15/04/2014

Projeto de espaço para rituais religiosos na Floresta da Tijuca será retomado - RJ

Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!quem pode suportar isto? olha o que vamos ter aqui no Rio: macumbódromo.... Tínhamos conseguido deixar o troço esquecido, mas, aí vem com carga total!!!!! Para o mundo que eu quero descer!!!!!!!!!!! Tira o tubo!!!!!!!!!!! Galera do Rio, vamos ficar de braços cruzados? Quem quer se organizar para metermos bronca nisto? divulguem por favor!!!!!!!
_________________________

12/04/2014 11h41Rio de Janeiro
Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O projeto de urbanizar o local conhecido como Curva do S, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio, para transformá-lo oficialmente em um ponto de oferenda religiosa será retomado pela Secretaria de Estado do Ambiente. O anúncio foi feito pelo secretário Carlos Portinho, empossado recentemente, depois de o projeto ter sido paralisado com a troca de comando na pasta, ocorrida em fevereiro, quando assumiu Índio da Costa. O local, ao lado da Avenida Edson Passos, no Alto da Boa Vista, já é um ponto tradicional de oferenda de religiões de matriz africana.

O deputado estadual Carlos Minc, ex-secretário do Ambiente, explica que o projeto do Espaço Sagrado da Curva do S é fruto de oito anos de conversas com representantes das religiões afro-brasileiras, que levaram à criação do Decálogo das Oferendas, texto voltado para a educação ambiental e religiosa, tendo em vista o risco ambiental que oferendas podem causar, devido ao uso de elementos como velas, carcaças de animais, garrafas de vidro e potes de barro. De acordo com ele, o projeto foi paralisado por questões políticas.

“Três dias depois de tomar posse, o secretário Índio me disse que iria acabar com o projeto porque foi pedido por dois deputados evangélicos, que disseram que seria
absurdo que dinheiro público financiasse um 'macumbódromo, ficou estigmatizado. Expliquei o que era e pedi que fosse reconsiderado, a gente quer a paz e não podemos travar uma guerra religiosa dentro da Secretaria de Ambiente”.

Portinho nega que tenha havido polêmica religiosa no processo e lembra que havia dúvida quanto à ligação do projeto com a questão ambiental, que foi esclarecida após uma reunião com representantes do grupo de combate à intolerância religiosa.

“Quando assumimos, procuramos entender onde isso se encaixava em uma questão ambiental, porque tendo um viés ambiental, é de nosso total interesse avaliar e seguir à frente com o projeto. Nessa reunião, foi muito esclarecedor, porque foi explicado que as oferendas muitas vezes colocavam em risco a vegetação da mata, com a possibilidade de queimada”.

De acordo com o secretário, o projeto está em fase de elaboração do desenho arquitetônico, a cargo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que deve ser entregue até o fim do mês. Para o coordenador da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, o Espaço Sagrado da Curva do S pode ter um impacto em todo o país e servir de modelo de respeito às religiões que têm a natureza como sagrada, não só as de matriz africana.

“É muita má vontade dizer que é 'macumbódromo', até ignorância, porque macumba não é religião, é um instrumento. Segundo, isso é um preconceito, uma discriminação e um estigma que colocaram em nossa religião. A única diferença que temos das outras religiões é que fazemos o que está nos primórdios, no livro antigo dos hebreus: fazemos oferenda. Essa é a primeira relação do homem com o sagrado”.

A questão foi debatida em uma audiência pública na Comissão de Combate às Discriminações e aos Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

46 comentários:

  1. Se for pra matar animais, sou 10000% contra.
    Caso contrário, manda brasa - conquanto que cuidem com os materiais descritos no texto, como vidros, bebidas alcoólicas, velas acesas e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro q vão matar,essas oferendas são feitas com animais ,cabrito,galinha,e outros,podia ser permitido sem animais mas eles fazem parte do ritual.

      Excluir
    2. Esse tipo de coisa só pode ser de adoradores do DEMO. Vamos botar a boca no trombone ..

      Excluir
  2. Oiê tô aqui, com o estômago embrulhado mas estou.. O que podemos fazer, e-mails em massa pedindo que permitam a prática do seu credo ( ic) mas que proibam uso de animais vivos com base na lei 9605? Eu topo qualquer coisa para evitar este absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro espalhar cartazes nos locais, recolocando-os quando forem arrancados (sem confronto, é claro) com imagens associando Deus e Suas Leis à prática da Proteção Animal, ao Amor, à Bondade e à Compaixão porque diálogos e bate boca com quem expressa convicções religiosas é "malhar em ferro frio'.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, isso é maus trato c os animais!!! Não vamos tolerar essa aberração em nome de seitas, Deus não que holocautos q quer o coração, alma das pessoas. Era só o faltava desperdiçar dinheiro público, vamos acabar com essa farra de dinheiro público, onde deveria ser investido em hospitais, segurança, educação e habitação e alimentação!!!! Deus não requer sacrifício de tolo. Não adianta sacrificar-se, se não tivermos constante obediência, enfim, primeiramente Deus exige que tenhamos amor e obedeçamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns já entenderam, Anônimo, que "Deus quer misericórdia e não holocausto" mas outros ainda não se aperceberam disso. Pobres animais mártires e pobres criaturas que os martirizam pois sabendo o que fazem não fazem o que já deveriam saber.

      Excluir
  5. isso é crueldade c os animais e VAMOS DIZER NÃO A ESSES RITUAIS VAZIOS!!! Deus não tem prazer em holocaustos e sacrifícios, tanto quanto se obedeça aos seus mandamentos.MARCOS 12:32-34 32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; 33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

    ResponderExcluir
  6. É favorável ao meio ambiente assassinar animais??? Que tenham sua religião mas, matança é crime, seja por que motivo for. Sou totalmente contra oferecer animais em rituais. Que eu saiba, nenhum animal optou por seguir uma religião, portanto, não tem que morrer por nenhuma delas. Não se trata de intolerância religiosa e sim de intolerância à matança de animais. Existem pessoas que não valem o papel higiênico que usam e são mantidas vivas, roubando, matando, estuprando... Por que os animais têm que morrer se não fizeram e não fazem nada de mal a ninguém??? Se o motivo é oferecer sangue, o animal tem em torno de 1,5 litros de sangue enquanto o ser humano, 7 litros. Estão matando seres errados... Absurdo!!!! Abaixo assinado, petições, movimentações via internet... o que vier eu topo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, concordo totalmente com você, vendo aquelas cabras mortas com as patas amarradas dá para imaginar o quanto os animais são torturados antes de serem assassinadas... Esses políticos desgraçados deveriam ser menos cínicos, menos hipócritas, prestarem atenção no momento presente que vivemos. Tolerância zero para esses assassinatos satânicos de animais indefesos e inocentes. Evelina

      Excluir
  7. ABSURDO!!!
    Maltratar animais é crime, matar então...

    ResponderExcluir
  8. Pobre Rio, pobres animais! A cidade mais bonita do Brasil, indiscutivelmente, não deveria abrigar tal afronta. Que seres ignóbeis são esses "vereadores" demagógicos e repelentes. Que politicagem rasteira a desses "senhores". Sugiro para ontem uma campanha contra essa estupidez sem precedentes. "Religião de matriz africana"- no bom e velho português: macumba! e digo mais: selvageria, atrocidade, satanismo!

    ResponderExcluir
  9. Que nojo isso. Estou contigo Sheila, me avise se for fazer algo mais efetivo!

    Thassia Reis - thassia_ldr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Babalorisa Eduardo Ti Osogiyan15/04/2014 15:24

    Engraçado voces. Falar em fechar matadouros, em proibir que as senhorinhas que criam galinhas, porcos, etc em seus sitios e chacaras, fechar açougues, avicolas, etc, ninquem fala né. É a merda do preconceito religioso mais uma vez. Demagogos que falam q tem nojo, mais no final de semana vão comer seu bom churrasco, comem carne a semana inteira.... e as religiões de matriz africanas, de tradição milenar, que tem q ser massacrada sempre. Me desculpe Marcia Caetano, mais vai se informar, MACUMBA é um instrumento musical, selvageria acontecem todos os dias nas grandes cidades e da pior espécie - SERES HUMANOS ATACANDO E MATANDO SERES HUMANOS, atrocidade existem muitas, é só ligar a TV e ver o absurdo que esta a segurança e o descaso das autoridades. E SATANISMO está muito longe de ter ligação com religiões de matrizes africanas. Satanismo é um grupo de religiões composto por muitas crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação símbólica com, admiração pelo personagem de e até veneração de Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras. E vamos combinar minha querida, que muitas religiões/ceitas pentecostais citam muito mais a Satanas. Entao primeiro vai se informar pra não ficar falando besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado é voce querer comparar a selvageria urbana com essa atrocidade diabólica .

      Homens matam homens porque sao ignorantes, estupidos e imbecis, e voces matam bichos que nem pediram pra estar ali, porque são filhos do capeta e obedecem ao chifrudo

      Ahhhhhhhhhhhhhhhh toma tenencia e procura uma religiao onde possa purificar essa tua alma nojenta.

      Excluir
    2. Babalorisa Eduardo Ti Osogiyan16/04/2014 09:27

      Nem vou comentar essa sua agressão, pois é pura ignorancia de sua parte. Quem é vc pra julgar uma religião ou para julgar a essência, a alma de alguem? O próprio Jesus, em Mateus 7 diz: Não julgueis, para que não sejais julgados.
      Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
      E seu modo de falar minha irmã, esta longe de ser o de uma pessoa que se diz "de Deus".
      Fique na paz e que Oxalá te abençoe!

      Excluir
    3. Olha senhor babalorisa, não venha apoiar sua prática sanguinária, assassina de animais inocentes e indefesos em "preconceito de raça...religião...cor..." se enxerga! vocês são assassinos satânicos... culto ao satanás, que eu saiba, adorar, cultuar o diabo o satanás NUNCA FOI RELIGIÃO... me desculpe, Jesus Cristo, o filho de Deus, pregou o respeito o amor a vida DE TODOS OS SERES...! Evelina

      Excluir
    4. Nem pode comentar a agressão, porque agressão maior eles fazem com os animais que nao pediram pra estar ali, cambada de ignorantes, estupidos, boçais !!!

      E ainda fala em Deus, fala sérioooooooooooooooooooo, seus cultuadores do chifrudo

      Vão todos queimar no quinto dos infernos !!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Houve uma época, lá nos primórdios da civilização, que se ofereciam homens ou mulheres em sacrifício. Eram tribos ignorantes que tinham lá os seus deuses para oferendar. Muita coisa mudou de lá pra cá, pois não se oferecem mais humanos para o sacrifício. Isso não significa que a ignorância não persista.
      Hoje não temos mais deuses. Temos um único Deus que não quer que ninguém tire uma vida para agrada-Lo.
      Cultuar essa prática é fora do propósito Dele. Portanto quem assim o faz, faz em nome do anti-Cristo.
      Xô capetas.

      Ass. Rossi

      Excluir
    7. Benditos Orixás do Bem que trabalham com amor e caridade pela evolução do homem na terra e benditos os animais criados por Oxalá com o mesmo sagrado direito de respirar o ar da vida que as majestades humanas. Toda vida é sagrada, nenhum ser nasceu para ser morto e a função do mais forte é proteger o mais fraco e não torturá-lo e matá-lo, seja qual for o pretexto. Sou vegana, irmã querida, não consumo nenhum produto de origem animal porque o coração deles me interessa, sim, e muito, mas batendo no peito deles assim como bate no meu peito. Fique com Oxalá, irmãzinha mas refletir é preciso para fazer a vontade DELE: "NÃO MATARÁS".

      Excluir
  11. Não entendi, essas religiões dizem q tem a natureza como algo sagrado e esses animais q são oferecidos fazem parte do q???? Até onde sei da natureza, e outra usar dinheiro público pra isso??? Q absurdo é esse? enquanto precisamos de hospitais descente, escolas de qualidade investir nosso dinheiro em macumbódromo, ah para com a palhaçada, aposto q tem algum político safado querendo tirar sua parte nessa como tudo e sempre no brasil.

    ResponderExcluir
  12. Rio de Janeiro, libera agente de mais essa vergonha vai!

    ResponderExcluir
  13. Esses macumbeiros que ficam matando animais a torto e direita, será que estão todos milionários e com a vida resolvida para sempre?

    ResponderExcluir
  14. Em nome de crenças imbecis sacrificam tantas vidas que são caras ao Criador... Que paguem por seus atos vis.
    O Rio vai retroceder??? Bah!!!

    ResponderExcluir
  15. Vocês podem fazer oferendas matando a própria mãe de vcs !!! Que tal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è uma excelente ideia, pega os filhos e as maes e colocam numa encruzilhada e deixam os pobres dos animais em paz...
      CAMBADA DE BABACAS !!!

      Excluir
    2. Acho que VC deve virar vegetariana pois se VC come carne de animais VC nao tem o menor crédito a proposito sou umbandista e vegetariano a 15 anos

      Excluir
    3. Acertou em cheio, sou vegetariana, nao como carnes e tenho ódioooooooooooo de quem mata animais nesses rituais macabros, espiritos sem luz .

      Excluir
    4. Também sou vegetariana, Tecaf e acompanho a Umbanda há muito tempo. Mas, a Umbanda criada por Zélio de Morais, trazida pelo Senhor Caboclo da Sete Encruzilhadas e os princípios da Umbanda deixam claros a prática da caridade. Em nenhum momento, fala-se de sacrifício de animais ou seres humanos. Caridade, amor e fraternidade. Aliás, uma fonte de grande conhecimento são os livros de Ramatis, que prega incansavelmente a proteção aos nossos animais, seres de Deus e detentores do direito à vida como qualquer outro ser. Diz-se, na Grande Fraternidade Branca, que Ramatis foi nosso amado Francisco de Assis (e justificaria muito toda a proteção que ele roga aos nossos animais). Mas, como eu disse antes, os animais não escolhem religiões e não são obrigados a morrer por elas.
      Um tempo atrás, houve quem dissesse nesse espaço de comentários, que o Candomblé não fazia mais sacrifícios, que trabalhavam com velas e fitas. Se assim o é, não faz-se necessária a matança dos animais. Não há motivos para criar espaços visando tal prática. Ah, os Orixás são forças da natureza e não precisam de sangue e sim de vida!

      Excluir

  16. LUz, Luz ,Luz e disso que nosso planeta precisa, de AMOR, nao de mais sofrimento...... se querem fazer oferendas, oferecam, flores, livros (quem sabe aprendem alguma coisa), cereais, etc....... mas nao dor, isso so vai trazer mais dor, para quem causa.

    ResponderExcluir
  17. Texto de teor asqueroso e desconexo, dá vontade de vomitar. Ainda vivemos tempos obscuros de miséria moral e espiritual que se estendem há milênios e se alastram feito metástase. Não demora para que este país seja transformado em mais um "Haiti". O pior é que essas abominações são respaldadas pelo tal livro das trevas que incita o sacrifício, eis a 'perola': ...''fazemos o que está nos primórdios, no livro antigo dos hebreus: fazemos oferenda. Essa é a primeira relação do homem com o sagrado”.

    Essas abominações são praticadas inclusive por muitos políticos. Para atingir o poder e permanecer nele fazem qualquer coisa que de execrável seja, daí a proteção a essa tal 'liberdade religiosa'. A malignidade insana dessas criaturas, tanto as que procuram por esses rituais quanto as que os fazem não têm limite, para elas sacrificar ''bichos'' é o de menos, já que sacrificam humanos também.

    Tomara essa frase de Nietzsche tenha sido profética...

    "Demasiado vivem e se penduram tempo demais em seus galhos. Que viesse uma tempestade para derrubar da árvore tudo o que está podre e roído pelos vermes!"


    ResponderExcluir
  18. Quem passa pelo lugar ,mesmo parando de carro ou andando ,não imagina o que acontece,tão perto."MATAM<TORTURAM" muitos,muitos ANIMAIS.e simplesmente deixam todo lixo no mesmo lugar,que é tomado por urubus,ratazanas,moscas,e tudo mais.Além de garrafas quebradas,árvores queimadas,e tantas coisas mais.Sendo tudo um Horror!Também ABANDONAM gatos,cães,e muitos outros animais.Não Creio em uma Religião que mate,torture,queime a Natureza!

    ResponderExcluir
  19. Temos que fazer algo sim!!! Primeiramente fazer um texto com nossos argumentos, mostrando que o Rio de Janeiro está nos envergonhado com essa medida retrógrada, ultrapassada e repugnante. A África é um grande continente com muitos países totalmente diferentes entre si, é um ignorância generalizar que esse tipo de atrocidade é uma influência AFRO-BRASILEIRA. Também tenho certeza que no país onde surgiu este tipo de ritual macabro para com os animais, a população também repudia isso. Deixem os bichos em paz, CARA....!!!!

    ResponderExcluir
  20. macumbeiros malditos desgracados egoistas, pedem a propria fortuna tirando vidas e acham q é sagrado. isso é religiao de picareta charlataes q ganham enrolando gente de sem escrupulos e mau carater. reflete o q de mais primitivo pir q tem no mundo se querem viver nas cavernas q sejam enfiados em jaulas q é lugar de humanos primitivos. pedem respeito mas nao respeitem a gente. se pegar tem q sacudir na porrada e escorraçar pois estamos na epoca q so o errado é digno de politicamente correto. eos politicos nadam nisso. certos estao os traficantes q estao expulsando esses pais de santo asquerosos dos morros. od dias dessa religao nojenta estao contados. ugo werneck

    ResponderExcluir
  21. Isso é inacreditável!!!

    ResponderExcluir
  22. "...A gente quer a paz..." Paz? Matando animais? Desgraçados! Por quê não oferecem o próprio sangue, o próprio olho, o corpo inteiro, pro "santo"? Porque são covardes e maus. Que façam oferendas, mas de flores, e só. Vai ser uma sujeirada danada. E esse tal de Carlos Minc, hem? Que papelão! Todos nojentos.


    ResponderExcluir
  23. Isso não é religião e seita macabra, o mundo já tá cheio de coisas ruins e ainda esses políticos covardes querendo aumentar ainda mais a violência contra os animais. Os políticos acham pouco o que faz c o povo??? Essa desgraça no nosso país são causada p eles!!!! Vamos fazer, petição, manifestação, vamos protestar, etc. Juntos temos força contra esses covardes!!!! MACUMBEIROS SATANÁS NÃO TEM NENHUM PODER, O Q ELE PRODUZ AO MUNDO É INVEJA, LUXÚRIA E MORTE!!!LEIAM A BÍBLIA!!!

    ResponderExcluir
  24. DEUS NÃO GOSTA DE HOLOCAUSTOS!!! Jesus foi o sacrifício vivo dado por Deus e morreu p nos salvar dos pecados, Cristo, cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, e isso, substituiu todos os sacrifícios. TEMOS Q AGIR PESSOAL, ANTES Q ESSES COVARDES APROVEM ESSE MASSACRE CONTRA ANIMAIS INOCENTES!!!!

    ResponderExcluir
  25. ISSO É UMA VERGONHA!!!! Protetores, ativista, comunidade e sociedade em geral, vamos agir pessoal nao podemos deixar esses macumbeiro...etc, matar os animais em nome de DEUS,

    ResponderExcluir
  26. O PRÓPRIO SENHOR DEUS, SACRIFICOU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE A MATANÇA DE ANIMAIS EM OFERENDAS FOSSE EXTINTA E AÍ VEM NEGUINHO DIZENDO QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS!!ORA BOLAS!! ENTÃO JESUS MORREU EM VÃO???QUANTA IGNORÂNCIA!!!

    ResponderExcluir
  27. Ignorância pura e simples. Deste país que está a deriva em todos os aspectos, não dá para esperar mais nada de inteligente, racional e humanamente compatível. É o fim.

    ResponderExcluir
  28. Esses assassinos desgraçados vem pedir respeito. Primeiro precisam respeitar o próximo, que são os animais inocentes e indefesos. Esse bando de assassinos satânicos FDP, não tem direito de exigir nada ! Eles não respeitam a vida, a natureza, destroem, poluem e sujam tudo! Em adoração ao satanás torturam e assassinam vidas indefesas e inocentes, Vão para a PQP! Evelina.

    ResponderExcluir
  29. Esses assassinos desgraçados vem pedir respeito. Primeiro precisam respeitar o próximo, que são os animais inocentes e indefesos. Esse bando de assassinos satânicos FDP, não tem direito de exigir nada ! Eles não respeitam a vida, a natureza, destroem, poluem e sujam tudo! Em adoração ao satanás torturam e assassinam vidas indefesas e inocentes, Vão para a PQP! Evelina.

    ResponderExcluir
  30. A exatamente quem devemos pressionar? Pois estou disposta a abrir um protesto.

    ResponderExcluir
  31. Andréa Lopes20/05/2014 12:16

    Isso não vai dar certo. O sacrifício de animais deve ser proibido !! E não organizado! CRIMINOSOS! Onde está o respeito a lei federal de crimes ambientais 9605/98. Se teimarem em fazer este ASBURDO vamos dar outro jeito e acabar de vez com isso.
    CANALHAS!!! Ficarem expostos é até bom. Já sabemos onde estão, fica mais fácil de descobrir quem está fazendo a tortura com os animais!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪