórter do Times Rick Gladstone fez o que muitos colegas brasileiros não faz: Reconheceu que estava errado e atualizou o seu artigo!

Na correção, o New York Times explica que o papa apenas teria dito:

“A Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste projeto maravilhoso também afeta tudo ao nosso redor.”

O repórter explicou que, diferente do que ele havia informado anteriormente, o papa Francisco não havia dito isso para consolar um garotinho triste pela perda de seu cãozinho. Na verdade, a frase aí de cima foi tirada (e destorcida) de audiência geral do papa no Vaticano!

Gladstone se defendeu, dizendo que havia se baseado num artigo publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera, onde o autor apenas sugeriu que Francisco poderia estar dizendo que exista vida após a morte também para os animais.

A gafe (que foi publicada na primeira página da versão impressa do New York Times) foi notada pelo jornal USA Today, que classificou o incidente como uma “lenda urbana” e um “desastre de trem jornalístico”. Segundo o USA, a versão italiana do Huffington Post também caiu no erro, publicando um artigo afirmando que Francisco teria dito: “Vamos ir para o céu com os animais”!

O GetReligion explica por que é mentira essa suposta declaração do papa Francisco sobre a alma dos animais e de outras declarações que teriam sido feitas por seus antecessores sobre o assunto. De acordo com Dawn Eden, frases desse tipo que foram atribuídas a João Paulo II, por exemplo, não possuem nenhuma fonte que as comprove!

Conclusão
O papa Franscisco não disse que os animais vão para o céu! Tudo não passou de um erro jornalistico que fez muitos sites de notícia que vivem do “copia-e-cola” repetissem o boato, sem antes darem uma simples verificada no assunto!

FONTE: e-farsas

8 comentários:

  1. Independentemente do Papa de tido isso ou aquilo, o que importa é que os animais VÃO para o céu sim!!!!! Aliás, TODOS eles pois são seres puros, ao contrário de muito "serumano" que tem por este mundo afora....Continuo achando Papa Francisco o máximo!!!!
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Cristina Calixto15/12/2014 08:46

    Pois é, conforme lhe expliquei por email, não postei justamente devido a outra notícia que li, onde ele criticava casais que adotam animais ao invés de terem filhos. Como se o mundo precisasse de mais gente para destruir o planeta...

    ResponderExcluir
  3. Não creio em um erro inocente... Acredito, sim, em "jogada de marketing".
    Respeito sua opinião sobre o Papa, Sheila, dentre tantos horríveis aparece uma salvação. Mas ainda sou muito desconfiada do Vaticano e suas armações.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sheila, ainda não li sobre as correções, apesar de no dia 12 já postar que o NY Times tinha distorcido a história e as palavras. MAS ELA NÃO É FALSA! SÓ FOI DISTORCIDA! Acho até que foi distorcida para parecer falsa. É questão de interpretação. O Papa falou para quem quiser ouvir "QUE O CÉU ESTÁ ABERTO A TODAS AS CRIATURAS, e lá eles serão investidos pela alegria e o amor de Deus, sem limites”. Está no vídeo que eu fiz questão de copiar direto da agência de notícias do Vaticano e onde inclui tb, que o Papa concedeu a 1a. audiência a uma 'Delegação de Quatro Patas'.(http://muralanimal.blogspot.com/2014/12/declaracao-do-papa-que-os-animais-vao.html)

    ResponderExcluir
  5. Bom que religiosos e pessoas mundialmente famosas se declarassem e agissem em favor dos animais mas se não o querem fazer, não importa, o façamos nós os anônimos que nos importamos com eles, sem esperar por Sua Santidade ou pessoas não tão santas.

    ResponderExcluir
  6. Por acaso, alguém ligado ao papa, o seu secretario particular, ou um jornalista responsável pelo Varticano, veio a publico dizer que o Papa não disse isso? se ninguém desmentiu, É VERDADE...

    ResponderExcluir
  7. Jorge Romano15/12/2014 21:46

    É pena que o Papa ainda não saiba disso, OU ainda não tenha dito explicitamente. Afinal, como diria minha avó, quem tem culpa tem medo, ou era algo parecido. Mas o que importa é que aqueles que foram agraciados nesta vida com o amor de um animal, sabem que eles também tem um lugar especial no reino do céu. O resto é marketing. Não somos Papa mas também sabemos perdoar a ignorância.

    ResponderExcluir
  8. Sheila, acredito que o Papa disse mesmo isso e, veja bem, coisas que ele fala em particular para essa ou aquela pessoa não são para trombetear aos quatro ventos, qualquer pessoa age assim. Eu publico muita coisa, mas não as minhas conversas de dia-a-dia e, sendo este assunto da alma dos animais controversa, e estando em aberto no Catolicismo (encontrei na via vários padres que admitiam a presença de animais como cães na vida futura; Dom Marcos Barbosa, tradutor de O pequeno príncipe, foi um deles) dificilmente vamos esperar um documento oficial. E justamente porque, no catolicismo, o importante é o que leva à salvação eterna, com Deus no Ceú; ora o animal não tem pecado portanto não precisa ser salvo. Creio porém que por sua inocência básica os bichos não terão a visão de Deus, por ser a mesma um prêmio especial para o mérito de vencer o pecado, mas poderão existir para sempre. Recomendo assistir o filme de Walt Disney As tres vidas de Thomasina, que trata desse assunto. Quanto ao que o Papa tenha dito sobre pessoas que casam não querendo ter filhos, convenhamos que isso é errado mesmo; casais sem filhos deveriam adotar uma criança pelo menos, pois é muito trsite a sorte das crianças enjeitadas que não são adotadas, não obtem um lar. Mas, ele não disse que quem adotar uma criança ou várias, não possa ter bichos de estimação. O coração tem espaço para todo mundo. Olhem , tanto o Papa deve ter dito mesmo aquilo que já tem gente falando mal dele na internet... abraços. Miguel.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪