26/11/2013

ONGs abandonam conferência do clima

Fiquei extremamente gratificada com o comportamento desta galera... chega de papo furado....
__________________

Mais cedo para casa:
ambientalistas abandonam estádio onde
acontece a conferência climática da ONU
Foto: JANEK SKARZYNSKI/AFP
É a primeira vez que as principais organizações ambientalistas deixam a reunião da ONU, realizada há 19 anos
Insatisfação com ritmo de negociações e com recuos de metas de corte de emissões de CO2 motiva protesto

Pela primeira vez nos 19 anos de realização das conferências mundiais do clima da ONU, as principais ONGs ambientalistas abandonaram o encontro, que deve acabar na noite de hoje em Varsóvia.

O maior objetivo da conferência é delinear um
esboço para um acordo sobre redução de emissões de gases-estufa a ser fechado em 2015.

As ONGs, como Greenpeace, Oxfam e WWF, se dizem insatisfeitas com o ritmo das negociações e com países que voltaram atrás em compromissos ambientais.

Os articuladores estimam que 800 pessoas tenham abandonado a cúpula.

A ausência dos ambientalistas foi rapidamente percebida no Estádio Nacional de Varsóvia, onde acontecem as negociações. Além dos stands vazios, os corredores estavam em silêncio.

"Os governos deram um tapa na cara dos que sofrem com os perigosos impactos das mudanças climáticas", disse Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace.

"Chegamos a um ponto tão difícil, com as coisas tão empacadas, que não havia outra solução. Não estamos abandonando o movimento, apenas essa conferência, que chegou a uma situação insustentável", disse André Nahur, da WWF-Brasil.

A saída acontece após uma semana considerada de reveses pelos ambientalistas. O Japão anunciou que não vai cumprir suas metas de redução de emissões de gases-estufa e outros países ricos estão relutantes em destinar mais dinheiro à redução dos danos causados pela mudança climática. Na quarta-feira, o presidente da COP-19, Marcin Korolec, perdeu seu emprego como ministro do Meio Ambiente da Polônia.

Ele divulgou uma nota na qual lamenta a saída das ONGs. "Observadores não governamentais sempre mobilizaram os negociadores para maiores ambições."

A decisão de abandonar as negociações não foi unanimidade. Após a saída do estádio, alguns manifestantes discretamente evitaram entregar seus crachás. "Quero voltar, o ato foi mais uma coisa simbólica", disse uma ambientalista brasileira.

Enquanto ONGs e diplomatas mantiveram o tom pessimista ontem, o presidente da COP-19 enviou uma declaração à imprensa dizendo que as negociações avançaram.

"Após negociações que duraram a noite toda, atingimos um progresso considerável em financiamento climático. As conversas sobre a forma de um novo acordo global também entraram noite adentro. Estamos chegando perto do sucesso final."

A jornalista GIULIANA MIRANDA viajou a convite da Deutsche Welle Akademie.

FONTE: Folha de SP

2 comentários:

  1. O clima está mudando sim e tenho certeza, de que plantas e animais se ajustarão de acordo com a evolução. Será que a humanidade terá essa mesma capacidade?

    ResponderExcluir
  2. Normal, os poluidores "convidam" as ongs apenas para referendar as suas resoluções, para PARECER que todos deram sua opinião e houve um consenso. Depois, quando há manifestações e reclamações, os poluidores dizem que os ambientalistas também concordaram com aquilo, etc. Fizeram muito bem em abandonar a conferência. Aliás, já deveriam ter abandonado há MUITO TEMPO, logo que descobriram que estavam sendo usados como massa de manobra.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪