13/09/2014

Com doações por rede social, morador do Rio resgata animais à beira do morte

É trabalho que não acaba mais.... veja um dos vídeos mais abaixo
----------------------------
Wilson retira, uma por uma, as larvas que se alojaram no corte profundo da garganta de um cachorro resgatado: batizado de Marcelino, o animal hoje vive saudável em Belford Roxo (28.08)
O artista plástico Wilson Martins Coutinho dedica sua vida ao cuidado de animais abandonados e vítimas de maus-tratos

As imagens são fortes, e em nada lembram as de bichinhos saudáveis em situações simpáticas que atraem 'curtidas' no Facebook. Nas fotos postadas pelo artista plástico belford-roxense Wilson Martins Coutinho, animais são retratados
em circunstâncias de extrema vulnerabilidade: com machucados profundos e necrosados, infestados de larvas e com um enquadramento tão próximo que faz o observador ser tomado por calafrios. Mas se tamanha fragilidade causa aversão, também traz engajamento: é graças a visibilidade conseguida com a rede social que Coutinho perpetua seu trabalho.

É comum por ali as fotos terem mais de 1.000 curtidas. Afinal, mais de 278 mil seguidores se distribuem nos quatro perfis criados por ele, "porque as páginas vão lotando e as pessoas querem acompanhar", justifica. Por acompanhar, entenda-se doar dinheiro, comida e medicamentos para o cuidado de seus "anjos".

A prestação de contas se dá quase que diariamente, com a publicação dos recibos e pedidos médicos, o que lhe garante respeito e confiaça entre os internautas. As despesas clínicas recebem ainda um desconto importante do veterinário Ronaldo Caetano, que apoia Wilson. "Minhas páginas são um tipo de Big Brother, porque mostro a evolução dos animais todos os dias. As pessoas entram pra acompanhar as histórias, para ver como está cheio de vida um cachorro que foi tirado da rua praticamente morto", conta ele.

Wilson é um autoproclamado protetor de animais, mas que ganhou o tratamento de "santo" de seus admiradores ao se dedicar integralmente ao resgate e tratamento de bichos abandonados nas ruas da Baixada Fluminense. A região metropolitana do Rio de Janeiro é marcada pela carência de serviços públicos fundamentais, com saneamento precário e qualidade de vida comprometida. "Aqui é a Etiópia dos animais: é perto de favelas, está cheio de maus tratos e abandono", explica.

Mosaicista e cozinheiro de forno e fogão formado, ele não consegue hoje se dedicar a nenhum dos dois ofícios. Ao lado da irmã e da mãe, ele estima já ter tirado cerca de mil animais das ruas, e muitos conseguiram novos lares. Atualmente, pelo menos 400 estão sob sua custódia: os mais vulneráveis em sua casa, e os reabilitados, no sítio comprado por seguidores, muitos estrangeiros, para que ele conseguisse ampliar sua atuação. O lugar, numa área isolada de Belford Roxo, foi batizado de Santuário Nosso Sonho. 

Lá, cachorros e gatos dividem os 120 mil metros quadrados com cavalos, porcos, cabritos, vacas, gansos, perus, coelhos e até mesmo galinhas que haviam sido usadas em trabalhos religiosos. A Polícia Ambiental costuma ir até o lugar para soltar animais apreendidos.

Há poucas semanas, Wilson deu entrada na documentação para transformar sua iniciativa em uma organização não-governamental. "A única ajuda que tenho é de pessoas simples, tão comuns quanto eu e você. Sou a mão delas, que amam os animais mas não tem como cuidar dos animais e fazer este trabalho nas ruas", resume.

Wilson Coutinho resgata um cavalo. Assista:


FONTE: Ig

16 comentários:

  1. O Wilson é d+++++++++++++++++++++++++++ mesmo

    ResponderExcluir
  2. O Wilson vc é de deus e ele estar com tigo nesse momento e tenho certeza que vc vai conseguir com deus ao teu lado e o São Francisco de Assis ao lado do animal a revolta é muito grande

    ResponderExcluir
  3. Grande ser humano... Quanta atitude !!!

    ResponderExcluir
  4. Cristina Calixto13/09/2014 22:58

    Conheço o trabalho dele há tempos. Só não sabia que ele era de Belford Roxo.

    ResponderExcluir
  5. Esse cara e um anjo! eu ja conheci ser humanos bons, Mais Wilson supera todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WILSON CRIMINOSO ESTA SENDO ALTAMENTE INVESTIGADO POR CRIMES DE MAIOR POTENCIAL - Com mais de 500 paginas impressas de provas contra ele, eu Renata Mello da Silva Brito, CPF 087034017-40 fui ate Delegacia do MEio Ambiente do RJ em junho do ano passado , fiz a denuncia, ele foi chamado pra se defender e levou APENAS um abaixo assinado de seguidores fanaticos - detalhe tinha quase 50 mil seguidores na epoca e somente 5 mil assinaram online esse abaixo-assinado.


      Sou protetora de animais - tenho 200 rsgatados sob minha responsabilidade vivendo com dignidade - e

      vou lutar ate o fim contra pessoas que usam animais , idosos, criancas, etc para satisfazer seus interesses

      proprios. Meu Facebook - Renata Brito Protetora de Animais I



      BASE DA MINHA DENUNCIA contra o wilson - EM PRATICAMENTE TODOS OS RESGATES DELE

      OBSERVA-SE EM EXAGERO NEGLIGENCIA, EXPOSICAO DA SUA IMAGEM DE BOM SAMARITANO

      ACIMA DO BEM-ESTAR DOS ANIMAIS, EXPOSICAO DAS CONTAS BANCARIAS, MAU USO DOS

      ANIMAIS FLAGELADOS e PRATICA ILEGAL DE PROFISSAO. FALTAM EXAMES NOS ANIMAIS,

      FALTA RACAO DE QUALIDADE, FALTAM REMEDIOS EFICAZES, FALTA RESPONSABILIDADE,

      FALTAM IDAS URGENTES AO VETERINARIO, FALTAM NOTAS FISCAIS,


      o delegado dr Rezende diante das minhas provas e diante de nada da defesa dele encaminhou ao Ministerio Publico, que imediatamente iniciou processo e a audiencia foi marcada para novembro do ano passado, essa audiencia foi suspensa a pedido do proprio promotor criminal dr Bruno de Belford Roxo porque seria uma audiencia no JECRIM e seria crime de menor potencial, entao o juiz diante das provas acolheu o pedido do dr Bruno para processo ir para uma vara criminal, onde o Wilson sera investigado e julgado por crimes de maior potencial, como por exemplo estelionato, desvio de doacoes, pratica ilegal da profissao e etc, nao esquecendo claro do crime de maus-tratos, onde varios animais resgatados por ele foram negligenciados, nao foram levados para as clinicas veterinarias , foram levados pra casa dele - que postou no facebook as fotos chocantes com suas contas bancarias ao inves de leva-los pra clinica - e eles acabaram morrendo sem exames e sem o tratamento veterinario necessario

      esse processo criminal pode ser confirmado e acompanhado no site do tribunal online

      http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&FLAGNOME&back=1&tipoConsulta=publica&numProcesso=2013.008.025941-6

      Processo No 0026235-24.2013.8.19.0008


      O juiz dr Alfredo cancelou a audiencia de novembro e esse processo criminal contra o wilson foi direcionado

      a PIP - Promotoria de Investigacao de Processos - alem da Delegacia do Meio Ambiente e da Promotoria do

      Meio Ambiente - como podem ver nesse link do tribunal o processo do wilson onde ja esta

      sendo altamente investigado pela Promotoria de Investigacao de Processo. Parabens a justica brasileira que

      tem funcionado nesse caso, mesmo que lentamente. Parabens a todos os promotores e Delegacia do Meio

      Ambiente que me receberam com cordialidade e competencia e estao agindo dentro da lei.



      decisao do juiz dr Alfredo - "Acolho a cota do MP retro e, em consequência, declino de minha competência

      em favor de uma das Varas Criminais desta Comarca, o que faço com base no art. 77, § 2º., da Lei

      9.099/95. Transitada em julgado, dê-se baixa, redistribua-se por sorteio e encaminhe-se. Intime-se o MP."



      O circo do wilson ja esta pegando fogo e podem ter certeza que os animais que morreram nas maos desse

      senhor terao a justica que merecem.

      Excluir
    2. Não vi prova nenhuma. Vi só vc reclamar de ele fazer um trabalho VOLUNTÁRIO diferente do que VOCÊ julga correto. Melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada. Se você é protetora como se diz, deveria deixar ele em paz ajudando os animais dele, enquanto vc ajuda outros e a vida segue. O que ele ganharia com isso? Dinheiro? Ele mora em Belford Roxo, se já visitou sabe as condições precárias que existem lá. Ele não vive com luxo, não faz viagens, dedica todo seu tempo aos animais. Como você pode perder o seu tempo (e o dele) com uma denuncia dessas? Se você acha que ele não está "ajudando da forma correta", pode ir lá e tentar melhorar, ao invés de piorar a situação para os próprios animais, que ficam no meio dessas briguinhas de pseudo protetores.

      Thassia Reis.

      Excluir
    3. Ele foi "ALTAMENTE INVESTIGADO" e sabe qual a conclusão? Foi arquivado.
      Dona Renata, sei que você cuida de animais assim como o SR. WILSON MARTINS COUTINHO... Continue com o seu trabalho e deixe-o em paz...

      Processo Nº 0026235-24.2013.8.19.0008 - com baixa e
      Processo Nº 0012291-81.2015.8.19.0008 com decisão da juíza: "Acolho a promoção de fls. retro por seus próprios e jurídicos fundamentos para, desta forma, determinar o ARQUIVAMENTO do procedimento investigatório em epígrafe."

      Felicidades a todos.

      Excluir
  6. Obrigada. É a única palavra que me ocorre pra alguém que faz tamanha diferença.

    ResponderExcluir
  7. A Rede Globo paga dois milhões de reais ao Big Brother, mas não tem iniciativa em ajudar um único protetor de animais e para pior, outros milhões de ricos em nosso país, segue esse exemplo: gastam dinheiro com muita futilidade.

    ResponderExcluir
  8. Acompanho o trabalho dele pelo facebook. Ele é uma pessoa maravilhosa!

    ResponderExcluir

  9. Triste e lamentável ver pessoas se degladiando na dita proteção animal, costumo dizer, que ainda bem que os animais não tomam conhecimento de tamanha baixaria, pois certamente,nobres de alma como são, iam preferir morrer na dor e no abandono, a serem o pivô de tanta discórdia. Repassava sempre emails procurando ajudar a moça por nome Renata Brito, até que recebi dezenas de emails dizendo que ela não é confiável e é exploradora de animais.
    Vi no face o trabalho do Wilson, e compartilhava SEMPRE, até que vieram me dizer a mesma coisa que dizem da Renata. Agora fico "em cima do muro" nem repasso os pedidos de ajuda, nem repasso emails que jogam o nome de ambos na lama, NAÕ CONHEÇO A FUNDO OS DOIS LADOS DA MOEDA, NÃO VIVENCIEI O DIA A DIA DE AMBOS, como eu posso dizer com PROPRIEDADE QUEM SÃO ELES...de FATO?! Como é lamentável a nossa espécie! Ver alguém destruindo a imagem do semelhante, me pergunto: será que "comeram sal junto"? ou tanta desavença é baseada somente no "disse que disse"? profundamente triste e lamentável!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber por qual motivo a gente é bloqueado e excluso do facebook do Wilson quando pedimos informações e fotos sobre os animais ao qual apadrinhamos?

    ResponderExcluir
  11. a maior fraude da proteçao animal

    ResponderExcluir
  12. Não confio não, ele não faz foto,dos animais no canil mas só dentro de casa, construiu uma cada grande antes de ter acabado o canil, constrói gerigonças para cachorros tetraplégicos mesmo quando um veterinário ofereceu tratamento gratis, compra 3000 reais de flores mas não tem,grana para ração... Gente essa storia ta muito mal contada!!!!

    Maria Luisa

    ResponderExcluir
  13. Então ... o cara é o cara ou não?

    http://www.megacurioso.com.br/personalidades/72902-13-razoes-que-mostram-que-o-protetor-wilson-e-a-melhor-pessoa-da-internet.htm

    Eu encontrei no site da MAX um catálogo de protetores. Achei muito legal a iniciativa deles.
    http://www.maxemacao.com.br/protetores/wilson-martins-coutinho.html#.VilCKRFVhBc

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪