14/10/2013

SEDA - Recife começa castração gratuita e proíbe carroça - PE



Pois é galera, a SEDA de Recife começou agora e já está apresentando serviço, né mesmo? Olha só: começa castração gratuíta e proíbe circulação de carroças com tração animal pela cidade.... Enquanto isto, aqui no Rio, há 13 anos estamos pastando.... Acho que nós salgamos a Santa Ceia, no mínimo, como diz o "Bicha má" ... Leiam as matérias abaixo:




****************
Recife começa a castração gratuita de cães e gatos

Publicação: 11/10/2013 09:30 Atualização:
A Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA) inicia, nesta segunda-feira, a política pública
de esterelização gratuita de cães e gatos. O objetivo é fazer o controle reprodutivo dos animais para que eles sejam cuidados com dignidade.

Para ter acesso ao serviço gratuito, é necessário que o morador do Recife ligue para o número 3355-8639 e agende a castração de até três animais por pessoa. O procedimento será feito no Centro de Vigilância Animal (CVA), em Olinda, apenas nas espécies fêmeas, com uma média de 25 castrações por dia. A campanha não tem prazo e será feita enquanto houver demanda.


*************************

Recife proíbe circulação de carroças com tração animal nas ruas


Projeto da prefeitura foi aprovado pelos vereadores nesta terça-feira (8).
Objetivo é dar fluidez ao trânsito e proteger animais de maus-tratos.

Com sinais de maus-tratos, cavalo que puxava carroça
é levado para Centro de Vigilância Animal
Foto: Inaldo Menezes/PCR
A Câmara do Recife aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que proíbe a circulação de carroças com tração animal nas ruas da capital. A matéria será encaminhada para sanção da prefeitura nos próximos 15 dias e entra em vigor após 120 dias depois de publicada no Diário Oficial do município.

O projeto foi proposto pelo secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, em agosto passado. "O foco [da lei] é incluir socialmente a família dos carroceiros, melhorar o trânsito da cidade e proteger e cuidar dos animais. Foi uma vitória muito grande, pois antes não podíamos recolher as carroças das ruas, ao menos que houvesse sinais de maus-tratos ao cavalo. Espero que sirva de exemplo para outras metrópoles", explicou.

A fiscalização para retirar os veículos de tração animal será feita pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Polícia Militar. A lei estipula multa de R$ 500 apenas nos casos de reincidência. Os animais serão apreendidos e enviados para um local específico, fora da área urbana do Recife, onde serão recuperados e colocados para adoção sob a supervisão da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais.

O secretário informou que, até a lei começar a valer, a prefeitura vai cadastrar os carroceiros para qualificação profissional e direcionamento para o mercado de trabalho, numa articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Qualificação Profissional e Mulher.

"Eles serão qualificados de acordo com o perfil para poder gerar uma renda alternativa. Essas pessoas não vivem da carroça, sobrevivem. Ganham cerca de R$ 400 por mês, são na maioria analfabetos e ainda não têm condições de cuidar dos animais, que acabam soltos à noite para comer lixo", disse Vidal.

FONTE: Portal G1

6 comentários:

  1. Já procurei algumas autoridades na minha cidade(próxima a BH) que ficaram de olhar "com carinho" para a situação dos animais e até hoje nada.
    Simone Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. Eita, pessoal de Recife tá mandando bem. Isso é o que eu chamo de MANDAR BEM!
    E nós do Sul é que somos mais "evoluídos", né?
    Silvan

    ResponderExcluir
  3. E depois o pessoal vem com preconceito contra o nordestino! Como eu já disse, gente boa e gente ruim existe em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Sou de Recife e a.d.o.r.e.i. essa medida!

    ResponderExcluir
  5. Márcia Caetano14/10/2013 22:48

    Parabéns pela iniciativa! Pena ser essa uma gota d'agua, nessa que é uma das regiões mais cruéis deste país.

    ResponderExcluir
  6. a região nordeste é como todas as outras, não devia haver preconceito, pois afinal somos um só país. Do mesmo jeito que as regiões sul e sudeste tem aspectos positivos e negativos o Nordeste é do mesmo jeito então nos devíamos nos unir para ajudar uns aos outros. sou Nordestina e tenho orgulho disso apesar de tudo porque todos nós, não importa a idade, região onde mora, se é mulher ou homem, todos temos coração brasileiro.
    Ouvi uma história que uma professora me contou: ela foi fazer uma palestra em São Paulo e quando ela acabou uma mulher virou pra ela e disse assim:
    - Parabéns, nem sabia que nordestino sabia ler!

    Eu sei que tem muitas pessoas que não tem esse tipo de preconceito mais muitas outras tem e vejam que absurdo, olhem onde o preconceito chega no nosso Brasil, isso nunca deveria acontecer, então vamos nos unir e acabar com isso, pois afinal, juntos somos mais fortes! Quem está comigo?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪