12/09/2014

Thomas Edison, por ser contra corrente alternada, eletrocutou animais incluindo uma elefanta




Quando nossa leitora Victoria nos mandou a informação, cai p´ra trás!!!! Vocês sabiam disto? Vejam o vídeo.... fiquei abestalhada!!!!!!

A ASPCA já estava em ação....






_________________________

"A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se
adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla."
.........

"Edison realizou uma campanha para desestimular o uso  da corrente alternada, inclusive divulgando notícias de acidentes fatais com corrente alternada, ao matar animais publicamente e ao pedir votos contra o uso da corrente alternada em legislaturas estaduais. Edison ordenou que seus técnicos, principalmente Arthur Kennelly e Harold P. Brown,  comandassem os vários sacrifícios de animais com corrente alternada, principalmente gatos e cães vadios, mas também gado bovino e equino indesejável a até uma elefanta chamada Topsy. Sob essas ordens, eles foram à imprensa para demonstrar que a corrente alternada era mais perigosa que o sistema de Edison de corrente contínua. Ele também tentou popularizar o termo being electrocuted (ser eletrocutado) como ser "Westinghoused". Anos depois, a corrente contínua tinha perdido a "guerra das correntes", em 1902, sua equipe de filmagem, supervisionada por funcionários de Edison, fez um vídeo da eletrocussão a alta voltagem com corrente alternada de Topsy, um elefante de circo da Coney Island que recentemente tinha matado um homem."




Topsy era uma elefanta domesticada do Forepaugh Circus de Coney Island. Sua origem é desconhecida. Matou três homens, incluindo um domador bêbado que lhe dava de comer cigarros acesos . Seus proprietários a consideraram um perigo e por isso decidiram matá-la.

Primeiro decidiram que fosse enforcada, porém a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals protestou e se consideraram outras alternativas. Thomas Edison  , que naquela época estava no meio de uma disputa com Nikola Tesla, discutindo acerca dos perigos da corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current) e as vantagens da corrente continua (CC ou DC do inglês direct current) tratou de que fosse eletrocutada com corrente alternada, com o que conseguiria também provar os perigos desta, e convenceu a associação protetora de animais3 .

Morte
Antes do eletrocutamento de Topsy, deram para ela comer cenouras recheadas com 460 gramas de cianureto de potássio. Na execução lhe aplicaram a corrente procedente de uma fonte de 6600 volts de corrente alternada, que a matou em menos de um minuto. O eletrocutamento de Topsy foi presenciado por cerca de 1500 pessoas e a gravação feita por Thomas Edison foi visualizada em todo o país.

Em 20 de julho de 2003 se inaugurou um monumento em sua homenagem no Coney Island Museum4 .

15 comentários:

  1. Sheila. A rivalidade entre Edison e Tesla (que já foram sócios), não é nenhuma novidade. Edison (defensor da correte contínua, que é a perigosa) desafiava Tesla (defensor da corrente alternada, utilizada até os nossos dias), eletrocutando elefantes e cavalos no meio das ruas de Nova York. Edison sempre foi ganancioso e quando viu que Tesla era promissor, o despediu de sua companhia, sem pagá-lo nenhum centavo (os dois eram sócios da CIA de Eletricidade de Nova York). Mesmo assim, Tesla continuou trabalhando no uso da corrente alternada e isso chamou a atenção dos maiores industriais da época, que começaram a investir pesado no uso da transmissão de energia por corrente alternada. Isso enfureceu Edison, que depois disso, não estava muito bem das pernas financeiramente, a cometer essas barbaridades. Lembrando também, que antes de Tesla entrar pra companhia de Edison, as pessoas e os animais, viviam tomando choque pelas ruas de Nova York e Tesla resolveu este problema.


    Ezequiel

    ResponderExcluir
  2. rosa elisa villanueva12/09/2014 10:31

    Sheila, não consegui assistir mais que uns segundos desse vídeo. Horrível, cruel e desumano. Tadinha da Topsy.

    ResponderExcluir
  3. Resumindo:::: Thomas Edson, que esteja ardendo no quinto dos infernos era uma canalha , FDP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina Calixto12/09/2014 22:38

      Sei que o assunto é repugnante, mas morro de rir com seus comentários, Mari!

      Excluir
    2. PÔooooooooooooooooo , morria e nao sabia disso Cristina Calixto, esse cara caiu no meu conceito legal.

      Podia fazer os experimentos de energia eletrica com a mãe....PQP

      Excluir
  4. Pobres bichos... Li sobre isso no ano passado no site da ANDA (março de 2013 http://www.anda.jor.br/08/03/2013/topsy-a-elefanta-eletrocutada-por-thomas-edison) e não tive reação de espanto, somente de asco e indignação. Esse falso inventor da lâmpada foi muito mais podre (assim como muitos outros) do que tem sido revelado, mas a história vende a imagem de um grande gênio e o populacho compra.

    Como fervorosa admiradora do Tesla que sou e para salientar a diferença entre um gênio e um crápula, deixo aqui uma referência do maior e mais brilhante inventor que humanidade já teve:

    “É certamente preferível produzir vegetais, e penso, por isso, que o vegetarianismo é um louvável abandono de um habito bárbaro instituído. Que podemos subsistir com alimentos vegetais e fazer o nosso trabalho até com vantagens não é uma teoria, mas sim um fato bem demonstrado. Muitas raças vivem quase exclusivamente à base de vegetais e são superiores psicologicamente e em força. (…) Tendo em conta estes fatos, todos os esforços devem ser feitos para parar o abate cruel e desnecessário de animais, que deve ser destrutivo para os nossos princípios morais.” Century Illustrated Magazine, Junho de 1900.

    ResponderExcluir
  5. Depois desse episódio terrível Thomas Jefferson virou um protetor de animais. Uma pena que a Topsy tinha que sofrer tão terrivelmente para ele entender o sentido de compaixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina Calixto12/09/2014 22:41

      Desculpe, Maureen, não entendi: Thomas Jefferson ou Thomas Edson (o assassino da Topsy)?

      Excluir
  6. Só não dá para abdicarmos da energia elétrica em repúdio aos experimentos do seu inventor ou será que deveriamos, a fim de sermos coerentes com os ideais de veganismo que pregamos e exercemos?! Ler foi possível, assistir o vídeo, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata de abdicar da energia elétrica, querida. Não fosse Tomas Edison, cedo ou tarde, outro a descobriria. Trata-se de soberba, vaidade, desespero pelo dinheiro e indiferença por outros seres vivos. Mesmo para os padrões daquela época, não havia a necessidade de eletrocutar tantos animais para provar o óbvio, mas Edison tinha a necessidade de se exibir e fazer de tudo para arruinar a carreira de seus concorrentes.

      Excluir
  7. Após eletrocutar animais indefesos, Tomas Edison participou da invenção da cadeira elétrica e é bem possível que, para testá-la, muitos inocentes morreram nela. Concluímos mais uma vez que, seja considerado gênio ou não, uma pessoa que é capaz de tirar a vida de animais, é também capaz de tirar a vida de pessoas sem nenhum remorso. Edison provou isso.

    ResponderExcluir
  8. Essa história aparece na série do History Channel “Gigantes da Indústria". Conta em detalhes pra quem quiser saber mais desta barbarie

    ResponderExcluir
  9. Poxa, também não sabia. Tinha encontrado essa frase da sua autoria: "A não-violência leva a mais alta ética, que é o objetivo de toda a evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres vivos, seremos ainda selvagens", que não deixa de ser verdade, e colocado em uma apresentação, mas fiquei estarrecida com o fato e retirei a tempo!

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia desse fato abominável, mas sei que Tesla é o verdadeiro inventor do rádio, e não Marconi, como a maioria ainda crê.

    ResponderExcluir
  11. O mundo de hoje é mais cruel! Aborta-se hoje com mais sangue frio do que Edson e mais crueldade com que realizava Hitler a sua eugenia...Assistam o vídeo "Um grito silencioso" e irão entender perfeitamente o que quero dizer!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪