19/08/2013

Sobe para 6 números de cães mortos em abrigo da UPA

Gente, sobre este caso da UPA do Deputado Feliciano, dá para avaliar algumas coisas graves: prática de crime ambiental, ausência de isolamento em doença contagiosa e funcionamento sem licença da prefeitura. Mesmo ele dizendo que a denúncia tinha cunho político, não isenta a gravidade dos fatos. P G1 fez uma matéria enorme sobre o caso (VEJA AQUI) e estou transcrevendo a do Correio Popular da cidade de Campinas:
_______________


Polícia suspeita que os outros 30 animais que continuam no abrigo possam estar com a doença
16/08/2013 - 21h09 | Luciana Félix
luciana.felix@rac.com.br


Um sexto cão que estava no canil da organização não governamental (ONG) União Protetora dos Animais (UPA), no Jardim Califórnia, em Campinas, morreu nesta sexta-feira (16) vítima de parvovirose canina (doença viral grave que pode ser passada a outros cães através do contato com as fezes).

O animal de cerca de 2 anos havia sido retirado do abrigo, na tarde de quinta-feira (15), pelo ex-presidente da ONG Vicente Carvalho Silva e levado para uma clinica veterinária para fazer exames, mas não aguentou e morreu.

A Polícia Civil encaminhou o corpo para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para exame
de necropsia.  A polícia suspeita que os outros animais, pouco mais de 30, que continuam no abrigo da ONG também possam estar com a doença.

Na próxima segunda-feira a delegada responsável pela investigação do caso, Rosana Mortari, vai solicitar a UPA exames de sangue e sorologia dos cães que estão no abrigo. A delegada também pretende retirar mais animais do local. O abrigo é alvo de investigação da polícia por suspeita de maus-tratos aos animais recolhidos. Na última quarta-feira a polícia fez uma operação no local e encontrou cinco filhotes de cães mortos acondicionados em uma geladeira desligada, ao lado de uma sacola com carne moída estragada. Os filhotes morreram devido a parvovirose.

Na quinta-feira, a polícia voltou ao abrigo, acompanhada de fiscais de três secretarias municipais. Os fiscais constataram que o local funciona sem alvará há três anos e encontrou irregularidades sanitárias no local. A polícia chegou a recolher cinco cachorros considerados com doenças mais graves. A ONG, A ONG, que foi fundada pelo atual deputado estadual Feliciano Nahimy Filho (PEN), deverá apresentar até terça-feira o alvará de uso do local ou entrar com o pedido da documentação.

Se não fizer corre risco de sofrer interdição e multa.
" A morte deste cão só vem a reafirmar que eles são irresponsáveis. Deixaram os animais doentes com os sadios. Não foi tomada nenhuma precaução. Ele deveria ter ficado em um confinamento, bem longe do abrigo e com cuidado. Se tiver tratamento adequado, dá para curar. A morte só agravou a situação do canil e me deixa preocupada. Esses animais estão proibidos de serem encaminhados para feira que a ONG costuma fazer."

O ex-presidente da ONG afirmou que o animal havia sido retirado da rua há quatro dias e que não apresentava sintomas da doença. "Assim que percebemos que estava doente levamos para o veterinário. Tivemos todos os cuidados necessários" , afirmou. (Luciana Félix/AAN)

Fonte: Correio Popular

4 comentários:

  1. espero que a verdade apareça...

    ResponderExcluir
  2. Decepção total.

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia Nunes19/08/2013 21:22

    Denúncia por razões políticas ou não, o fato é animais estão morrendo e isso deve ser apurado.
    Separar animais doentes dos sãos é o básico de qualquer cuidado em casa ou abrigo.
    Tem é que fazer fiscalização até a verdade aparecer.

    ResponderExcluir
  4. Eu o procurei para pedir ajuda e descobrir qual o fim dos animais recolhidos pela carrocinha no município de Diadema em SP e até hoje, não obtive nenhuma resposta, mesmo insistindo muito.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪