30/09/2013

O SEPDA Cláudio Cavalcanti faleceu... um pouco de historia

Gente, o pior aconteceu. Desculpem todos, mas, não queria mesmo que ele morresse... pelo contrário, queria que ficasse bem vivinho para a gente esfregar na cara do Prefeito do Rio (aquele que debocha da proteção animal) sua total incompetência e falta de caráter por receber dinheiro em nome dos animais sem fazer o que deveria por eles. Vejam nossa denúncia na Câmara dos Vereadores na Audiência Pública realizada em 24/09/13.

Quando Cláudio se lançou na política (2000), nossa ONG não o apoiou porque desde o início diagnosticou sua incompetência apesar dele estar há muitos anos apoiando a causa. Ele era sobrinho de uma das minhas mestras e que sempre lembro com saudades aqui no blog. Amada Lya Cavalcanti que, para condenação de muitos que nos lêem, era considerada "matadora".... 

Só que, inegavelmente, foi uma protetora que escreveu seu nome na história ao acabar com as carroças de lixo puxada por burros, entre tantas outras conquistas. Depois de sofrer tanto vendo os animais morrerem de forma bárbara em câmaras de gás ou eletrocutados, ela pagava do seu bolso frascos e frascos de tionembutal para que fossem anestesiados e mortos com cloreto (como se faz a eutanásia em casos inevitáveis). Achava que os animais sofreriam menos...

É absurdo? não sejam tolos e conheçam a realidade que envolvem nossos bichos,  bem como,  a história da proteção animal. Nos anos 80/90, para terem uma idéia, Marília Pinheiro (outra das minhas mestras, diretora da SUIPA e opositora ferrenha a eutanásia de cães)  só não esganava a Lya por pura falta de oportunidade. Anos depois, já fora da militância e recolhida com seus animais a um abrigo seu em Pedra de Guaratiba, me confessava constantemente que Lya estava certa... tão certa que deixou seus bens para alguém que matasse seus animais após sua morte por não suportar saber que eles ficariam de mãos em mãos ou abandonados a própria sorte.... Assim foi feito, pelo que soube depois.

Lya era de opinião (e ação) que aqueles animais recolhidos pela carrocinha mereciam morte menos dolorosa posto que não havia recursos para mantê-los. Isto quase começando os anos 90. Ela os tirava de lá, levava para casa, alimentava-os, lhes dava todo carinho do mundo e os "colocava para dormir". Por favor, não julguem sem o completo conhecimento de causa. Era uma época que não se tinha nenhum recurso que temos agora. Literalmente, fazíamos proteção animal tocando tambor e soltando sinais de fumaça.... nossa dedicação era full time diante de tantas necessidades....

Eu não achava certo, mas, não julgava Lya .... Eu conseguia compreender seu grande amor pelos animais. Era uma mulher inteligente e de ação... Sua opositora Marília, só começou a compreendê-la no final de sua vida.... Aprendi muito com as duas e formei meu próprio conceito dentro da militância.

Aliás, durante a primeira campanha politica do Cláudio Cavalcanti, ele (juntamente com Maria Lucia Frota) negava ter feito parte da APA, ONG fundada por Lya durante sua dissidência com a SUIPA, local que trabalhou muito, diariamente, a ponto de desmaiar de exaustão no cuidado dos animais... É gente, naquela época eram só voluntários que iam enfrentar o batente.... Por dois anos de minha vida (1989/1990), dava minha contribuição aos domingos....

Mas, o casal Cláudio e Maria Lucia achava que se as protetoras soubessem que eles foram  da direção de uma ONG matadora, não votariam nele..... hehehe.... coisas da política sempre suja!!!! Eu teria falado desde o início e teria dito, simplesmente, que não pensava mais daquela forma (a de "matadora")... Ah gente, por hoje chega, mas se quiserem mais histórias da proteção, vejam NO VÍDEO DESTA POSTAGEM QUE FIZ.

A matéria da Globo News está aí com o comunicado

Globo News - 29/09/13

__________________________

Abaixo, republico minha postagem de 19/09/13 falando sobre a saúde do SEPDA. 

********************

Gente, refiz esta postagem porque avaliei que não foquei o principal objetivo da mesma. Na minha necessidade de informar sobre o perfil de certos protetores, acabei exagerando. É que me incomoda muito receber comentários de pessoas desejando o pior para outros pelos mesmos não estarem agindo condignamente. Esta parte abaixo estava e vai ficar publicada. Desculpem todos pelo desapropriado texto anterior.
_____________________
Bem, o que quero falar é o seguinte: estou sempre metendo o cacete na SEPDA aqui do Rio, mas, mantendo o nível de discussão da INCOMPETÊNCIA INEGÁVEL das pessoas que foram nomeadas para secretariar o destino dos animais em nossa cidade nestes últimos 13 anos.

Não sou a favor de ofender e desejar o pior para "nossos opositores". Eu não me sentiria digna até mesmo por já ter sido vítima de tamanha crueldade vinda de "pseudo-protetores" de animais. 

Então, quero comunicar que o Cláudio Cavalcanti está internado por conta de uma hérnia cervical que requer operação e recuperação. Segundo sua esposa, tudo está sob controle, mas, que fique registrado que em se tratando de saúde desejo suas melhoras porque meu debate é intelectual e não acho digno de nenhum protetor pensar de forma diferente. Temos que provar sua incompetência, mas, pela nossa argumentação.

Acredito que a Audiência Pública marcada para o dia 24 terá a Sub-secretária presente já que, provavelmente, o Cláudio vai estar sob cuidados médicos e em recuperação. 


34 comentários:


  1. A Luisa Mell postou no FB mil elogios ao falecido, como se ele tivesse feito um ótimo trabalho na SEPDA. Falta de informação, né? Tentei enviar esse post para a Luisa, mas não consegui. Será que alguém poderia fazer isso, para que a Luisa fique ciente de como tudo aconteceu na gestão do Cláudio Cavalcanti? Grato, Paulo Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de deixar os meus comentários na página da Luisa Mell (no Facebook), indicando a leitura das notícias contidas no "Grito do Bicho"; que considero um dos melhores blogs do Brasil.
      Abraços para todos...
      Bianca.

      Excluir
  2. Oi Sheila, vi na hora exata que informaram a morte dele e lembrei de você e de todos que lutam aí no Rio pela causa animal.
    Que ele descanse em paz né! Afinal quem somos nós pra julgar. E que quem o acompanhava de perto possa refletir melhor suas atitudes em relação a proteção animal.

    ResponderExcluir
  3. O site Vista-se (Vegetariano), fez, hoje, uma bonita homenagem ao Claudio Cavalcanti.

    ResponderExcluir
  4. Ele e a mulher não faziam como a tia, não eutanasiavam, só deixavam morrer atropelados, mutilados, amassadinhos pelos tratores, morrer de fome, de contágio, de doenças adquiridas na fazenda modelo dos horrores, de feridas, etc..
    não há como negar o descaso deste senhor para com os animais do rio de janeiro, não há...
    Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Se o Claudio tivesse prejudicado só a sí próprio estava tudo bem, o problema que considero fundamental foi o descaso e omissão com os animais que morreram por falta de seu socorro quando as protetoras imploravam ajuda da Sepda, se ele estivesse tão incomodado com os problemas dos animais não estaria ensaiando um programa na GNT enquanto os animais sofriam.
    Ele que preste contas agora do que deixou de fazer pelos inocentes que morreram sem sua ajuda.
    Marilena

    ResponderExcluir
  6. Quem realmente se preocupa com o bem estar de animais, não tem motivos para homenagear uma criatura que só fez um monte de PL pra enganar trouxa e nunca fiscalizou nada, até no caso da experimentação em animais foi uma briga eleitoreira, ele sabia muito bem o quanto era impossível, devia ter feito um PL que proibisse testes em escolas, aí sim, teria chances, ele estava pra lá de orientado que não daria em nada, mas como precisava aparecer...bobo quem acreditou.
    ele morreu...torçamos para que entre alguém na sepda que faça mesmo algo pelos já tão sofridos animais cariocas, já que com o Claudio não tiveram a menor chance.
    José- Rio

    ResponderExcluir
  7. Antes ele vivesse para se arrepender e mudar, é o que desejo para todos que estão errados e/ou cegos! Infelizmente não deu tempo!

    ResponderExcluir
  8. ótimo texto. eu só mudaria "tão certa que deixou seus bens para alguém que matasse seus animais" para "tão certa que deixou seus bens para alguém que 'sacrificasse' seus animais" ficou forte e parecendo uma coisa ruim, q pelo resto do texto, não é. tb penso assim tanto q fiz o mesmo, caso eu morra antes dos meus meninos pedi a uma amiga q os sacrificasse(apesar de saber q ela é capaz de ficar com eles ao invés de fazer isso, se ficar e eles se adaptarem e ficarem felizes melhor, né?).

    ResponderExcluir
  9. Todos os PLs feitos por este senhor, já existiam, ele só tomou para sí, como se dele fossem e nunca houve nenhuma fiscalização de ninguém pra nada, quando so gatos comunitários do Cittá américa precisaram dele, já que a Sepda tinha feito a Lei de animais comunitários, o Sr. Claudio simplesmente deu razão ao Shopping e os gatos continuaram a ser mortos.
    Será que é preciso morrer pras pessoas acharem que tudo foi maravilhoso? É muita flalta de conhecimento. A proteção animal é muito desinformada, agora ficam endeusando quem tanto descaso cometeu com o sofrimento dos animais, credo!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  10. Muita gente cita os pls do Claudio, mas tem alguns que são verdadeiras piadas, vejam esse:
    Lei 3641/2003 - Autoriza o Poder Executivo a construir abrigos para animais de pequeno, médio e grande porte no Município do Rio de Janeiro.
    Gente, o único abrigo que era a FAZENDA MODELO estava aos pedaços, animais no meio de fezes, urina, gatos desaparecendo, coelhos sendo comidos, e era a Fazenda Modelo do Sr. Claudio, deu denúncia, TV, está tudo comprovado...
    Elias Ventura

    ResponderExcluir
  11. Jorge Romano30/09/2013 13:54

    Na politica nada se faz apenas com vontade e boas intenções, e no caso de Cláudio Cavalcanti, que sempre esteve muito mal assessorado, não seria diferente. Apenas o gostar de animais não credencia fazer uma boa administração a frente da SEPDA. Ideias e ideais é o que mais há na proteção animal, mas acho que poucos discordam que o que mais falta é a união de tantos militantes em torno de um mesmo "querer". Lamentável é a falta de interesse e a pequenez dos nossos governantes em não dar atenção a causa animal (nem precisam gostar, afinal isso já é uma questão de evolução espiritual). Nenhum Secretário poderá fazer nada sem aval político (grana) e sem o apoio das pessoas certas. Esperemos que o novo Secretário possa fazer mais pelos animais e tenhamos menos polemicas.

    ResponderExcluir
  12. Scheila, a maioria das pessoas no Facebook NÃO sabem a verdade em relação ao desempenho de Claudio Cavalcanti na sua função de defesa dos animais .. não me contive e divulguei o Link de O Grito do Bicho em algumas páginas no Face para que as pessoas possam ler e saber da verdade, é um direito de todos saber da verdade e não serem mais iludidos ! porém achei que deveria ter a tua aprovação para continuar à divulgar assim o Link de O Grito do Bicho. Por favor aguardo tua autorização : https://www.facebook.com/renata.cheferrino

    ResponderExcluir
  13. Não quero falar mal de quem acabou de morrer, embora saiba das inúmeras restrições que se fazem em relação a seu trabalho. Deus o julgue. Quanto à Lia (minha mãe, que trabalhou muito na proteção animal, conheceu-a de perto bem como a Marília), anos atrás, pegasndo uma edição muito antiga de um romance, tive a surpresa de ver o nome dela como tradutora em vários títulos da coleção. Sim, a Lia Cavalcanti traduzia livros estrangeiros famosos e pouca gente se lembra disso hoje!
    Quanto ao Claudio, como é que fica o caso da cadela Francisca, abençoada pelo Papa Francisco? Disseram que o Claudio impedira uma pessoa de adotá-la e a bichinha foi parar num abrigo, foi isso mesmo? E depois?

    ResponderExcluir
  14. Ah, sim, o autor do comentário sobre as traduções da Lia e a cadela Francisca fui eu, esqueci de assinar.

    Miguel

    ResponderExcluir
  15. CORREMOS UM SÉRIO RISCO DE VOLTAR A DESASTROSA ESPOSA DELE PARA A SEPDA, COMO SE NÃO BASTASSE O QUE JÁ GANHA DE NOSSO DINHEIRO PARA NADA FAZER, DEUS PERMITA QUE NÃO.
    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  16. Não conheço a realidade do Rio de Janeiro, mas não compreendi a crítica feita ao falecido. Ela se resume ao fato de ele não ter admitido que fazia parte de uma Ong que sacrificava animais? Acho que, para quem não conhece os fatos, faltou informação na matéria ora divulgada.

    ResponderExcluir
  17. Talvez a própria mulher dele seja indicada, não é?

    ResponderExcluir
  18. Eu não acho que o Claudio foi tão ruim assim, o Fasano foi um secretário bem pior e não fizeram metade com ele do que fizeram com o Claudio, Tem que ter mais respeito com as pessoas, afinal elas tem parentes, amigos que se chateiam com a situação. Nós que cobramos respeito aos animais temos que ser os primeiros a respeitar qualquer tipo de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo
      não estou desrespeitando ninguém, apenas, falando a verdade. A pessoa em questão se elegeu com a bandeira da proteção animal. Portanto nada mais do que normal fazer leis a favor deles. Só que seria bom vc. ler, exatamente, do que se trata ao invés de fazer os seus "achismos". Ouça a audiência a partir do momento que as protetoras falam que verá a quantidade de denúncias sobre a gestão do Cláudio.

      Estamos falando de uma pessoa que, juntamente com membros de sua família, recebia dinheiro público sem nem ao menos aparecer para assinar o ponto. Veja a audiência pública onde tudo isto é denunciado.
      http://www.ogritodobicho.com/2013/09/audiencia-publica-promove-revelacoes.html
      http://www.ogritodobicho.com/2013/09/vereadores-pretendem-colocar-o-prefeito.html

      Se vc. não acha isto imoral, não sei o que dizer do seu caráter.....

      Excluir


  19. O que tem de neguinho no facebook enaltecendo por ser defensor dos animais, nao ta no mapa.

    Pena que ele se elegeu com a bandeira de defesa dos animais, votei nele e joguei meu voto fora

    Pelos animais nao fez pículas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceição30/09/2013 19:08

      tem ceguinho pra caramba também no facebook né rs rs rs
      Pra gente boa eu desejo coisas boas e para tranqueiras como o sr claudio Cavalcanti eu desejo o inferno, que foi o tipo de vida que tiveram e ainda tem os animais que dependem da sepda.Cada vez que lembro dos pobres cavalos mortos por maus-tratos, abandonados em lixões e carregando pesos absurdos eu gostaria que tivesse um juízo final para que Cavalcanti pagasse tudo.Vá com o capeta claudio Cavalcanti.Não é porque morreu que vai virar santo.

      Excluir
  20. NOTICIA FRESQUINHA: SEGUNDA O JORNAL DA RECORD A NOVA SECRETÁRIA DA SEPDA SERÁ A SRA. FERNANDA CABRAL!!!! QUE TAL?????!!!! BOA NOITE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

      Excluir
  21. É FACIL FICAR ARGUMENTANDO QDO A DOR NAO É NO NOSSO CORPO. DESEJO SIM A TODOS OS MEU INIMIGOS O PIOR , TODO O SOFRIMENTO DO MUNDO. NAO SOU HIPOCRITA. SOU ASSIM, QUEM PENSAR DIFERENTE, OK, SO DIGO Q QDO NA É NA CARNE É MOLE FICAR DE DELONGAS E DE BLA BLA BLA DIALETICA E O CACETE. NAO SOU PSEDUO-PROTETOR, SOU VEGANO E TENHO MEUS 30 BICHOS TODOS MUITO BEM ORBIGADO E AINDA PAGO CASTRACAO DOS OUTROS....E ME CONSIDERO SUPERDIGNO ALAIS ESTA É A FORMA MAIS DIGNA DE PENSAR PRA MIM, SE MEUS INIMIGOS ME TRAZEM DESGRACA E AOS ANIMAIS FISICAS, FINANCEIRAS DESEJO IGUAL ALIAS EM DOBRO A TODOS DE SUA FAMILIA E GERACOES TB! MISERICORDIA É PARA QUEM TEM PENA CRISTÃ, E EU SOU AGNOSTICO E ODEIO RELIGOES, ALIAS SEU CLAUDIO ERA "SUPER ESPIRITUALIZADO" DA LICENCA, AGORA VOU DESEJAR O BEM DO DONO DA FRIBOI TB?? PQ NAO DESEJAR O BEM DOS MILICIANOS E DOS DUDU E CABRAL?? INIMIGO É INIMIGO, AOS AMIGOS TUDO, UMA VIDA HONRADA E UMA MORTE GLORIOSA, AOS INIMIGOS A MORTE DOLOROSA E LENTA. ESTA É A LEI DE ESPARTA, NUNCA SE RENDER, NUNCA SE RETRATAR. EU NAO SOU UM PACIFISTA E NAO ACREDITO NISSO, E A HISTORIA ESTA DO MEU LADO NAO SE FAZ REVOLUCAO COM POR FAVORES, E NEM DESEJANDO O BEM DOS INIMIGOS, DO CONTRARIO TUDO Q FAZEMOS EM ATACAR SE PERDE, AO CONTRARIO FAZ O TEMPO TER SIDO EM VAO.

    UGO WERNECK

    ResponderExcluir
  22. Minha nossa como tem gente tapada,acabei de ver no face a ong da minha cidade prestar uma homenagem a ele,e´óbvio não aguentei e escrevi algumas coisinhas básicas.

    ResponderExcluir
  23. Acreditem o meu comentário sobre o Claudio C. que fiz no face do Adota Igaraçu Tiete,apagaram,se doeram ,alias está cheio de "protetor" cego,surdo e mudo.

    ResponderExcluir
  24. SE UM LOUCO ESCREVER UMA FRASE BONITINHA SOBRE ANIMAIS E FALAR QUE VIROU VEGETARIANO,PRONTO BASTA PRA VIRAR IDOLO.

    ResponderExcluir
  25. Mais uma, fui deletada do face Adota Igaraçu Tiete é mole, o talzinho ai tem muitos fãs hein, o engraçado que não falei nada mais do que a verdade, inclusive pedi pra que eles desses uma olhada no blog pra terem mais informações,mas.... fazer o que, o pior cego é aquele que não quer enxergar!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente, ele se foi sem prestar contas com a população, sem aprender a defender os animais como se deve e sem demonstrar um pouco de humildade. Pior pra ele.

    ResponderExcluir
  27. Sheila, acho que vc esqueceu de mencionar as leis do Sr. Cavalvante e a importância das mesmas para a proteção animal carioca. Sou cria da proteção animal pois acompanhei as longas e intermináveis reuniões, quando criança, ao lado da minha mãe, no final dos anos 80 até começo dos anos 2000. Lembro de muita gente que não tinha onde cair morta e que hoje desfila de carro importado graças a proteção. Vaidade é o que não falta neste movimento enfraquecido pela ambição e pela desunião. Movimento este, ingrato. Gostaria de saber daqui quem foi o abençoado que fez mais pelos animais do que as tais 30 leis??? De forma alguma, defendo o ex secretário. Acho que ele faleceu devendo explicações. Mas acho no mínimo curioso vc não ter mencionado nada de bom que ele fez...
    Fernanda Gonçalves.

    ResponderExcluir
  28. Marcia Azeredo02/10/2013 10:20

    Peço desculpas aos animais e me envergonho de ter ajudado esta criatura ser eleita a vereador.

    ResponderExcluir
  29. FAZER PL É FÁCIL, QUERO VER CORRER ATRÁS PRA EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO, A GRANDE MAIORIA DOS PROJETOS DE LEIS DO CLAUDIO ERAM INÚTEIS E INVIÁVEIS, UMA VERDADEIRA PALHAÇADA, PARA QUEM CONHECE O RIO DE JANEIRO.
    CLAUDIO ILUDIU MUITA GENTE, PROMETEU, PROMETEU E ENGANOU QUE FEZ E AS POBRES IGNORANTES PENSAM QUE ELE FEZ KKKKKKK O CARA ERA MUITO ATOR!!!
    ROSE

    ResponderExcluir
  30. FAZER LEIS ERA O MINIMO É PRA ISSO Q ELE ERA PAGO.

    UGO WERNECK

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪