07/08/2013

ALERTA GERAL - Ministério da Saúde quer acabar com a Saúde Mental dos cidadãos

Galera, eu preciso de toda sua atenção

Estamos vivendo um momento importante e apropriado  para reformular a questão, em definitivo, do direito dos animais dentro das áreas governamentais/executivas do país. Sua importante participação poderá por um fim a toda esta política humana contra os animais. Convoque amigos, vizinhos e parentes. Divulgue. Vamos todos!!!!

O Serviço de Vigilância em Saúde - SVS (do Ministério da Saúde) publicou uma "Consulta Pública" no DOU (só descobri semana passada) sobre uma Portaria que estabelece que o CCZ não poderá mais fazer castrações (e outros serviços) a não ser em ações de relevância epidemiológica. Na verdade, os "técnicos" que atuam nesta área querem, apenas, voltar a fazer aquele papel sujo de matar animais com argumentos legais.

Tal Portaria constante desta "Consulta Pública", seria apenas, o "primeiro passo" para outras regulamentações que jogarão por terra todo trabalho que nós todos vimos construindo junto aos CCZ´s na questão de castração e atendimento a demanda do trato animal em todos os grandes centros urbanos.

Conversei com alguns técnicos desta Secretaria lá em Brasília nestes dias e me pareceu que eles estão subestimando nossa capacidade de mobilização para DEFENDER NOSSAS CONQUISTAS feitas no decorrer de mais de 20 anos.

Tal Portaria é contraditória porque fere, FRONTALMENTE, a Lei 8080/90 que estabelece ações do Sistema Único de Saúde. Veja uma pequena amostra logo no início da lei:

"Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
.....
Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
§ 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social."

Estes técnicos, querendo mostrar serviço, completamente distantes da realidade que vivemos no dia a dia e que não acompanham a evolução dos novos focos da sociedade, consideram LOUCOS aqueles que tiverem mais de 10 animais dentro de casa. Comprove lendo o embasamento desta política pública agressiva que, inclusive, subestima nossa capacidade de raciocinar.  Eles querem, tão somente, destruir a saúde mental das pessoas que militam (ou são simpatizantes) na defesa dos animais ignorando a Lei acima citada. 

Estes técnicos querem passar as atribuições que conquistamos junto aos CCZ´s das prefeituras deste país para o Ministério da Agricultura, do Meio Ambiente, para o DETRAN,  ou para outro qualquer que  não sejam eles... Pois é.... 

No que deduzi, esta mentalidade bolorenta que anda pelo poder do Ministério da Saúde, anda revoltada porque o SUS é que tem pago o que supostamente eles consideram benesses (fora de função) no segmento da proteção animal. Eles se esquecem que os animais são de HUMANOS... HUMANOS QUE DEFENDEM OS ANIMAIS.

Então é a hora deles conhecerem nosso pensamento. Aqui estão os e-mails  do Secretario e de alguns técnicos do SVS , de conselhos de veterinária (2 de cada região do país), do gabinete do Ministro da Saúde, da Comissão Intergestores Tripartite e dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde Estadual e Municipal. Vamos DIZER NÃO a esta portaria até porque temos total e absoluto direito como contribuintes deste país chamado BRASIL (ainda). Temos que agir urgentemente, pois, a Consulta expira no dia 08/08/13.

jarbas.barbosa@saude.gov.br; eduardo.caldas@saude.gov.br; gtuvz@saude.go.br; guilherme.reckziegel@saude.gov.br; luciano.eloy@saude.gov.br; silvana.leal@saude.gov.br; 
C/C para
eliane.cruz@saude.gov.br; chefia.gm@saude.gov.br; conass@conass.org.br; conasems@conasems.org.br; cfmv@cfmv.gov.br; crmvdf@crmvdf.org.br; crmvgo@crmvgo.org.br; crmvba@crmvba.org.br; secretaria@crmvma.org.br; atendimento@crmvpa.org.br; crmvac@uol.com.br; crmvmg@crmvmg.org.br; crmvrj@crmvrj.org.br; falecom@crmvsp.org.br; crmv-pr@crmv-pr.org.br; crmvrs@crmvrs.gov.br; cit@saude.gov.br, falabicho@falabicho.org.br

*******

Senhores representantes do Serviço de Vigilância em Saúde

Diante da perspectiva de que desejam criar uma nova política nacional de vigilância e controle de zoonoses excluindo nossas conquistas no tratamento digno aos animais tutelados legalmente pelo Estado, vimos solicitar  que reconsiderem os termos colocados na Portaria que consta na Consulta Pública nº 1 de 09/07/13 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Nesta "portaria" vimos uma desconstrução inexplicável e incoerente dos benefícios à saúde mental da população brasileira que demonstra sensibilidade as questões ligadas a senciência (provada cientificamente) dos animais. Um grande retrocesso  poderá acontecer se os senhores ignorarem nossa presença no cenário político nacional.

Aguardando o bom senso desta Secretaria lembramos que, insistindo nesta barbaridade, estarão expostos as conseqüências desastrosas como indução dos gestores municipais ao cometimento de crime como aconteceu, recentemente, na cidade de Santa Cruz do Ariri quando o prefeito mandou matar os cães da cidade por envenenamento já que  havia muitos deles abandonados nas ruas.

Estarão os senhores preparados para responder pelos crimes que serão decorrentes de uma política velha e bolorenta que estão querendo reescrever?
Atenciosamente
Nome
Estado/Pais
Ident.:
_______________________
IMPORTANTE
A galera de SP fez uma petição a respeito que, também, deve ser assinada imediatamente.
_______________________
OBSERVAÇÕES:

1 - posso estar enganada, mas, os veterinários não devem estar de acordo com tamanha estapafúrdia. Por isso estou copiando o Conselho Federal e os do Estado de SP e RJ para que se pronunciem. Ora, sei eu que esta classe de profissionais quer mesmo (e conta com nosso apoio), fazer parte dos Centros de Saúde da Família para serem, aí sim, representantes do controle sanitário in loco e não em gabinetes tão longes da realidade;

2 - este trelele todo criado por estes técnicos  (alem da suposta questão do SUS), dá a impressão que, por conta da questão da leishmaniose, o SVS anda perdendo o controle da sua portaria que manda matar os animais. Ela não vem sendo obedecida porque a classe de veterinários está convicta de que há cura da doença e que o sistema não quer é gastar dinheiro com isto. Posso afirmar que os veterinários não querem mais fazer o serviço sujo de matar animais. Estes tais "técnicos" deveriam ser mais humildes reconhecendo que NÃO DÁ MAIS PARA VOLTAR ATRÁS DO QUE ANDA SENDO FEITO PELO PAÍS AFORA....

3 - estes "técnicos" sem noção (só pode!!!), dizem que quem tem mais de 10 cachorros/gatos são doentes mentais.... kakakaka.... então, que a verba seja aumentada porque trata-se de SAÚDE MENTAL de uma população de milhares de cidadãos que estão de sacos cheio da inoperância dos órgãos de saúde.

4 - desabafando e que ninguém nos ouça: será que estes camaradas piraram na batatinha? kakakakakaka..... será que eles não sacaram que até podemos arriscar a agir como eles nos consideram? não somos doidos? que tal assumirmos, pela primeira vez, nossa loucura publicamente? kakakaka.... quem dá a primeira sugestão? seremos imputáveis já que basta provar que temos mais de 10 animais dentro de casa ...... kakakaka.... Quê? pixação? legal!!!!! ficar nua na porta do Palácio Alvorada? legal!!!!! todo mundo em passeata contra o Ministro da Saúde? kakakakaka.... muito legal!!!!! Aliás, vamos aproveitar as duas grandes manifestações que estão para acontecer nas próximas semanas para gritar em defesa das nossas conquistas. Lembrem-se que podemos tudo, porque, SOMOS LOUCOS...... kakakaka .... mandem sugestões....

----------------
Matérias já publicadas a respeito:

____________

30 comentários:

  1. Loucos gostam de explosão...se somos loucos, qual o problema? Se me retirarem meus 30 animais, bem cuidados por sinal, é bem capaz de eu começar a escolher cabeças para explodir rsrsrsr
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 28 (já foram 32) cães, fora alguns gatos. Todos bonzinhos, a fera sou eu. Capaz de fazer o mesmo que você.

      Excluir
  2. rosa elisa villanueva07/08/2013 13:07

    Sheilinha, mais uma vez nos mantém informados sobre o que acontece na causa do bem estar animal. Essa proposta da Política Nacional de Vigilância das Zoonoses é uma barbaridade, mas sempre soube que colocar a questão do bem estar animal atrelada às zoonoses um dia ia dar problema, mas também aonde mais conseguiríamos atrelar este assunto na estrutura arcaica e rançosa do Governo Federal? Agora vamos à luta.

    ResponderExcluir
  3. Já mandei, Sheila e acrescentei um pouquinho da minha opinião no final rsrsrs. Também assinei a petição. Fico p*** da vida quando esses imbecis fazem coisas desse tipo! Cambada de otários!!! Aff, encosto do mundo!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, a coisa é seríssima! Temos que nos mobilizar pra valer! O que eles não querem é gastar verbas públicas (nosso dinheiro!) com os animais, pois é mais fácil desviar a grana, né?
    Dia 25 de agosto (a manifestação está agendada ha mais de um mês para todo país) tem que ter união, muita gente, mobilização geral. Não faltem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Victória temos que nos mobilizar pra valer...tem que ter muita gente pois a união faz a força e se pudesse ter a imprensa seria melhor ainda.VAMOS A LUTA!!!

      Excluir
    2. Que loucura!!! Eu moro numa chácara e se não fosse pelos cachorros que me protegem de assaltantes já estaria morta.
      Eu estou sem condições de ir a manifestação, sou velha, caminho com dificuldade, mas agradeço a todos que vão na luta pela vida.

      Excluir
  5. sheila a casa do menino q tao achando q matou a familia ta com animais e ela ta interditada.....tente ver com alguem q more nesta regiao como ta sendo a a alimentacao dos animais

    ResponderExcluir
  6. Denise Bachtold07/08/2013 15:42

    Petição Assinada e compartilhada e e-mail encaminhado.

    Emails incorretos: gtuvz@saude.go.br e crmvrs@crmvrs.gov.br

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou palpitar: acho que os e-mails corretos devem ser gtuvz@saude.gov.br (faltou o "v" no "gov") e crmvrs@crmvrs.org.br (acho que o domínio certo é "org" em vez de "gov"). Ajusta lá, Sheila?
      Silvan

      Excluir
    2. Um dos meus palpites, crmvrs@crmvrs.org.br, também não funcionou.
      Silvan

      Excluir
  7. Denise Bachtold07/08/2013 16:01

    Eis a resposta ao email:
    Só que nem o link nem digitando o caminho, está abrindo para que se possa responder a consulta.

    Prezado(a)

    A consulta pública encerra dia 10, caso queira registrar seu manifesto em relação a proposta, deverá fazê-lo através do LINK www.saude.gov.br/consultapublica.

    Atenciosamente,

    Luciana Botelho
    Secretaria Técnica da Comissão Intergestores Tripartite – ST/CIT
    Departamento de Articulação Interfederativa - DAI
    Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa –SGEP/MS
    End.: Setor de Administração Federal Sul – SAF/SUL, Trecho 02, Lotes: 05/06
    Ed. Premium (Anexo/MS) – Torre I, Cobertura, sala 403
    Brasília – DF/Cep: 70.070-600
    E-mail: luciana.botelho@saude.gov.br
    Tel.: (61) 3315 -7954/8958
    Site: www.saude.gov.br/sgep

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, minha amiga
      não queremos contribuir com nada.... queremos que ela não exista, entende? por isso que estamos fazendo nossa manifestação
      bjs

      Excluir
    2. Prezada Sheila e Denise

      para registrar seu manifesto é preciso que voce se cadastre e Sheila, voce me ligou aqui no MS pedindo ajuda... eu passei a informação para a area responsavel do MS e a resposat que obtive foi esta, que peço por gentileza que voce replique aos demais.

      Atenciosamente

      Luciana Botelho

      Excluir
  8. Petição assinada.

    ResponderExcluir
  9. Denise Bachtold07/08/2013 16:45

    Gente, muito complicado assinar a petição.
    1º tem que se cadastrar; OK
    E agora não consigo de jeito nenhum "contribuir". E a consulta pública é somente até o dia 10/08.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc. está fazendo confusão: a petição é facinha de assinar e o link está bem abaixo da palavra IMPORTANTE em vermelho
      Agora, se vc. tiver contribuição técnica para o governo, vc. tem que se cadastrar e enviar sua sugestão.

      Não pedi que mexessem nesta "Contribuição" porque não temos nada para contribuir tecnicamente. Nós só queremos que esta Portaria não exista do jeito que está, ou seja retirando do CCZ as atribuições conquistadas.

      Excluir
    2. Denise Bachtold08/08/2013 12:50

      Sheila,
      Eu assinei a petição de primeira.

      E após a resposta de Luciana Botelho é que fui tentar fazer algo nesta Consulta.


      Excluir
  10. Temos que nos mobilizar!!

    ResponderExcluir
  11. Sheila,
    Tem um endereço pra essa consulta pública?

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que sou doente mental. Tenh0 20 cães e 7 gatos sob meus cuidados

    ResponderExcluir
  13. Fádua - POA07/08/2013 21:00

    Pessoal, li a "PROPOSIÇÃO DA SVS/MS PARA APOLÍTICA NACIONAL DE VIGILÂNCIA DAS ZOONOSES" e é a formalização do empurra-empurra. Ao invés de buscar melhorar as condições, querem mudar a sistemática para se adequar a estrutura existente. A questão é que não quem faça o que as referidas unidades hoje fazem. Conhecendo como as coisas funcionam no Brasil, é difícil acreditar que conseguiram fazer uma nova política de bem estar animal funcionar para, depois, aceitar as proposições. A saúde aplica tão mal suas verbas e acaba por inventar tal coisa. Creio que devemos insistir na melhoria das unidades e também para verbas que subsidiem instituições que acabam fazendo o papel que o governo não faz.

    ResponderExcluir
  14. NÃO LI TODO TEXTO, MAS PELAS PRIMÍCIAS, PERCEBO QUE ESSE RAPAZ É UM FANFARRÃO.

    ELE PRECISA ARRUMAR ALGO PARA FAZER.

    ResponderExcluir
  15. Não encontrei a petição. Por favor, envie o link novamente e vamos iniciar uma campanha via facebook.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. ja assinei tbem
    SHEILA, NAO ESQUECE QUE HOJE 08.08.2013 É DIA INTERNACIONAL DO GATO.
    ABr. Dora

    ResponderExcluir
  17. Pessoal além dessa manifestação do dia 25/08, haverá uma outra agora , dia 18/08, organizada pelo Crueldade Nunca Mais, toda mobilização é de suma importância nessa hora.
    Mais de 100 cidades participaram, em São Paulo será dia 18/08 às 10h em frente ao MASP. Convide amigos e simpatizante, vamos mostrar que temos força!!

    ResponderExcluir
  18. assinado e compartilhando

    ABSURRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRDO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de alertar a todos que gostam e se preocupam com animais, que o Prefeito do Rio de Janeiro, Sr. Eduardo Paes, publicou no dia 08/08/2013 Decreto que praticamente acabou com o antigo Instituto de Veterinária Jorge Vaitsman. Todos os laboratórios, foram retirados da sua estrutura organizacional, ficando apenas a clínica (com atribuições apenas para detecção de casos de zoonoses) e a cirurgia com atribuição restrita para castrações e controle populacional). Os técnicos do Instituto entraram em greve. A nova mudança de estrutura da SUBVISA não trouxe nenhum benefício, pois as novas atribuições já existiam, apenas não havia chefia para os fiscais. A nova estrutura foi criada com a subtração das chefias dos antigos laboratórios do IJV e de algumas seções do CCZ. O povo carente que não tem como tratar seus animais numa clínica particular agora terão que assistir seus animais morrerem sem assistência veterinária.

    ResponderExcluir
  20. Eles mandam a gente entrar lá no tal site e responder aquela consulta pública. Não sei se é de propósito ou por incompetencia nem Cristo consegue fazer isso. Só consigo ler os comentários que já foram disponibilizados por lá. E quem chega a um determinado ponto tem que dar uma justificativa. Que é isso gente?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪