13/08/2014

Shrek: a ovelha que ficou 6 anos sem tosa

Caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
----------------------------

A ovelha Shrek tinha uma vida normal de ovelha Merino em South Island, na Nova Zelândia. Mas isso só até o ano de 2004, quando ela ficou famosa. Se você está aí se perguntando por que raios uma ovelha ficaria famosa, saiba que a resposta é razoável.

Normalmente ovelhas Merino têm seus pelos cortados uma vez por ano, mas a Shrek odiava ter seu casaco quentinho removido. E, assim, a esperta
ovelha elaborou um plano de fuga para evitar ser tosada.

A ovelha que fugia da tosa
Essa ovelha fugiu por nada menos que 6 anos. Ela escapou do cercadinho das ovelhas e se escondeu em cavernas e buracos, para não ser encontrada mesmo. Eventualmente, a ovelha Shrek foi descoberta, embora não se parecesse nada com o animal que seus proprietários se lembravam. Ela estava envolta em uma bola de pelo tão imensa, que um de seus donos chegou a dizer que ela se parecia com um “criatura bíblica”.

Algumas raças de ovinos naturalmente mudam de lã a cada ano, mas ovelhas Merino são criadas para abatimento e corte de carne, e acabam nunca tendo a oportunidade de perder seu pelo. Logo… Enquanto a ovelha Shrek estava escondida atrás de paredes de cavernas, bem longe de qualquer lâmina de corte, sua lã continuou a crescer, e crescer e crescer. Quando já estava bem grande, cresceu um pouco mais.

Na verdade, depois de 6 anos sem quaisquer cortes de tosa, Shrek já tinha lã suficiente para produzir 20 blusas para homens, e homens grandes. Em cada ano que passou foragida, Shrek continuou a crescer a quantidade normal de pelo para uma ovelha Merino. Isso é: o pelo não perdeu o ritmo de crescimento. O equivalente a 6 vezes a quantidade de pelo normal encontrada em um ovelha dessa espécie tem um peso total de cerca de 30 kg! Olha só o estado da Shrek:

Perguntas
Isso deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, se perguntando se ovelhas de lã poderiam crescer continuamente seus pelos, se nunca fossem tosadas.

Dave Thomas, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, disse que essa lógica é válida para ovelhas Merino. Mas não é recomendado que a lã fique grande desse tamanho porque isso pode acabar se tornando um problema de saúde e segurança para os animais, especialmente para aqueles que vivem em condições muito quentes.

Muitos pelos só aumentam o estresse causado pelo calor e isso pode se tornar um problema real. Além disso, se a lã de uma ovelha se torna muito grande, pode acabar comprometendo seus movimentos, até ela ser incapaz de se levantar. Já pensou? Ninguém merece.

Contando carneirinhos
A ovelha Shrek não é a única a odiar o processo de corte, embora seja um ato rápido e sem dor com o qual as ovelhas ficam mais e mais confortáveis a medida que envelhecem. Carneiros bebês tendem a ser hostis para o corte, causando muita comoção nas primeiras vezes que experimentam o processo. Mas uma vez que eles aprendem que não é um doloroso e não afeta negativamente a sua vida, eles tendem a se tornar dóceis na hora da tosa. Quando feito por um indivíduo experiente, o corte leva apenas cerca de 5 a 10 minutos, no máximo.

Por baixo dos pelos
A ovelha Shrek pouco se parecia como uma ovelha, de tanto pelo que tinha em volta dela. Quando ela foi finalmente tosada, esse momento se transformou em um evento, transmitido pela televisão local.

Depois de tosado, todo o pelo da ovelha Shrek foi leiloado para apoiar instituições de caridade médicas que cuidam de crianças. E olha que legal: Shrek ficou TÃO famosa que já foi retratada em livros infantis. Até porque, se você reparar bem, essa ovelha é um símbolo de rebeldia que foge para salvar sua pele.

Infelizmente, a adorável e rebelde ovelha faleceu em 2011, quando tinha 16 anos de idade. 

FONTE: Hypescience

3 comentários:

  1. Paulo Gonçalves Jr13/08/2014 10:55

    Estão dizendo uma grande mentira nese texto. É só procurar na Web que qualquer um pode ver os maus tratos, chutes, e corte na pele que as ovelhas sofrem nessas "tosas indolores"
    http://www.anda.jor.br/29/10/2009/milhares-de-animais-sofrem-com-a-tosquia
    Essa pode não ter sofrido, mas as mutilações são sérias. Muito me admira aceitarem o texto acima

    ResponderExcluir
  2. O processo de tosa não é doloroso? Se não fosse, ela não teria fugido!
    Ao menos, ao contrário das outras, ela morreu de velhice.

    ResponderExcluir
  3. Tadinha !!!!!!!!!,

    Se ela fugia da tosa , com certeza não deve ser nada bom, ainda mais se praticado por um delinquente que nao goste de bichos..

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪