06/09/2013

SEPDA não deixa cadela ser adotada. Ela subiu no palco da missa rezada pelo Papa - RJ

Gente, observando que ela só subiu no palco... não teve nada a ver com o Papa.... Estou fazendo questão de reforçar porque estou meia preocupada com a posição do mesmo com referência aos animais.... Como falei: a conferir o que virá a frente....
_______________________
Vira-lata que subiu ao palco onde Francisco rezou missa foi recolhida quando seria adotada

Cadela foi batizada de Francisca em homenagem ao Papa,
já que subiu até no altar erguido em Copacabana
Foto: Reprodução
Rio - Se um dia ela foi abandonada, hoje a cadela Francisca é celebridade canina disputada. ‘Abençoada’ pelo Papa Francisco, a vira-lata que subiu no palco onde o Pontífice rezou a última missa da JMJ — e, por isso, recebeu tal nome —, na Praia de Copacabana, está no centro de polêmica entre a prefeitura e protetores de animais. Desamparada desde 18 de julho, ela foi resgatada pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) — e levada para a fazenda-modelo, em Guaratiba —, no último dia 22, quando ganharia uma família. Chica ainda está esperando mais 8 filhotes.

“É uma história meio macabra, meio Janete Clair. A cadela ficou abandonada um tempão. Recebi a
denúncia e fui resgatá-la. E logo nesse dia iam buscá-la ”, declarou o secretário da Sepda, Cláudio Cavalcanti.

Mas a esteticista Iris Caetano, 37 anos, rebate. Ela acompanhou o caso: levava ração para a cadela, e fez campanha no Facebook para sua adoção. Iris conta que quando conseguiu a adotante — a diarista Teresa Santos, 43 — tentou levar Chica. Mas seguranças do desmanche do palco do evento — onde a vira-lata ficou — a mandaram voltar em outro horário.

“Tentei levá-la, mas ela é uma cadela assustada, deve ter sido muito maltratada. Não quis forçar, pra não machucá-la. Quando consegui a adotante fui lá de novo, de manhã. Mas os homens falaram pra eu voltar à noite. Quando voltei, o secretário já a tinha levado”.

DISPUTA POR ADOÇÃO
Apaixonada pela cadela, Teresa lamentou a coincidência: “Estou triste. Nem durmo direito. Depois disso, liguei várias vezes pra Sepda, mas cada hora diziam uma coisa”. 
No dia 29 de agosto (quinta), Teresa e Iris foram à fazenda-modelo, onde passaram por entrevista para adoção. “Nos deram esperança de que Teresa ficará com ela”, disse Iris. Mas há mais três pessoas na fila.

Segundo o secretário, a cadela chegou à fazenda-modelo debilitada e anêmica. Veterinários fizeram ultrassonografia e descobriram que ela estava prenha de oito filhotes. “Ela está na minha sala recebendo todo cuidado. Os canis são coletivos, e devido ao jeito dela, assim é mais seguro. Todo animal é tutelado pelo Estado, e ela só poderá ser adotada quando se recuperar, parir e amamentar”.

Iris cuidou da cadela, enquanto ela estava abandonada em Copa
Foto: Reprodução
Polêmica entre Sepda e militantes
Militante pela defesa de animais, a veterinária Andréa Lambert critica a Sepda. “Há cachorros abandonados que a secretaria não resgata. O cuidado é porque foi a cadela do Papa. Se ela está fraca, é melhor que fique com adotante. Um lar é sempre melhor que abrigo”. Ela acusa a Sepda de omissão. Uma audiência pública que havia sido marcada para terça-feira (dia 3), na Câmara dos Vereadores, com o secretário, foi cancelada. “Ele não nos escuta”, queixa-se.

Luta por mudanças
O decreto 37326, de 28 de junho de 2013, motivou protestos contra o prefeito Eduardo Paes e a Sepda. O decreto determina a castração de animais com dois meses e limita as feiras de adoção.

Para derrubá-lo, o vereador Cesar Maia (DEM) criou projeto de Decreto Legislativo (publicado no DO da Câmara, no dia 1º de julho de 2013), que susta o do executivo. Não há previsão para ser votado.

Em julho, após denúncias contra a fazenda-modelo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária multou em R$ 6 mil o local, por falta de veterinário responsável.

FONTE: Portal O DIA

3 comentários:

  1. Conceição06/09/2013 13:43

    Será que o cavalcantinho quer aumentar os cães que passam fome e sofrem maus-tratos na fazenda modelo???
    è atorzinho de quinta mesmo, caia na real claudio, passe o cargo a quem realmente ama os animais e saiba fazer alguma coisa.
    cara ridículo, credo.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Cavalcante está querendo é fazer muito estrelismo às custas dos animais.

    ResponderExcluir
  3. Pq esse cara não volta para a telinha onde é o lugar dele ? Cretino.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪