17/08/2013

Off topic - O sucesso consiste em não fazer inimigos

Achei muito legal ... saber viver é viver aprendendo.... Paulo Bastos mandou:
____________

O SUCESSO CONSISTE EM NÃO FAZER INIMIGOS * Max Geringer

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras: 
*Regra número 1:*

 Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009. 



*Regra número 2:*  A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.


*Regra número 3:*  Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo.

Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.


Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos.  Estatisticamente, isso parece ótimo.   Mas não é.

A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos. Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória. 


 "Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem consequências."

3 comentários:

  1. Inteligentíssimo, é assim mesmo que funciona.
    Vanda

    ResponderExcluir
  2. Ana Lucia Nunes18/08/2013 19:33

    Triste realidade !!! Funciona assim mesmo, infelizmente !!!


    ResponderExcluir
  3. Costumo jogar as inimizades e desfeitas num saco de lixo e deixar na porta para o caminhão levar para bem longe, mas os amigos eu conto nos dedos de uma mão só e por eles estou sempre à disposição, mesmo que eu não possa ajudar diretamente, procurarei um meio para o fazer. A vida me ensinou a valorizar até aquele sorriso espontâneo que as pessoas me dão, às vezes até sem me conhecer.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪