26/12/2013

Debate: Um cachorro preto como símbolo da depressão

O símbolo de um cachorro preto foi bem usado como representante da depressão?


Links de referência:
1 - Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão.
Vídeo criado e publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a reflexão sobre a depressão. Tomei a liberdade de legenda-lo para o português brasileiro. Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro. Projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Existem tratamentos efetivos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Se você ou alguém próximo a você sofre de depressão, procure ajuda profissional. Esse pode ser o primeiro grande passo em direção a uma grande mudança

11 comentários:

  1. Eu sempre digo, uma pessoa que faz trabalho voluntário com algo de que realmente goste, não tem como ficar deprimido!
    Uma pena o caminho que a humanidade está tomando..... Vidas vazias....

    ResponderExcluir
  2. Muito fácil julgar, dizer que quem faz um trabalho voluntário não tem tempo para depressão: sou a prova de que tem sim. Todos tem problemas, mas às vezes mesmo que ele seja resolvido deixa um rastro, que acumula junto com vários outros rastros. E de repente aparecem todos juntos, pode ser num dia ou noite qualquer. E a gente custa a acreditar que haja tanta lágrima dentro da gente... Não julgueis para não ser julgado.

    ResponderExcluir
  3. não gostei por usarem 1 cachorro como simbolo. os mais desavisados vão achar q cachorro dá depressão - pq nao usou 1 nuvem cinza ou 1 sombra preta? boas festas para todos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Jorge e com a Lígia... uma "nuvem negra" seria mais apropriado... os cachorros fazem bem aos humanos... quem não gosta de bicho... hummm.... é bom desconfiar.
    Lígia

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um cachorro preto, seu nome é Cacau... E ela me faz a pessoa mais feliz do mundo!!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Não bastasse os gatos pretos, agora os cachorros pretos?

    ResponderExcluir
  7. Não gostei comparação! Quando estive em depressão, tirei das ruas, cinco cachorros pretos e a convivência com eles me ajudou a superar a doença.

    ResponderExcluir
  8. Isso pode trazer uma ideia negativa em relação a cachorro pretos. Pode parecer besteira, mas eles já são os mais preteridos geralmente e isso pode prejudicar ainda mais esses animais q nada tem a ver com os males humanos. Pode dificultar ainda mais a adoção (q já é difícil pq a maioria só quer de raça). Pode aumentar o número de abandono de animais q já é lastimável... Isso realmente n foi feliz.

    Poderiam ter usado fera e ilustrado com um animal sem definição. Mas enfim, só quem tem contato com a causa animal vai entender o q estou falando. A ideia foi boa, mas a comparação com um cachorro preto foi muito infeliz!

    N é questão de ser politicamente correto e ignorante n é quem é contra isso, mas sim os q possivelmente podem ligar esses animais a coisas negativas, já q está se vinculando o animal a doença e tem louco pra tudo nesse mundo. Já basta os pobres gatos pretos q mtos ligam a azar. Em outros lugares vi cometários horríveis com relação a esses animais e um q comentou q por um momento chegou a achar q a cachorra preta q ele tem, fosse a concretização da sua depressão... por essas já da pra imaginar o q quero dizer.

    Que as pessoas n liguem algo ruim aos animais, q na verdade até ajudam mto nesses casos. E q entendam q n sou contra a mensagem do vídeo, mas sim a vinculação com cães e ainda pretos.

    E qnto a depressão eu sei como é, já passei por situações complicadas e convivo com pessoas com tendencia depressiva tb... Vejo cada vez mais q o autoconhecimento e saber lidar com os problemas sem deixar q eles suguem sua energia, é o melhor caminho...

    ResponderExcluir
  9. cara, essa analogia existe há seculos! e voces, deveriam saber no mínimo interpretar uma REPRESENTAÇÃO, o que não é uma COMPARAÇÃO e muito menos um indicativo de que um cachorro preto traz depressão consigo. é um fiel companheiro diário, que dorme e acorda com voce, come com voce, passeia com voce... assim como a depressão. nesse caso infelizmente é uma parada triste. e o cachorro não está sendo prejudicado em momento algum, se não perceberam é o cara que ta se dando mal.
    E não daria pra ser uma nuvem, porque a nuvem sim, parece que o problema é voce, que é por culpa sua que aquela nuvem te segue. A depressão é uma vida a parte de você... e se não há capacidade pra se entender do que o vídeo se trata, é realmente de se perder a fé.
    meu, nunca vi tanta gente ignorante.. o cara DESENHOU, fez um VÍDEO instrutivo de facílima leitura e as pessoas não são capazes de fazer uma interpretação sem entrar nesse mérito de defesa dos cachorros pretos.........???? meu, sem palavras hahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. acho q vcs tão ratiando... Eu não tenho problema com ele ter usado um cachorro preto. E não acho que ninguém vai deixar de adotar ou comprar um cachorro preto por isso.

    E na verdade eu acho que ele quiz usar um cachorro justamente para humanizar mais a questão e a depressão em si. É como ele diz mais ao final "eu não diria que sou grato ao cachorro preto, mas ele tem sido um grande professor...", e então ele catarticamente abraça o cachorro. Seria dificil ele abraçar e empatizar com uma nuvem, ou ensinar truques a ela. Então um cachorro malcriado eu acho que foi uma boa metáfora.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪