20/06/2014

Sancionada lei que proíbe rodeios em Juiz de Fora



Que MA-RA-VI-LHA!!!!!!!!!!!!!!!
-------------------------
Entidades de proteção aos animais veem aprovação como uma vitória contra os maus-tratos

Está proibida, em Juiz de Fora, a realização de rodeios, touradas ou eventos similares que envolvam maus-tratos e crueldade aos animais. A lei 12.981, de autoria do vereador José Márcio Garotinho (PV), foi sancionada nesta quarta-feira (18) pelo Executivo. Com isso, também veda-se o uso do sedém - cinta utilizada na virilha dos touros e cavalos durante rodeios - ou quaisquer outros mecanismos que possam submeter o animal a qualquer desconforto ou incômodo.

Na votação, os vereadores foram unânimes contra os rodeios na cidade, 19 votos a zero, acatando a tese de que, nos rodeios, existem, sim, maus-tratos aos animais. Para as entidades de proteção, a sanção da lei é uma vitória. "Essa foi uma conquista ímpar para a causa animal. Juiz de Fora, como cidade polo, tende a influenciar a proibição em municípios próximos", acredita Jussara Araújo, professora da Faculdade de Direito da UFJF e presidente da Associação Vida Protegida JF (Avip). Já para os adeptos da prática, a lei não procede. "Desde 2001, o rodeio é regulamentado por leis federais (nº 10.220/2001 e nº 10.519/2002). A lei municipal não pode se sobrepor à federal. Como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais, os bons não podem pagar pelos maus", afirma o locutor José da Rocha Júnior, Juninho, que vive dos rodeios há 15 anos.

Ânimos exaltados
Em maio, o projeto foi discutido na Câmara Municipal por parlamentares, entidades defensoras dos animais, promotores de eventos e adeptos do rodeio. Durante toda a audiência, que lotou o plenário, o público se manifestou, interrompendo a fala dos convidados, que apresentavam argumentos contra ou a favor da proibição, com vaias e aplausos. A maior discussão foi sobre o uso do sedém. Adeptos da prática do rodeio argumentaram, baseados em laudos de veterinários, que a cinta provoca cócegas na barriga dos animais, por isso eles pulam. Em contrapartida, defensores apresentaram laudos que comprovam que as vísceras dos animais são fortemente comprimidas pela faixa, o que faz com que eles pulem de dor. Por diversas vezes, o presidente do Legislativo, Julio Gasparette (PMDB), precisou intervir e pedir respeito para ambas as partes e ameaçou suspender a audiência.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Unesco em 1978, afirma que nenhum animal pode ser usado para divertimento do ser humano, nem ser vítima de atividades que lhe causem dor. Também protege os animais a lei federal 9605/98, art. 32, que prevê detenção de três meses a um ano, ou pagamento de multa, a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

FONTE: Tribuna de Minas

11 comentários:

  1. Maravilha!!!!!! Essa foi uma grande conquista. Se a proteção animal se unir, pode mudar muita coisa, principalmente em tempos eleitoreiros. Quando esses políticos se conscientizarem de que temos força e nossos votos são muitos e muito importantes, não vai faltar quem queira fazer alguma coisa em prol dos animais. E assim, conseguiremos salvar-lhes a vida e garantir-lhes o bem estar. Vibrei com isso!!!!!! Odeio rodeio!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ESTOU MUITO FELIZ,EM SABER QUE A LEI ESTÁ COMEÇANDO A PROTEGER OS ANIMAIS DE TAMANHA CRUELDADE,LÉA FERREIRA.

    ResponderExcluir
  3. Urge tornar essa lei de âmbito federal - apenas assim essa miséria acabará.

    ResponderExcluir
  4. "Um gol de placa".

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Será que em algum lugar existe um mapeamento onde já é proibido por lei os rodeios, animais em circo, charretes, etc ...? Algo tipo um Mapa da Abolição Animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já inclui Juiz de Fora no Mapa da Abolição da Exploração Animal

      http://atlasprotecaoanimal.blogspot.com.br/2014/07/mapa-da-abolicao-da-exploracao-animal.html

      Excluir
  6. Uebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. BEM FEITO P/ MACHOS METIDOS A CORAJOSOS QUE MONTAM OS TOUROS E CAVALOS COM OS ÓRGÃOS SEXUAIS AMARRADOS!
    BANDO DE IDIOTAS, EU ADORARIA AMARRAR OS ÓRGÃOS DESTES IGONORANTES MALDOSOS QUE MALTRATAM OS ANIMAIS!
    ESTES CARAS DEVIAM PASSAR UNS DIAS COM DOR COMO OS ANIMAIS OU ENTÃO QUE FOSSEM CASTRADOS A SANGUE FRIO COMO FAZEM COM OS ANIMAIS

    ResponderExcluir
  8. graças a deus agora estou feliz finalmente conseguimos com os maus tratos desses coitados são uns bandos de covardes e ignorantes que se divertem com os sofrimentos deles agora acabou

    ResponderExcluir
  9. Será uma grande conquista quando o rodeio for proibido em todo território nacional. Coisa de broxas!

    ResponderExcluir
  10. BOA. ADOREI.TBEM CONCORDO QUE A MAIOR VITORIA SERA UMA PROIBIÇAO NACIONAL.MAS QUEM VAI A ESSES EVENTOS TBEM É CONIVENTE COM O ATO.SAO CULPADOS TBEM.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪