17/07/2013

Secretário, sem saída, mente dizendo que animais eram sacrificados antes de 2011 pelo CCZ - SEPDA - RJ

Vamos por partes porque é tanta coisa que me dá nó na garganta.... Não sei o que deu na cabeça do Cláudio que tá pira pira piradinha!!!!! Ele falou que as fotos que a promotora recebeu através de denúncia formalizada que não são da Fazenda Modelo. Céus, são de onde? 

Outra coisa: desde 1997 que os animais não são mais recolhidos nas ruas e a eutanásia passou a ser feita somente com anestésico nos animais sem recuperação. Ele tenta levar o crédito para ele de ter acabado com a "carrocinha" e com a castração que foi "euzinha Sheilinha da Silva Moura" que, pioneiramente conseguiu de uma prefeitura a castração gratuita para qualquer pessoa que recolhesse um animal da rua. Se eu não estivesse viva para falar e provar esta verdade, este ex-vereador teria roubado, descaradamente, o mérito de nosso pioneirismo. Aos fatos:

1 - Jornal O Globo fez esta matéria e eu fiz o vídeo com as fotos tiradas no dia que a jornalista e fotógrafo foram lá. Leiam até o final que tem muito mais coisa para se indignarem:





"Promotora não confirma denúncias de maus-tratos, mas constata que local precisa de obras"

Cão desnutrido e com problemas de pele
no abrigo da Fazenda Modelo
Gustavo Stephan / Agência O Globo
RIO - Uma área de 13 mil quadrados, repleta de árvores, em Guaratiba, na Zona Oeste. O Centro de Proteção Animal da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda), instalado na Fazenda Modelo, teria tudo para ser um paraíso para bichinhos vítimas de abandono. Mas o endereço do principal abrigo da prefeitura tem sido alvo de denúncias de
ONGs de defesa dos animais, que divulgaram fotos com imagens de maus-tratos e falta de higiene nas instalações da instituição. As cenas são chocantes: gatos doentes deitados em gaiolas enferrujadas sem qualquer proteção; felinos comendo e bebendo água em recipientes com fezes, cães idosos num canil com paredes cheias de limo, corpos de gatos descartados num contêiner. O titular da Sepda, Cláudio Cavalcanti, nega que as fotos
tenham sido feitas na Fazenda Modelo e garante que todos os 675 animais que lá vivem são tratados com dignidade.

Para verificar as condições do local, na última sexta-feira a promotora de Justiça Christiane Monnerat, que atua na área de proteção e defesa dos animais do Rio, visitou a Fazenda Modelo com uma veterinária e do promotor Vinícius Lameira, coordenador de Grupo de Apoio Técnico Especializado em Meio Ambiente do Ministério Público. Acompanhada por uma equipe do GLOBO, Christiane não flagrou cenas semelhantes às denunciadas, mas ficou chocada com as péssimas condições do canil, onde viu animais doentes dividindo espaço com cães sadios, em um local com paredes cobertas de limo e mofo.

Fezes, urina e mau cheiro
Na maior parte dos boxes havia fezes e urina, e o mau cheiro era insuportável. Os prédios estão velhos e sem conservação e, apesar de haver muito espaço disponível, os animais são mantidos em ambientes restritos. No passado, na área funcionou o maior abrigo de moradores de rua da cidade.

— Embora não tenhamos visto os maus-tratos mostrados nas fotos, constatamos que o local é abandonado e necessita de obras para ter o mínimo de condições de abrigar os animais. Como não vi crime, vou encaminhar o caso ao promotores de Tutela Coletiva, com recomendação para abertura de ação civil pública ou de um TAC (termo de ajustamento de conduta) — disse a promotora.

O secretário Cláudio Cavalcanti alega que os boxes do canil não têm umidade e que no momento da visita, feita por volta das 16h, o local estava molhado devido ao fato de ter sido lavado:

— A visita foi feita a partir das 16h, quando o o expediente se encerra às 17h. Obviamente, os canis acabavam de passar pela última limpeza do dia.

A protetora Ione de Oliveira Franco, de 73 anos, que vai semanalmente ao gatil da Fazenda Modelo, diz que os animais do ambulatório não recebem os cuidados necessários e acabam morrendo. E cita a falta de higiene, que faz com que muitos tenham bicheira:

— Lá tem muita mosca e, como os ferimento não são bem limpos, elas pousam e colocam ovos.

Em 29 de maio, após receber denúncias, o vereador Márcio Garcia foi à Fazenda Modelo. Ele diz que só conseguiu entrar depois de ameaçar chamar a PM:

— Vi um cenário triste: gatos em gaiolas enferrujadas, em uma sala que cheirava muito mal. No canil, fiquei impressionado com o péssimo estado dos cães, sujos, com pelos emaranhados. Se eles querem oferecer os animais para adoção, deveriam cuidar deles. Quem vai querer levar para casa um animal naquele estado?

As ONGs apontam ainda a escassez de profissionais e a queda no número de animais desde o início do ano.

— Em seis meses, percebi que os animais sumiram, principalmente no canil — diz uma voluntária, que pediu para não ser identificada. — Quando perguntamos, não informam se foram adotados.

Desde 13 de junho, ONGs já fizeram pelo menos três protestos na cidade contra o “inferno da Fazenda Modelo”.

Secretário acredita em avanço
Indignado com as denúncias, o secretário especial de Promoção e Defesa dos Animais, Cláudio Cavalcanti, afirma que nas fotos não há nada que prove que elas foram tiradas na Fazenda Modelo. Com relação às críticas de subutilização do espaço, ele diz que a capacidade máxima do abrigo é de cerca de 800 animais.

— Não podemos nunca lidar com o quantitativo máximo, uma vez que há necessidade de manter espaço livre que permita o recolhimento diário, evitando o confinamento, que é a maior praga que assola os abrigos.

Segundo o secretário, os animais não ficam confinados em pequenos espaços, como afirmam as ONGs, e sim “contidos” porque estão em tratamento médico. E informa que haverá novas instalações para receber os cavalos da Ilha de Paquetá. Cavalcanti afirma que o serviço da Fazenda Modelo é um avanço, já que até 2011 os animais recolhidos nas ruas do Rio era sacrificados no Centro de Controle de Zoonoses. Ele diz que há 20 veterinários e 26 tratadores trabalhando no local, que abriga 320 cães, 324 gatos, 13 cavalos e 19 galos de briga.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/animais-da-fazenda-modelo-sofrem-com-falta-de-higiene-9048569#ixzz2ZGUwxRz0

Caso queiram se pronunciar sobre a matéria: cartas@oglobo.com.br . Coloquem seu nome e endereço, pois, do contrário, não publicam.

2 - Vejam o grande destaque dado pelo Jornal impresso



3 - Agora, esta é para a gente rir, ou melhor, gargalhar de raiva...... O SEPDA enviou a todas as Regiões Administrativas este ofício vedando a licença de eventos de adoção feito pelas protetoras..... É brincadeira!!!!!! Olha, tem gente fora do nosso Município que acha ele formidável.... leva de presente, pô!!!!!

4 - Queria lembrar uma denuncia feita em 2011 sobre a mesma situação, ou seja, a Fazenda Modelo é inviável como sempre falei aqui no nosso blog:

26 comentários:

  1. CRETINO, MAU CARÁTER, MENTIROSO!
    NÃO É DE HOJE QUE ESTE CALHORDA TEM SE OMITIDO E ATÉ FAVORECIDO A DESGRAÇA DOS ANIMAIS DO RIO, É, TEM GENTE QUERENDO LEVÁ-LO PARA SÃO PAULO, LEVE, LEVE MESMO E VEJA DE PERTINHO O QUE É TER MUITO $$$$$ DOS ANIMAIS SENDO ROUBADO POR ESTA FAMÍLIA DE VAMPIROS!
    ANDREA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo !!!!!!!!!!!, se fosse pra Sao Paulo faria um favor enorrrrrrrrrrrrrme, só tenho pena dos bichinhos de la., que nao merece um traste desses

      Excluir
    2. eu sei de algumas pessoas que se passam por protetores e vao de casa em casa oferecendo castraçao de animais cobram de 100 a 200 reais depende da raça dos animais e dizem que e para castraçao e remedios levam os animais para a fazenda modelo fazem de graça e vivem assim emquanto isto para conseguirmos marcar uma castraçao de animais e uma verdadeira via crucis tenho tres caes duas femeas e um macho nao sou protetor e desde janeiro nao consigo marcar uma castraçao na fazenda modelo e ja me ofereceram trez vezes para castrarem meus animais e me cobraram 100 em um e 200 os outros dois mis isso em cada um

      Excluir
    3. Anonimo, poderia entrar em contato comigo pelo e-mail falabicho@falabicho.org.br ? preciso informações suas.
      abraço

      Excluir
  2. Sheila, é muito estranho tudo isso. São muitas contradições a partir das declarações dos responsáveis e eu não entendo muito o porquê destes desencontros. Em uma hora dessas não seria interessante a união em prol dos animais? Porque será que uma pessoa que deveria estar a favor dos animais tem tido este comportamento de negar, de sonegar? Sinceramente, as pessoas têm princípios mas quando se deparam com a máquina do poder invertem seus princípios? Eu gostaria muito de poder escrever ao Cláudio Cavalcanti que é uma pessoa que eu admiro para cobrar dele uma postura mais ética a despeito do poder político que ele representa. Estou muito distante, encontro-me no estado da Paraíba, mas acompanho com interesse este grupo de Proteção Animal até para me inspirar em um trabalho futuro no estado onde resido, que também é carente de cuidados, de informações e de vontade política! Não faço parte de nenhum grupo e ao mesmo tempo pertenço a todos aqueles que lutam para que nosso país possa construir uma vida de respeito e dignidade a todos os seres vivos.

    ResponderExcluir
  3. Deviam colocar este infeliz e a família que vive do dinheiro público " na moita" dentro desses canis para eles verem o que é bom, sujeitinho sujo!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Jorge Romano17/07/2013 13:13

    A polemica em torno do trato que um animal abrigado recebe é fácil de ser resolvida bastando prestar atenção no olhar do animal. Ele não sabe falar a nossa língua, mas sabe se expressar para quem sabe entender. O olhar dos animais da foto e do vídeo entregam que alguma coisa de errado acontece na Fazenda Modelo, eles não estão bem. Paredes molhadas porque foram lavadas, no fim do dia? E as fezes encontradas, não saíram com a água?

    ResponderExcluir
  5. Agora, o sem vergonha diz que acabou com as carrocinhas no Rio? kkkkkkkkkkkk ele é muito cara de pau.
    No tempo que a mulher dele era da Sepda os cães morriam de fome no CCZ do Rio, eu vi uma matéria no jornal e lembro até hoje.
    Claudete

    ResponderExcluir
  6. Ainda não consigo entender o porquê deste senhor colocar tantos obstáculos para as protetoras, do que ele tem medo? As barbaridades feitas por este senhor já estão todas a mostra, ainda faltam mais? Vai ver tem mais sujeiras escondidas ainda.
    José- Rio

    ResponderExcluir
  7. A ÚNICA SOLUÇÃO É TIRAR ESSA CORJA DAI.

    ResponderExcluir
  8. Srs;
    Claudio Cavalcanti nunca teve caráter, mas devo admitir que ele tem razão em dizer que os animais eram mortos antes dele, já que sua esposa que também foi secretária dos animais deixava os animais morrerem de fome no CCZ, quem é do Rio, sabe muito bem disso ou é igual!
    Quando não morriam atropelados, doentes, famintos ou não eram vítimas de crueldades pela cidade, morriam no CCZ, aff que gente hipócrita.
    Regina

    ResponderExcluir
  9. Conceição17/07/2013 17:18

    Povo carioca que eu amo tanto, tirem esse inútil da Sepda, você tem poder.
    A cidade que reuniu o maior número de pessoas durante as manifestações, quase 300.000 em um único dia, tem condições sim de fazer alguma coisa para os animais.

    Reúnam-se, esqueçam as diferenças.

    Já imaginaram a cara do incompetente, ignorante do Sr Claudio Cavalcanti ser obrigado pelo povo a deixar a secretaria?
    nossa, seria demaisssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus...o que essas pessoas veem neste atorzinho meia boca, se nem pra cuidar de bichos serve o sujeito, tá na hora de mudança, ou seja, já passou da hora dele cair do cavalinho encantado dele.
    Miriam

    ResponderExcluir
  11. Vejo que há muita má fé por parte dos comentaristas que se quer já foram na Fazenda Modelo. Este site carece de isenção.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho o Claudio lindo, maravilhoso, competente e vocês é que estão querendo denegrir a imagem dele e de sua família.

    Quem sou eu?
    o maior mentiroso do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, gostei muito dessa Bello kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. Para não fugir a regra é MENTIROSO. Não tenho dúvidas que o castigo se abaterá de alguma forma sobre esse monstro.

    ResponderExcluir
  14. A má fé está em:
    Deixar morrer os animais nas obras do Maracanã, Omissão de ajuda aos gatos envenenados no Cittá América, aqui na Barra, Não ajudar em nada os cavalos de Paquetá, embora tenha prometido, deixar a Fazenda Modelo num estado deplorável, deixar que quase cem gatos fugissem e morressem na Fazenda Modelo, levar os gatos sem castrar para o gatil no centro do Rio, proibir as protetoras de assistirem os animais no gatil, etc, etc, etc,
    Criatura defensora de gente, você não deve proteger animais, certamente é lambe saco de políticos e celebridades.
    Carmem

    ResponderExcluir
  15. Sheila
    Eu me sinto muito mal com tudo isto. Mais ainda porque fiz campanha em meados dos anos 90's pela candidatura dele. Até porque pessoas que confio demais e continuarei confiando, acreditavam nele. Eu, à época não conhecia nenhum protetor de animais. A única que me apresentaram foi uma louca que chamei para pegar uma gato e horas depois pedi de volta e ela já havia matado o pobre do gato. Nunca me recuperei. Estou desolada com tudo isto.
    Muita saúde para você

    ResponderExcluir
  16. Como má fé??? Esse anônimo está em que país? Certamente está fora daqui...
    Se você lesse tudo atentamente veria que não há só as notícias, dentro delas há inúmeras provas contra este sujeito, acho que este é o único site que fala e prova o que diz, não sabe ler não anta, tem preguiça de ler tudo, tudinho, aí continua alienada (o) sendo enganada (o), anônimo burro e sem noção.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  17. Ana Lucia Nunes18/07/2013 12:02

    Se desnutrição não é considerado maus tratos, eu não sei mais como qualificar a situação desse pobres animais.
    Esses calhordas vão falar as mentiras de sempre e continuar a roubar o $$$ que seria para cuidar dos peludinhos com a mesma cara de pau de sempre e exterminá-los para ter o Rio limpo para a Copa.
    Querem importar médicos mas, deveriam importar homens-bombas para explodir aquele Piranhão !!!

    ResponderExcluir
  18. Gente de Deus, é só olhar para os animais e ver o vídeo, onde é que o site está sendo tendencioso? É preciso ser muito cega e surda para não ver e nem ouvir o que está às claras para todos nós cariocas.
    Vire uma esquina e basta!
    Anita

    ResponderExcluir
  19. No face tem uma denúncia das protetoras cariocas pedindo ajuda para alimentarem os gatos do campo de Santana e do gatil da prefeitura, este anônimo safado devia dar um pulinho até lá e dizer pra protetora que ela não é confiável, mas cadê peito??????
    Carol Macedo

    ResponderExcluir
  20. Eu posso dizer o que ocorre com os animais e o que o Sr. Claudio não anda fazendo para ajudar, sou uma das protetoras que sofre o diabo por querer ajudar e não poder, fico dependendo da boa vontade desse crápula mentiroso.
    Rose

    ResponderExcluir
  21. Eu não acredito no inferno e no conceito que alguns tem sobre ele.Mas,penso que se existe, é aqui e que aqui se faz e aqui mesmo se paga.
    Penso nele como um lugar cheio de pessoas más e políticos canalhas que se elegeram as custas dos animais e que foram cruéis com eles não é Sr. CLÁUDIO MURILO CAVALCANTI e sua corja?

    ResponderExcluir
  22. Pior que o secretario de M ,são os comentários dos puxa sacos de M.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪