13/03/2014

Só queria entender: o que leva cavalos e éguas atacarem filhotes?

Alguem sabe explicar o comportamento destes animais? por isso faço críticas à Ele.... por que precisava ser tudo assim? Tanta competência para criar coisas inacreditavelmente maravilhosas e porque aí inventa um sistema de sobrevivência tão cruel? eu sei que tomamos por parâmetro nossas emoções e raciocínio... eles tem suas razões ou tem animais que são mau caráter como tem na nossa espécie?  não consigo entender.... Olhem estes dois casos:

Mula tenta matar o filhote recém nascido

)

Um cavalo tenta matar filhote... foi na Bolívia.... mas, ao menos este foi atendido... agora vejam, também, um cachorrinho muito canalha que insiste em morder o pobrezinho.... por que isto? Tive a impressão que o pessoal se refere meio que negativamente sobre o tal cavalo que deve aprontar todas.... Será que ele estava com ciumes da égua e daí resolveu a matar o filhote? canalha....



19 comentários:

  1. Realmente não da pra entender,fomos criados com muitas imperfeições.

    ResponderExcluir
  2. Felinos machos também matam filhotes .

    ResponderExcluir
  3. Quando adotei 3 jumentos ninguém havia me dito que uma delas estava prenha, e que existia o CIO DO PARTO 9 dias depois do nascimento do filhote. Eles chegaram aqui no dia 15 , 2 fêmeas e um macho, no dia 17 nasceu a Cindy, nove dias depois o CRAVINHO parecia maluco queria machucar a bebê, tive que separar a mãe e a filha do piradinho , porque era perigoso, quase morri de susto, castrei o macho logo depois. Cindy tem 6 anos agora.O veterinário depois disse que isso era normal, e tem que separar a fêmea e a cria, e mesmo a mãe pode atacar o filhote se não é um animal perfeito.e saudável.

    ResponderExcluir
  4. Dá pra perceber , no primeiro vídeo, que é só o cavalo mais escuro que ataca o potro. O branco e o marrom defende ele dando coices nesse cavalo que ataca. Na natureza existem muitos casos de machos que se alimentam dos próprios filhos. Leões, por exemplo. MAs cavalos não são carnívoros, então a explicação pode ser por conta de sobrevivência. Esse cavalo que ataca pode ser o garanhão da área e por isso ataca um filhote que pode não ser dele. Enfim, existem vários motivos. Estudo biologia, e sei que a natureza não é nada perfeita ao nosso conceito de certo e errado. Se nós que somos animais racionais cometemos coisas inacreditáveis, pq outros animais não podem fazer? Esses também sofrem de traumas e distúrbios.
    A gente tem que parar de romantizar a natureza, os animais. Eles tem sentimentos sim, sofrem como nós, mas tb agem dessa forma. A vida é uma selva, minha gente.

    ResponderExcluir
  5. Sheila, não podemos extravasar o comportamento humano para os animais. Apesar de sermos do mesmo reino, há um abismo que separa a espécie humana dos demais animais. É a mesma coisa, quando vejo algumas pessoas dizendo: "que se acontecem com os demais animais, também acontece com os humanos". Isso não pode ser levado em conta; como há situações que só ocorrem entre os seres humanos, há também situações que só ocorrem entre os animais.

    ResponderExcluir
  6. não sou biologo mas pelo que sei, alguns machos matam filhotes de rivais para garantir sua prole, também tem a lei da sobrevivência do mais forte, assim como fazem os indios, sacrificam as gerações que não resistirão por muito tempo ou a própria natureza não selecionou "o mais forte", assim algumas mães comem seus filhotes, mas tem muito mistério ainda para desvendar.

    ResponderExcluir
  7. Vai ver que eles não querem que seus filhotes sofram nas mão dos humanos assim como eles sofrem. Então querem matar os filhotes para protegê-los dos humanos...

    ResponderExcluir
  8. Se mães jogam seus filhos pela janela... Mas, infelizmente, quando a fêmea percebe que o bebê não vai sobreviver ela o mata. Tive uma gata que criou 5 filhotes. Ela matou 2 logo após o parto. Separei-a dos filhotes e deixei que a avó cuidasse deles pois também estava com filhotes. Toda cria dela morreu. Amanheciam paralisados até pararem de respirar. O veterinário não saia da minha casa. Época horrível! E os machos, por ciúmes, também matam os filhotes. Principalmente se a cria pertencer a outro macho.

    ResponderExcluir
  9. enaira tb ouvi dizer q se os filhotes nao sao saudaveis e perfeitos , os pais o matam....

    ResponderExcluir
  10. Sheiloca, se sabe bem que meu único diploma é do da vida....MAS tenho uma opinião formada sobre esse assunto. Durante muitos anos acompanhei a série VIDA DE MACACO, feita em um santuário no Reino Unido, e ficava triste quando um filhote (nascido ou trazido) era rejeitado ou pelos pais ou pelo grupo de macacos, e eles se tornavam meus prediletos...mas o que percebi era que depois que os anos passavam, esses filhotes apresentavam doenças, tumores, etc. Ai me dei conta que na verdade no passado eles são foram rejeitados - mas foram isolados por pura auto-preservação dos outros animais. É a minha opinião de observadora, já vi isso acontecer em outras espécies também, e acho que isso também ocorre nos casos em que mães "comem ou matam" seus filhotes. Mas também existe os casos de "sacrifício por amor", como o da mãe ursa que matou o filhote...http://muralanimal.blogspot.com.br/2014/03/mamae-urso-mata-seu-filhote-para-salva.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei deste instinto que os animais tem sobre aqueles filhotes que tem, digamos, "algum defeito de fabricação". Eles são isolados para morrer ou até mesmo comidos quando há excesso de indivíduos. Agora tem outras situações que nos fogem a compreensão quando um garanhão se dispõe a matar o potro só porque a égua o rejeita dias depois do parto.... Isto me parece coisa de humano, não?

      Os protetores tendem a achar os animais maravilhosos pelo que eles idealizam. Por isso gosto, de vez em quando, cutucar a compreensão do que gostamos mesmo. Somos capazes de amar os animais pelo que eles são e não pelo que achamos que são? é a questão que jogo para reflexão.....

      Eu lembro deste caso da ursa... foi impressionante mesmo.....também publicamos aqui no blog:
      http://www.ogritodobicho.com/2011/08/ursa-mata-seu-filhote-e-depois-se_24.html

      Excluir
  11. Perdoem-me não assisti o video, não gosto de ver tais imagens. Também não sei dizer o que motiva o comportamento desses animais. A única coisa que sei, porque vive em fazenda quando criança, é que mulas não procriam são hibridas, um cruzamento de égua com jumento. A Natureza somente a Natureza compreende, somos ignorantes em relação ao comportamento da natural, mal entendemos o próprio comportamento...

    ResponderExcluir
  12. O animal humano não está isento desses comportamentos anômalos, vide o estado puerperal, comumente conhecido como depressão pós parto quando a mãe mata o recém nascido sem premeditação. O infanticídio também ocorre em diversas tribos indígenas pelos mais variados motivos. Por aí vê-se que há algo de errado com a Criação e o autor do ''Não Matarás'', mas... é mais fácil e conveniente controlar a massa humana pelo medo fundamentado na sua crônica ignorância do que fazê-la pensar. Daí surgiu a crença nos deuses.

    "As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que seja verdade." Francis Bacon

    ResponderExcluir
  13. O animal não esta longe pois estava vendo a situação e não foi capaz se separar para que filmar e mostrar pois ia deixar até quando ainda falam dos animais..

    ResponderExcluir
  14. Canalha é o ser humano que para garantir uma boa imagem e aparecer na internet fica filmando ao invés de socorrer os filhotes. Não devíamos dar ibope para esses vídeos

    ResponderExcluir
  15. Fádua Andrade14/03/2014 10:15

    São várias teorias: o macho matar os filhotes para apressar o cio da fêmea; a fêmea matar por estar passando maus tratos - aconteceu com uma cadelinha que encontrei, depois de muito fuçar, os vizinhos me contaram que ela teve filhotes e matou a todos - coisa comum também entre porcas confinadas. No caso de leões, os machos matam filhotes do rival. Enfim, são vários os casos, inclusive na nossa espécie. Acredito que esse comportamento do reino animal, do qual também fazemos parte, explica um pouco por que algumas mães rejeitam ou até descartam os filhos. Nas tribos indígenas, recém nascidos com deficiências são mortos logo que nascem.

    ResponderExcluir
  16. Por mais absurdo que pareça, cada espécie (exceto a raça humana!) tem razões para fazer isso, não tem nada a ver com mau- caratismo. Eu sempre assisto documentários e canais de comportamento animal e já vi mães e pais matarem filhotes. Infelizmente é assim, mas tem a ver com sobrevivência, nada a ver com mau caratismo, esse defeito é do ser humano somente!

    ResponderExcluir
  17. pra falar a verdade o primeiro vídeo quem ataca é uma mula, já ouvi dizer que a mula por ser estéril ela tenta tirar a cria da égua para matar,sente ciumes por não poder criar,o vídeo de baixo mostra que o cavalo (reprodutor) tenta matar o filhote por sentir ciumes da mãe ,e foi muita imprudência o dono deixar a égua presa já que ela defenderia o filhote em apuros... sobre a mãe matar o seu próprio filho seria como se ela visse que seu filhote tem alguma deficiência ou imperfeição... lembrando que não é em todos os casos de filhotes com deficiência que as éguas matam, pra ser sincero nunca presenciei este tipo de caso .. agora o pai sim pode mata-lo por que o reprodutor não dá importância pra cria e sim para procriar.

    ResponderExcluir
  18. no primeiro video,foi a sorte do potrinho ter dois cavalos que o defendem com mordidas e coices,e no segundo os homen ainda bem que conseguiram separar a egua maldita,mas acho que deve ter dado depreçao pos parto na egua,que significa rejeita a cria depois de parir

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪