06/09/2013

Cavalo vítima de maus-tratos agoniza na rua antes de ser sacrificado - SP

Quem foi o culpado? o dono, as autoridades ou ambos? ou seja, 
vários culpados para uma única vítima...


 Um vídeo feito por um morador flagrou os momentos finais de um cavalo que teve de ser sacrificado após passar horas agonizando em frente à casa do dono em uma rua no bairro Jardim Santa Rosa em Jaboticabal (SP).

Segundo a Vigilância de Vetores e Zoonoses da cidade, o animal, com idade entre 12 e 15 anos, sofria maus-tratos. O proprietário do equino foi ouvido pela polícia, autuado e liberado.

As imagens foram registradas na manhã de segunda-feira (2) pelo técnico em meio ambiente Ricardo
Alexandre Miciano, de 37 anos, e divulgadas nesta terça-feira (3). Segundo Miciano, o caso aconteceu próximo à escola Professora Aurora Ferraz Vianna dos Santos e o sofrimento do animal foi acompanhado por várias crianças. O técnico criticou a demora no atendimento ao equino. “O animal estava lá desde domingo. Todos os setores foram omissos, todos têm um pouco de culpa. O cavalo estava em via pública, é responsabilidade da prefeitura. Se isso acontecesse em bairro nobre eles retiravam na hora”, diz.
saiba mais

A médica veterinária e chefe da Vigilância de Vetores e Zoonoses de Jaboticabal, Maria Angélica Dias, nega que tenha havido demora no atendimento. Maria Angélica disse que recebeu a informação sobre o equino na manhã da segunda-feira e que, logo em seguida, foi ao local com outros três veterinários.

Segundo a veterinária, ela e os outros profissionais constataram que o cavalo sofria maus-tratos, estava debilitado e não conseguiria responder a um tratamento, já que ficaria com sérias sequelas se sobrevivesse, o que fez com que a equipe optasse pelo sacrifício. “Faltou respeito e comida. Esse animal era vítima de maus-tratos com certeza. Ele chegou naquele estado por excesso de trabalho e má nutrição. Estava muito judiado, era pele cobrindo os ossos”, relatou Maria Angélica.

A Polícia Civil informou que o proprietário do cavalo foi ouvido na delegacia de Jaboticabal e liberado em seguida.

Fonte: G1

13 comentários:

  1. O "DONO" DO ANIMAL TEM QUE SER TRATADO NA MESMA MOEDA,SÓ ASSIM AS COISAS COMEÇARAM A MELHORAR,CASO CONTRARIO SÓ UM SONHO MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceição06/09/2013 12:17

      Concordo. Tem que ser Olho por olho, dente por dente.a única maneira. autuado e liberado para pegar outro coitado e acabar com a vida dele.
      seres nojentos.

      Excluir
    2. Infelizmente essa é a realidade. Nada acontecerá ao desgraçado que deixou o cavalo nessas condições. A não ser que haja justiça divina.
      Silvan

      Excluir
  2. Vergonha mesmo... Isso acontecendo em São Paulo, não é em nenhum sertão do nordeste! Vergonha, nojo, revolta... E o dono deste animal ninguém denuncia? Onde estão as denúncias? Ficar assistindo a um animal agonizando? E os vizinhos deste proprietário infeliz o que fizeram durante meses, anos, vendo os maus tratos? Se o animal agonizava na frente da casa do proprietário era, com certeza, vizinho da escola. E as autoridades da escola, gestão e professores, não trabalham e nem militam sobre os direitos animais nos seus currículos, na grade de Meio Ambiente? Quantas vezes se organizou comissões com os alunos para a causa animal? Os veterinários constataram que o animal sofria maus tratos e levantaram a hipótese de sequelas, caso o animal sobrevivesse. Justificativa para o sacrifício. De fato, para o município, é mais barato interromper a vida do que tentar a recuperação. E o delegado liberou o proprietário com base em que? Não é uma situação criminosa? A Polícia Civil pode explicar, com certeza. Não compreendo. Ainda há tempo de denunciar,o vídeo é a prova e o depoimento da médica veterinária, chefe da Vigilância de Vetores e Zoonoses de Jaboticabal, Maria Angélica Dias,comprovam os maus tratos. Para denunciar precisamos de nome e endereço completo do proprietário. Por que não fazem isso? Realmente, assistir a um holocausto é mais tranquilo, dá menos trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ouvido e liberado. Sempre a mesma coisa!!!!!
    Até quando as leis vão ser mais rígidas e cumpridas?
    Quantos mais vão padecer sem respeito, carinho, alimento e dignidade?

    ResponderExcluir
  4. esse assassino logo vai estar com outro cavalo e matar, e depois outro e assim por diante, cadê o Ministério Publico pra por esse fdp na cadeia?
    Maria Vitória Magri

    ResponderExcluir
  5. "vergonha em Jaboticabal", mas fez o que para minimizar a dor do animal que agonizava no meio fio? Fácil a gente criticar mas muito mais fácil é fazer sua cidadania valer e ter registrado BO na Delegacia de Jaboticabal no dia que a cavalo ali caiu. Assistir a agonia do animal fez muito pouco por ele e ainda justificou a ineficácia do Prefeito e da polícia local. Se fosse para ter o mês grátis de supermercado iriam aonde fosse para registrar; se fosse para ter um ano de salário extra ou assistir curintia X santus rapidamente a boa vontade surgiria. A isso danos o nome de cumplicidade!

    ResponderExcluir
  6. PESSOAL NADA NESTE PAÍS DE BOSTA FUNCIONA,NÃO ADIANTA MINISTÉRIO PUBLICO,NÃO ADIANTA POLICIA,FEDERAL,MUNICIPAL....NADA SE RESOLVE,ANIMAIS CONTINUARÃO A SOFRER......

    ResponderExcluir
  7. NÃO AGUENTO MAIS TANTO DESCASO E COVARDIA.
    BASTA DE IMPUNIDADE.
    Simone Vasconcelos

    ResponderExcluir
  8. Não aconteceu nada com o maldito "proprietário"! Impunidade total! Os primeiros a serem chamados deveriam ser os veterinários para tentar salvar o animal e só depois a polícia e prefeitura. No entanto, filmaram e deixaram o bichinho agonizar por horas! ... Estou passada. Povo maldito!!

    ResponderExcluir
  9. Sabem o que não consigo entender? Como tantas pessoas passando pelo local puderam, simplesmente, ignorar o sofrimento do pobre animalzinho? Pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos; onde está a compaixão dessa gente? E ainda dizem que o povo brasileiro é cordial e gentil! Pois sim!

    ResponderExcluir
  10. MAS ISSO ACONTECE SEMPRE !!! O FATO DE ALGUÉM TER FILMADO E POSTADO É EXCEÇÃO. E ACONTECE PORQUE OS CAVALOS SÃO COMPLETAMENTE ESQUECIDOS, POR SEREM O GANHA-PÃO DOS "POBRES" CARROCEIROS, COITADOS! NINGUÉM SE IMPORTA, NINGUÉM COBRA DAS AUTORIDADES, QUE SÓ FARÃO ALGO SE FOREM PRESSIONADAS. ENQUANTO OS PROTETORES DE ANIMAIS NÃO APRENDEREM A SE IMPORTAR COM O QUE ACONTECE AOS CAVALOS, ESSES ESQUECIDOS ANIMAIS VÃO SOFRER MUITO, POR MUITO TEMPO. SÓ PARARÃO DE SOFRER COM A MORTE !

    ResponderExcluir
  11. Eliza. ODEIO CARROCEIRO! ODEIOOOOO ESPANCARIA COM GOSTO UM. ATRELAVA ELE A CORROÇA E CHIBATA NELE.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪