21/12/2013

MPF: 'ceva' de onças pode colocar turistas em risco

A exploração do turismo no lugar da caça leva a estas complicações....  O cara quer ver os bichos e aí como faz? a idéia era não fazer..... não mexer com eles, né mesmo? mas, o dinheiro fala mais alto.... É um fundo sem poço... assim mesmo....
_________________________________

Foto: Reprodução
Onça Pintada no Pantanal Sul-Mato-Grossense
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul recomendou às Fundações de Turismo e de Meio Ambiente de Corumbá (MS) o fim da prática de “ceva” de animais silvestres no Pantanal Sul-Mato-Grossense. Onças-pintadas estariam sendo alimentadas por empresas de turismo para garantir aos visitantes a observação do animal. A prática configura crime ambiental e pode expor os turistas a sérios ataques.

A irregularidade foi denunciada pelo Instituto Homem Pantaneiro, que apresentou vídeos que comprovam a “ceva” das onças - situação que estaria acontecendo também com as ariranhas –, no trecho que vai da parte urbana de Corumbá até Porto Jofre, no Pantanal Norte.

Segundo o pesquisador da Embrapa/Pantanal Walfrido Tomás, dar comida aos animais afeta a organização natural da espécie e aumenta os riscos de ataque. “Quando a onça perde o medo da aproximação humana, pode atacar, culminando em graves acidentes”.

Na recomendação encaminhada, o Ministério Público Federal orienta a realização de trabalho conjunto entre as Fundações de Turismo e de Meio Ambiente para interromper e coibir a ”ceva” de animais silvestres e alertar as empresas de turismo que a conduta pode resultar em responsabilização administrativa e criminal.

Campanha de conscientização também deve ser realizada no município para desestimular a prática ilegal e alertar os turistas dos riscos da atividade.


FONTE: Correio do Estado

5 comentários:

  1. E depois acontecesse uma coisa, e coloca a culpa no pobre do bicho. Pra que esse "turismo" selvagem? Deixa os animais quietos lá no ambiente deles. Se quiser fazer turismo, o que não é falta é cidades históricas nesse Brasil e se quiser ir pro mato, vá pra um lugar onde os bichos não sejam incomodados.

    ResponderExcluir
  2. Tão culpados quanto essas organizações turísticas, são os seus clientes. Elas só sobrevivem porque tem quem as sustentem.
    A minha preocupação não está voltada para os turistas, mas para os animais que estão sendo mal acostumados e prejudicados em seus ciclos naturais de sobrevivências.
    No fundo, no fundo? Quero mais que as onças ataquem mesmo. Só assim, o fim será uma certeza...

    ResponderExcluir
  3. Por que o ser humano tem que ser tão idiota?

    ResponderExcluir
  4. Fádua - POA23/12/2013 10:26

    Concordo com os demais comentários... é brabo, depois os bichos atacam o gado ou algum desses boçais e quem vai se ferrar é a onça, inocente e vítima nessa história...

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia é um inferno! Será que não existe um lugar que seja livre do ser humano autoritário e medíocre? Por que não podem deixar os animais em paz? Eles também têm o direito de viver, de existir em liberdade e bem longe de nós, humanos perversos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪