04/09/2013

Cães de Santa Cruz do Arari, lembram do caso?

O irmão do cabra-safado assumiu a culpa toda.... Isto quer dizer que, provavelmente, o Prefeito continue a reinar como se nada tivesse acontecido.... justiça maldita a nossa, não? é um país que não leva a sério nada do que a sociedade quer.... ô nojo!!!!!!!!
________________________
Luis Pamplona assumiu toda a responsabilidade pela captura de cães.
Caso foi denunciado em junho, pela população do município.

Crianças participando de çaça aos cachorros.
Foto: Reprodução/ Aragonei Bandeira
O irmão do prefeito de Santa Cruz do Arari, Marcelo Pamplona (PT), prestou depoimento nesta sexta-feira (30), no Ministério Público do Estado (MPE). Luis Carlos Beltrão Pamplona foi ouvido pelo procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado e pela promotora de Justiça Jeanne Maria Farias de Oliveira. O MPE informou que ele assumiu toda a responsabilidade pela captura e envio de 100 cães à região do Francês, na Ilha do Marajó, e que utilizou a infraestrutura da prefeitura para a ação.

De acordo com o MP, Luis Carlos informou que
os cachorros foram enviados para a localidade em forma de doação, conforme pedido de um morador daquela região. O pedido para que os cães fossem doados, segundo Luis Pamplona, teria sido feito por escrito. O MP informou ainda que o irmão do prefeito disse que o município estava com superpopulação de cães e colocava em risco a saúde da população.

Ainda no depoimento, o MP disse que Luis negou que os animais tenham sofrido maus tratos e que os métodos de captura utilizados são tradicionais no município. Ele teria ainda creditado a popularização do assunto a uma trama de inimigos do prefeito.

O depoimento do prefeito Marcelo Pamplona foi remarcado pelo MP para quarta-feira (4), na sede do órgão em Belém.

Entenda o caso
A população de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó, denunciou à caça a cães que teria sido instituída pelo prefeito Marcelo Pamplona (PT). Segundo os moradores, a prefeitura pagou por cães e cadelas, e os animais apreendidos teriam sido mortos.

Na época, o prefeito reconhece que fez a captura dos cachorros, mas nega que tenha matado os animais: segundo ele, os bichos foram levados para a zona rual do município, já que estariam causando a proliferação de doenças na cidade.

Vídeos registraram cachorros sendo laçados por crianças e levados até canoas, onde foram amontoados no porão da embarcação. Amarrados, os animais aparecem com diversos ferimentos. As imagens mostram ainda vários animais mortos abandonados no rio da cidade.

A Delegacia de Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, abriu inquérito para apurar o caso. O Ministério Público Estadual (MPE) também instaurou inquérito civil para investigar as denúncias. No documento, assinado pela promotora Jeanne Maria Farias de Oliveira, uma análise preliminar de imagens onde os cães aparecem amarrados e alojados dentro de um barco, podem configurar crueldade com animais, conduta passível de responsabilização civil e criminal.

FONTE: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/08/irmao-de-prefeito-de-santa-cruz-do-arari-pa-depoe-no-mpe.html

Nossas postagens sobre o caso:

13 comentários:

  1. Fádua - POA04/09/2013 14:00

    Alguém me explica que risco à saúde da população os cães trazem?????? É sempre a mesma desculpa, caramba! risco à saúde é esgoto a céu aberto,poluição atmosférica, poluição das águas por empresas que largam seus efluentes contaminando rios e lençóis freáticos, construções irregulares (prédio que desabou matou 8 pessoas nos últimos dias), roubo de energia elétrica, falta de educação no trânsito, uso de agrotóxicos, uso de petrolatos, tudo isso traz riscos à saúde e o que fazem nossos representantes?????? que M!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riscos quem "trazem" são os humanos, infelizmente nossa própria espécie...não temos a liberdade vivermos livremente e em paz em algum lugar tranquilo por temermos nossa espécie, e riscos de doenças também são humanos que nos trazem...

      Excluir
  2. Pamplonas dos infernos!

    ResponderExcluir
  3. Muita vergonha, parece história pra boi dormir o depoimento do irmão do prefeito. Devem achar que a população sofre de falta de inteligência, não é possível!! A gente aqui se mata para conseguir adoção de um único animal e o cara afirma que a pessoa quis adotar 100!!! Não sei como são as leis por lá, mas onde moro, é permitido somente 5 animais por residência. Quem possui mais deve entrar em contato com o CCZ para regularizar a situação. Então lá em Santa Cruz do Arari é possível ser tutor de 100 cães de uma só vez e a prefeitura não vê problema nisso?

    ResponderExcluir
  4. Brasil sempre mostrando a sua cara sem vergonha e sem-vergonha. Nojo total.

    ResponderExcluir
  5. Se aqui no sul do país, que é uma região mais "civilizada", vemos coisas absurdas todos os dias, imagina lá pelo norte afora o que não acontece...
    Silvan

    ResponderExcluir
  6. Tá, o cara assumiu. Mas não vai acontecer nada com ele? Aceitaram aquele monte de abobrinhas como se houvesse justificativa? A questão não é o cara falar, cagar pela boca, o que interessa é saber quem foi o idiota que aceitou aquelas desculpas esfarrapadas!!! Esse merda vai pagar uma pesada multa? O que vai acontecer com ele? E nós não podemos nos manifestar, nem que seja pela internet???

    ResponderExcluir
  7. Também com um povo que ainda ajuda a capturar os pobres bichos, incuindo crianças, esperar mais o que????????
    Vanda

    ResponderExcluir
  8. Por que não pagam para castrar os bichos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se existe superpopulação de cães, porque o município não faz campanha de castração? Mas no Brasil é fácil matar! Matam qualquer um e por qualquer motivo, sempre confiantes na impunidade. Só não matam estes políticos canalhas, né?!

      Excluir
  9. maria do carmo04/09/2013 22:21

    Me lembra muito o caso do assassinato daquele garoto boliviano, que foi atingido por um sinalizador no estádio..um menor assumiu a culpa, pois aqui nesta merda de país, menor pode tudo...vai acabar em pizza...ou melhor..já acabou.

    ResponderExcluir
  10. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/08/tj-recebe-denuncia-do-mp-que-acusa-prefeito-por-matanca-de-caes-no-pa.html

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪