09/06/2014

Justiça determina bloqueio de contas da Suipa



O título da matéria feita pelo SRZD faz uma afirmativa, mas, no texto não confirma. Diz que a Isabel ainda está tentando alguma saída....
--------------
Revista Eletônica "O Grito do Bicho" - Fazendo a notícia na luta pelo direito dos animais do céu, da terra e do mar.
A Sociedade União Internacional de Protetora dos Animais (Suipa) vive mais momentos de tensão. De acordo com a presidente da instituição, Izabel Nascimento, as contas bancárias estão perto de serem bloqueadas para o pagamento de uma dívida de R$ 15 milhões.

Izabel afirmou ao SRZD que vive um "pesadelo". Nesta sexta-feira, ela pediu ajuda para que um procurador federal impeça o bloqueio da conta que
reúne o dinheiro dos sócios da Suipa. Segundo a presidente da instituição, o bloqueio faria com que os funcionários ficassem sem salários, e animais sem alimentação.

O desespero de Izabel é tanto, que ela enviou um e-mail (o conteúdo foi conseguido com exclusividade pelo SRZD - leia abaixo) para o Ministério da Justiça. Ela quer que o ministro José Eduardo Cardozo interceda aos juízes que determinaram o bloqueio das contas bancárias. A presidente da Suipa espera que as dívidas também sejam perdoadas. "Tenho esperança, pois não foi uma dívida criada por malícia, mas pela falta de reconhecimento das autoridades", disse.

O SRZD tentou contato com o Ministério da Justiça, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Tentarei ser o máximo objetiva, para que possa esclarecer ao senhor o motivo deste meu email, que tem como foco principal, o não fechamento da SUIPA - SOCIEDADE UNIÃO INTERNACIONAL PROTETORA DOS ANIMAIS, existente no Brasil há 71 anos, a mais antiga proteção animal, conhecida em todo o País e também internacionalmente por ter o maior abrigo de animais de todos os continentes e por continuar realizando um trabalho de saúde pública, sem violência, salvando e protegendo vidas.

- A SUIPA é uma associação civil , sem fins lucrativos, nunca recebeu qualquer tipo de ajuda internacional ou das autoridades municipais, estaduais ou federais.
- Existe desde 1943 e, em 1945, recebeu oficialmente o título de utilidade pública federal e, em 1975, o certificado de entidade filantrópica.
- A cada três anos, os membros da diretoria e conselho fiscal são eleitos pelo quadro social, através de assembléia geral ordinária.
- Não existe qualquer tipo de pagamento direcionado aos membros da diretoria ou do conselho fiscal, que trabalham gratuitamente por amor à causa.
- A SUIPA vem sendo mantida, todos esses anos, com as contribuições mensais de cerca de quinze mil brasileiros que são associados à SUIPA.
- As despesas da SUIPA, todos os meses, são maiores que as receitas e as dívidas existentes são constantes.
- A SUIPA abriga atualmente cerca de quatro mil animais, de diversas espécies, a maioria cães e gatos abandonados pela população.
- A SUIPA tem a utilidade pública municipal e estadual.
- A SUIPA trabalha há anos nas comunidades em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, fazendo o controle populacional de animais, através da esterilização, conforme orienta a OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.
- A SUIPA tem diversos programas educativos e preventivos de saúde pública e não tem qualquer patrocínio, apenas a ajuda do quadro social para a manutenção dos seus programas.
- A SUIPA recebe há anos ofícios do MINISTÉRIO PUBLICO, JUIZES e PROMOTORES para abrigar animais e fazer visitas a imóveis, tendo que mandar relatórios com as soluções que foram tomadas pela SUIPA.
- A SUIPA recebe animais de delegacias, prefeituras, bombeiros, defesa civil, empresas como LAMSA, CCR, hospitais, escolas públicas e privadas etc....

Em 1995, no governo Sr. Itamar Franco, o CNAS - CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, cancelou de diversas associações e também da SUIPA, os dois títulos = filantropia e utilidade pública federal, alegando que a SUIPA não se "enquadrava" nas exigências daquele órgão, por tratar de "animais" e não de "pessoas".

A SUIPA contratou advogados em Brasilia, mesmo sem condições financeiras, para tentar restabelecer tanto a filantropia quanto a utilidade pública federal, sempre tendo os pedidos indeferidos.
Como consequência pela perda de ambos os títulos, a SUIPA deixou de ser isenta no pagamento de impostos e, a partir de 1995, começou a ser cobrada pelo governo federal, para pagar mensalmente cerca de sessenta mil reais referente ao INSS PATRONAL, por ter cerca de cento e cinquenta funcionários contratados.

Devido a falta de condições financeiras, a dívida da SUIPA junto ao INSS PATRONAL tornou-se impagável, estando hoje em torno de QUINZE MILHÕES DE REAIS.

A população que conhece o trabalho da SUIPA, através de petições, das redes sociais, de matérias e comentários de jornalistas diversos, artistas, intelectuais e da mídia em geral, vem esperando um final feliz para a SUIPA, com a devolução de ambos os títulos para a proteção animal mais tradicional brasileira, além do perdão da dívida, pela Presidente da República.

Se a SUIPA fosse uma empresa e tivesse lucros, certamente iria cumprir com os seus deveres junto às autoridades governamentais. Enretanto, a SUIPA faz o que o poder público é omisso em fazer ou porque não quer ou porque não sabe e isso é público e notório por todos os brasileiros! Existem milhares de proteções e de protetores desconhecidos pelo Brasil, que são marginalizados pelas autoridades, por estarem fazendo o que deveria ser realizado pelo poder público, o que está muito distante de acontecer em nosso País.......

A SUIPA pode funcionar como uma empresa, mas ela não tem qualquer tipo de lucratividade, sobrevivendo à duras penas, com a ajuda de brasileiros que conhecem e confiam no seu trabalho, direcionado à causa animal, tendo como consequência a saúde pública.

Em 07 de maio de 2014, estive em Brasília. No referido dia, vários documentos foram protocolados, sempre solicitando o restabelecimento da filantropia, da utilidade pública federal e o perdão da dívida, pela Sra. Dilma Rousseff, para que a SUIPA possa continuar trabalhando em favor de todos os animais = humanos e não humanos.

Por quê este email é em caráter emergencial?

Porque a SUIPA já está sendo "executada" em todos os sentidos!

Por isso, venho lhe pedir que converse com o Dr. Cardozo, para que ele ABRACE A SUIPA NESTE MOMENTO DESESPERADOR!
Hoje tomei conhecimento que as contas bancárias da SUIPA serão bloqueadas por esses dias. Nessas contas, vem sendo depositadas as contribuições mensais dos milhares de associados que ajudam a SUIPA para que ela não feche os portões. Se houver bloqueio, centenas de funcionários ficarão sem salários e, milhares de vidas inocentes, ficarão sem alimentação...

FONTE: Sidney Resende

23 comentários:

  1. rosa elisa villanueva09/06/2014 10:50

    Sheila,
    É uma barbaridade que a SUIPA tenha que passar por isso. E será que não há deputados sabendo dessa situação e interferindo em Brasília?

    ResponderExcluir
  2. QUE AS AUTORIDADES PERDOEM IMEDIATAMENTE ESSA INSTITUIÇÃO QUE RECEBE E ATENDE A MILHARES DE ANIMAIS A PREÇOS MÓDICOS,POIS QUEM PROCURA SOCORRO PARA SEU ANIMAL NA SUIPA,É SEMPRE BEM ATENDIDO..
    SE PERDOAM DÍVIDAS DE PAÍSES,ME INDIGNO AO VER O SOFRIMENTO QUE ESTÁ PASSANDO A SENHORA IZABEL.PERGUNTO:ONDE ESTÁ A HUMANIDADE DOS POLÍTICOS,QUE NÃO PERDOAM ESSA ÍNFIMA DIVIDA POR UMA CAUSA HUMANA.
    LÉA FEREIRA.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o país da Copa de todas as Copas?! Que nós convivemos com absurdos surreais é fato sabido. Mas o que está acontecendo com a SUIPA é a materialização da loucura de nossas instituições! Que a mídia internacional divulgue muito isso!!! Espero que haja um resto de sanidade nesse povo e que essa situação seja revertida.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, mas o governo isentou a FIFA do pagamento de impostos.
    Agora, quanto à essa fantástica instituição que acolhe animais abandonados à própria sorte e que presta um serviço super importante, ahhhh essa não precisa de isenção de impostos e nem de perdão das dívidas. Mas, enquanto isso, milhões foram gastos nesse evento frívolo chamado de Copa do Mundo...

    ResponderExcluir
  5. Heloisa Arruda09/06/2014 12:27


    Afinal qual é a proposta?? soltar os animais na rua?? eutanaziar todos eles??
    O bloqueio das contas vai criar um problema trabalhista ainda maior!!
    A Bebel deveria convocar sócios e simpatizantes para um dia de protesto na Suipa!! Helô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veronica
      Não estou conseguindo entrar no link da petição
      Teria como me enviar pelo twitter ? @ rabellomonique

      Excluir
  6. A petição pedindo o perdão da dívida ainda não conseguiu chegar a 50.000 assinaturas. Por favor, assinem e divulguem.

    A petição oficial (linkada no site da SUIPA) é esta https://secure.avaaz.org/po/petition/SUIPA_VIVA/

    ResponderExcluir
  7. ninguém pensou em organizar um ato de protesto, uma manifestaçao contra essa injustiça ?

    ResponderExcluir
  8. Tínhamos que dar um jeito de passar isso na televisão. Se alguém tivesse contato com alguém da midia.. Sei que já teve reportagem na Record, mas o tema deveria ser abordado novamente, em carater emergencial..

    Thassia Reis

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!! Cada vez mais fico indignada com a politicagem deste pobre país! Estão acabando com tudo! O brasil tá definhando. O que fazer pra conseguir "segurar" a Suipa? Abaixo assinado? Milhares de emails? Pra quem mora fora do Rio, não sabe como ajudar... mas precisamos fazer com quem de direito (e caneta na mão) ajude a perdoar as dívidas e parar com esta banalização dos seres vivos!!!
    Lígia

    ResponderExcluir
  10. Isso é um absurdo e de uma crueldade digna de Satanás em pessoa. Uma Associação dedicada há 71 anos a abrigar e tratar animais abandonados por donos cruéis e que, ainda, por conta das contribuições de seus Associados mantém ambulatório móvel de castração ( obrigação de Governos omissos); mais, ainda, atende gratuitamente os bichinhos de estimação de comunidades carentes, tanto em consultas como também em cirurgias, curativos etc. Muitos dos abrigados, recolhidos das ruas em estado lastimável, atropelados, doentes em estado quase terminal e que recuperam a saúde, graças a competência dos Veterinários que ali prestam serviço. É a essa Instituição de verdadeira caridade, não só para com os animais mas, ainda, para o pessoal carente que, não tendo outro apoio para tratar seus bichinhos recorrem à ela que nosso Governo tem a Coragem malsã de procurar fechar por sua mísera dívida, frente aos grandes supostos milionários, sempre socorridos pelo nosso BNDES, com quantias sabidamente impagáveis????

    ResponderExcluir
  11. É necessário fazer apelo perante a mídia para que todo o país saiba o que está acontecendo e dessa forma se consiga apoio. É possível até que, políticos interesseiros se aproveitem da questão para angariar votos.

    ResponderExcluir
  12. Querem fechar a Suipa mas não abrem diálogo para solucionar o destino destes animais que não podem ser soltos nas ruas, afogados no rio ou eutanasiados com milhares de injeções letais o que seria um massacre digno de uma primeira página nos jornais do mundo.

    ResponderExcluir
  13. Coitada da Izabel! Triste ser tratada como marginal. Uma pessoa que só faz, o que os governos fingem não ver!!!

    ResponderExcluir
  14. Cristina Calixto09/06/2014 23:00

    Sabem o que é mais estarrecedor? É que a FIFA pagou impostos em todos os países onde organizou Copas. No entanto, o Governinho da Srª Dilma Roussef, a FIFA não pagou um único centavo de impostos, pois foi agraciada com mais essa benesse desses políticos corruptos. Agora eu pergunto: se a Suipa não é filantrópica, aonde está o Poder Público que não cumpre com sua missão e mal dá conta dos animais que estão na Fazenda Modelo aqui no Rio, porque a SEPDA não sabe ou não quer organizar feirinhas de adoção? Engraçado, né? Para onde irão esses animais? Para a Fazenda Modelo? Os juízes e políticos vão mandar seus familiares ajudar a SUIPA com trabalho voluntário? Isso eles não querem. VERGONHOSO. NOJO DO PT!

    ResponderExcluir
  15. Cristina Calixto09/06/2014 23:00

    Esqueci de mencionar ONGs que só existem no papel e já "sorveram" milhões do Governo do PT sem mostrarem um único dia de trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Tenho sérias restrições ao trabalho da SUIPA. Essa questão (a crítica ao trabalho da SUIPA) é polêmica e torna quem a faz vítima de toda a sorte de acusações e xingamentos. Quem já visitou a SUIPA sabe bem da dificuldade que é se adotar um animal de lá. Isso ocorre mesmo sabendo-se que as chances de um animal sobreviver depois de dar entrada lá é de cerca de 1%. Esses dados não são inventados e foram levantados pelo MP junto à própria SUIPA (que é uma associação e não uma ONG, diferente do que está na matéria cujo o link está colado a seguir: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/mortalidade-de-caes-na-suipa-e-de-99-diz-mp-apos-vistoria.html ). Acho importante nos informarmos antes de emitir qualquer opinião.

    ResponderExcluir
  17. Pobres animais...sintome muito triste com essa noticia...

    ResponderExcluir
  18. VAMOS P RUAS PROTESTAR, O BRASIL FOI O ÚNICO PAIS Q ISENTOU OS IMPOSTOS DA FIFA!!! O Q VAI ACONTECER C ESSES ANIMAIS???

    ResponderExcluir
  19. O PT jamais enganou-me e orgulho-me muito disto. A cada notícia destas tenho vontade de apanhar uma uzi e sair metralhando esses covardes/corruptos. Odeio petistas com todas as minhas forças, pois são todos, exatamente, iguais - sem exceções. Disse e repito aqui: o PT é um cancro que precisa, desesperadamente, ser extirpado de nosso País antes que eles acabem com o que resta dele. Para esses assassinos e corruptos infames quinze milhões não são nada, mas eles são maus, verdadeiramente maus, e duvido que isto tenha um final feliz.

    ResponderExcluir
  20. Suipa fazendo o serviço que o governo teria que estar fazendo.

    Culpa do Itamar Franco que fez a cagada de cancelar , alegando que a SUIPA não se "enquadrava" nas exigências daquele órgão, por tratar de "animais" e não de "pessoas".

    E nem sei de que partido era ou ainda é ou se ainda tá vivo essa peste.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪