09/12/2013

Projeto de lei pode proibir produção e venda de foie gras; confira casas que servem o prato

Fico imaginando se todos que soubessem como é feito esta desgraceira continuariam comendo.... Agora, a fala de um Chefe de cozinha, é nojenta demais.... vejam na matéria
________________________________

Foto Divulgação
Quem gosta de foie gras pode estar com os dias contados para degustar o ingrediente --pelo menos por aqui, em São Paulo, se o projeto de lei do vereador Laércio Benko (PHS) for aprovado. A intenção do parlamentar é proibir a produção e a venda do produto na cidade.

Casos similares acontecem na Califórnia, onde o foie gras é proibido, e na Inglaterra, país que veta sua produção (a importação, porém, é permitida).

A razão para a campanha é a crueldade a
que os animais (patos e gansos) são submetidos na obtenção do item culinário. Foie gras, em francês, quer dizer fígado gorduroso. É produzido por meio da "gavage", técnica na qual as aves são alimentadas à força com a introdução de um tubo na garganta, por onde passa a ração.

Para Benko, não há motivos para a produção da iguaria, já que ela não agrega benefícios à saúde. Trata-se "de um simples aperitivo das classes abastadas", justificou no projeto.

Chefs de cozinha discordam, como Renato Carioni, do Così, que criou em protesto um menu (já fora de cartaz) dedicado à iguaria. "A gavage não é uma técnica gentil com a ave, é verdade, mas também não é toda essa crueldade que se prega. Falta muita informação", afirma Carioni.

Ainda em trâmite, o projeto foi aprovado na primeira votação. Precisa passar por uma segunda assembleia em plenário para, então, seguir para a sanção do prefeito Fernando Haddad (PT). A decisão deve sair no ano que vem.

FONTE: Folha de SP

5 comentários:

  1. Se a Lei não for sancionada a gente sanciona rsrsrs
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Isso já deveria ter sido proibido ha muito tempo. Em São Paulo, tem um dono de restaurante, que em protesto contra a proibição, serve gratuitamente o tal do foie gras para seus clientes. Ele é um dos que mais lutam contra a proibição, sempre com a desculpa de que se trata de tradição e quem quer a proibição é porque nunca provou. Eu até provaria se fosse feito com o fígado dele!

    ResponderExcluir
  3. Conceição09/12/2013 20:18

    comer um fígado doente é só para dementes.

    um grande passo será dado com a proibição em SP.

    Conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no livro "O Silêncio dos Inocentes", o doutor Hannibal Lecter, preparava e comia o fígado de seus desafetos como forma de desprezo e ironia.

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪