20/07/2013

Extrato de ginkgo biloba causa câncer em animais de laboratório

Leva mal não, mas, arsênico em humanos mata e em caprinos não produz o menor efeito, mesmo em grandes doses.... Animais como modelos de reações de organismos humanos é a maior furada.... Se de humano para humano já tem reação desigual, imagine de organismos semelhantes, mas, diferentes?
_______________________________

Planta ginkgo biloba tem origem asiática,
mas uso de seus extratos é popular também no ocidente
Já tem quase duas décadas que o representante comercial Ricardo Fonseca, 57, começou a fazer uso de cápsulas de ginkgo biloba para dar um reforço à alimentação. “Comecei a usar como um polivitamínico há 17 anos e até hoje continuo ”, afirma. “Elas fazem uma compensação de energia. Funcionam como um energético natural, como guaraná em pó”, acredita. Assim como ele, milhões de pessoas tomam suplementos à base da planta (de origem chinesa) para melhorar a memória e prevenir a demência. Até agora,
estudos realizados a respeito do extrato nunca encontraram evidências sólidas de que ele proporciona isso, mas ele também não parecia estar fazendo mal.

No mês passado, porém, cientistas norte-americanos divulgaram o primeiro estudo financiado pelo governo a respeito da toxicologia da ginkgo biloba, que constatou que o extrato – um dos suplementos à base de plantas mais vendidos no país – causou câncer em animais de laboratório, incluindo doenças no fígado e na tireoide, bem como tumores nasais.

Os resultados foram surpreendentes porque a ginkgo biloba tem uma história longa e aparentemente benigna de uso humano. Os resultados não confirmam que o complemento é perigoso, mas é preocupante que os animais tenham tendido a sofrer dos mesmos tipos de problemas, dizem especialistas. "Percebemos uma regularidade de ocorrências entre os sexos e as espécies", disse a integrante do Programa Nacional de Toxicologia e cientista-chefe do estudo, Cynthia Rider.

Diretores da Associação Americana de Produtos Herbais, organização comercial de empresas que vendem ervas e produtos botânicos, e o Conselho Americano de Botânica, grupo que faz publicações sobre plantas medicinais, criticaram o estudo. Eles afirmam que o extrato utilizado tinha uma composição química diferente da do tipicamente vendido no varejo. Além disso, questionaram até que ponto é possível aplicar estudos de toxicidade animal à saúde humana.

Nos Estados Unidos, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) já proíbe a presença de ginkgo biloba em alimentos e bebidas e a agência tem insistido junto aos fabricantes de bebidas para que removam o extrato da planta de seus produtos. Porém, quando se trata de suplementos, o governo segue um padrão diferente. "Nós não analisamos os suplementos antes de eles chegaram ao mercado", disse a porta-voz da FDA, Tamara Ward. Ela também informou que a instituição está analisando novas evidências obtidas pelo estudo e talvez mude as suas orientações no futuro.

Já no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe que a substância seja comercializada como suplemento alimentar, pois possui propriedades terapêuticas. Por outro lado, o uso de extratos de ginkgo biloba em medicamentos é permitido (desde que o remédio seja registrado pelo órgão). A produção pode ser feita de forma industrial ou manipulada, mas é necessária a apresentação de prescrição médica em ambos os casos.

Fonte: RONI CARYN RABIN/THE NEW YORK TIMES
           VINÍCIUS LACERDA/O TEMPO
http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/extrato-de-ginkgo-biloba-causa-c%C3%A2ncer-em-animais-de-laborat%C3%B3rio-1.681604

2 comentários:

  1. Se a planta é de origem chinesa e serve para melhorar a memória e prevenir a demência, então porque os chineses são tão idiotas dementes?

    ResponderExcluir
  2. Ana Lucia Nunes21/07/2013 20:16

    Concordo com você Sheila, não dá pra comparar.
    O arsênico é usado na homeopatia como remédio. A diferença entre remédio e veneno é a dose e o tempo de uso.
    Todo remédio, mesmo sendo natural, não é para ser usado continuamente.
    A Mãe Natureza é tão perfeita que nos dá os alimentos no tempo certo que precisamos deles mas, o homem como sempre, já meteu o dedo até nisso e encontramos os alimentos em todas as épocas do ano.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪