29/08/2013

Estudo revela segredo de longevidade dos morcegos

Aprendi a gostar demais destes bichos depois que conheci o biólogo Dr. CARLOS EDUARDO LUSTOSA ESBÉRARD que fez um grande trabalho com estes camaradinhas na Fundação RioZoo.... queria saber notícias de Esberard.... alguém sabe por onde anda?
______________________
A combinação genética com a hibernação, ritmo lento de reprodução e uma vida discreta em cavernas estão entre os fatores para a longevidade

Os morcegos podem atingir 40 anos de vida
Foto: Getty Images
Entre os mamíferos, quanto maior o animal, mais tempo ele vive. Uma regra imutável, segundo os biólogos, à exceção do morcego de Brandt, um pequeno quiróptero capaz de superar os 40 anos combinando hibernação, discrição e genética, revelou um estudo divulgado esta terça-feira.

À luz da evolução, os morcegos se saíram muito bem. São tão diversos que representam cerca de 20% de todas as espécies de mamíferos combinados, são os únicos que adquiriram a capacidade de voar e estão entre os poucos dotados de sonar.

Estes animais também representam um desafio
às leis da natureza que sugerem uma forte correlação entre o peso corporal e a longevidade. Entre eles, o morcego de Brandt (Myotis brandtii), nativo de regiões temperadas da Europa e da Ásia, tem o recorde da expectativa de vida, com 41 anos.

Assim, um pequeno animal que pesa apenas 8,4 gramas na idade adulta pode viver mais do que uma vaca ou um cavalo, e concorre com o golfinho, afirmaram os cientistas, cujo estudo é publicado na revista britânica Nature Communications.

Os cientistas analisaram o genoma do morcego de Brandt e descobriram adaptações genéticas que podem explicar o pequeno tamanho do animal e sua longevidade.

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais/estudo-revela-segredo-de-longevidade-dos-morcegos,43057496fe590410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

3 comentários:


  1. o lance é ficar acordada a noite e dormir de dia como os morcegos

    quem dorme cedo e acorda cedo, morre cedo tambem kkkkkk

    eu sou uma vampirona , nunca vou pra cama antes das 05 da manha
    amoooooooooooooooooooooooo a noite!!

    ResponderExcluir
  2. Acho lindos aqueles que tem cara de cachorrinho!

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia Nunes29/08/2013 21:16

    Acho um encanto esses peludinhos.
    Prestam um serviço maravilhoso à Mãe Natureza por serem os jardineiros das florestas, espalhando as sementes das frutas ao defecarem.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪