01/08/2013

Animais mais próximos do ser humano conseguem armazenar fatos de anos

Pois é, os caras ficam deslumbrados quando constatam o que sabemos faz tempo....
_______________
A constatação feita por cientistas da Dinamarca e da Alemanha reforça a tese de que não são apenas os homens que têm lembranças autobiográficas

Os elefantes ganharam a fama, mas, no reino animal, quem tem uma memória extraordinária são os chimpanzés e os orangotangos. Segundo um artigo publicado na revista Current Biology, os mais próximos primos do homem não apenas reconhecem fisionomias e locais: eles se recordam de eventos, mesmo aqueles ocorridos pelo menos
três anos antes. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do Instituto Max Planck, na Alemanha, responde a uma questão há tempos discutida entre primatólogos, biólogos e neurocientistas: se o armazenamento de fatos a longo prazo é uma característica unicamente humana.

Definitivamente não, diz Gema Martin-Ordas, principal autora do artigo e pesquisadora do Centro de Estudos da Memória Autobiográfica da Universidade de Aarhus. Ela esclarece que existem vários tipos de memórias, e que todos os animais, mesmo os pequenos insetos, são capazes de armazenar experiências sensoriais e espaciais. Ainda no fim do século 19, o fisiologista russo Ivan Pavlov mostrou que ratos de laboratório condicionam o comportamento ao levar choques, um sinal de que eles têm gravada no cérebro a sensação desagradável e tentam evitá-la. Contudo, a memória à qual Martin-Ordas se referiu na pesquisa dinamarquesa e alemã ultrapassa esse mecanismo básico. Trata-se da memória autobiográfica, uma verdadeira viagem ao tempo, quando o que se evocam não são sensações, mas lembranças.

A cientista comportamental conta que desejava testar se outros primatas além do homem tinham experiências como a descrita pelo escritor Marcel Proust em sua obra-prima, Em busca do tempo perdido. Nos sete volumes, o livro francês é construído sobre a memória do narrador. “Ele descreve, por exemplo, como o gosto peculiar de uma petit madeleine molhada no chá de limão traz à mente, de forma espontânea, a memória de infância de visitar sua tia Leonie pelas manhãs e, nessas ocasiões, ofereciam a ele petit madeleine com chá de limão. O principal objetivo de um de nossos experimentos foi investigar se, como no exemplo de Proust, a memória de eventos remotos completos pode, em chimpanzés e orangotangos, ser desencadeada por algumas pistas”, diz.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/07/20/interna_ciencia_saude,378059/animais-mais-proximos-do-ser-humano-conseguem-armazenar-fatos-de-anos.shtml

4 comentários:

  1. A única coisa que difere os humanos dos animais é a arrogância, a vaidade, a futilidade, a covardia. Os animais não precisam dessas coisas.
    Pensar que até pouco tempo, alegavam que o negro era um ser inferior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que meu pai era branco, olhos azuis e racista. Mesmo convivendo com ele, não adquiri seu comportamento e nem mesmo seu preconceito. Sempre tive amigos de todas as espécies, cores, sexos... Conversa fiada de quem diz que uma criança é ruim porque aprendeu com os pais.

      Excluir
    2. Ana Lucia Nunes04/08/2013 20:47

      Concordo com você Victória !
      Pior que o seu pai era o meu, que apesar de ser branco e ter olhos claros, a mãe era negra e ele era racista !!!
      Somos a prova que esses absurdos não são transmitidos por DNA, felizmente !

      Excluir
  2. T.O.D.O.S os animais têm memória autobiográfica! Não necessito de uma pesquisa para que me digam isso, eu já sabia! Sempre convivi com animais, entre eles e nós não há a menor diferença, o ser "humano" é quem deve aprender com eles.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪