10/07/2013

Denúncia sobre o Canil Municipal de Cabo Frio - RJ

Este negócio de denúncia deve ser sempre checado antes mesmo de ser repassado.   De cara fiquei achando esquisito até mesmo depois de ler a matéria do G1. Caí em campo e achei o início da denúncia (que já foi tirado do ar) e  o desmentido, embora o autor da mesma tenha colocado ontem, uma outra chamada contra o Prefeito de Cabo Frio. O nome do autor do blog é o Prof. Chicão que parece estar muito revoltado com o dito cujo prefeito. Deve ter suas razões, mas, daí a falar o que não viu, é complicado....



2 - lançamento de novas denúncias de maus-tratos ou irregularidades a serem corrigidas?


3 - durante o dia vou tentar falar com alguém da Prefeitura daquela cidade para checar as tais irregularidades, pois, sem sombra de dúvida os cães não deveriam ficar tão largados. Sugiro que leiam alguns comentários no G1 para concluírem que tem caroço neste angu....

4 - matéria do G1

09/07/2013 17h13 - Atualizado em 09/07/2013 17h27

Irregularidades em canil de Cabo Frio.


Cães convivem com esgoto a céu aberto e com falta de segurança no local. 

Alguns animais, com fome, chegam a comer as próprias fezes.

Heitor MoreiraDo G1 Região dos Lagos
63 comentários

cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Cães convivem com esgoto a céu aberto; 60 animais estão no canil. (Foto: Heitor Moreira/G1)
Quem vai até o Canil Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, percebe que o espaço não está adequado para receber os cachorros. Segundo o protetor de animais que atua na
região, Mario Paulo Tiengo, não há segurança suficiente e a maioria dos cães passa fome. Na tarde desta terça-feira (9), por volta das 13h50, a equipe do G1 constatou que não havia nenhum funcionário no local. O portão de entrada estava aberto, possibitando qualquer pessoa entrar. Atualmente, 60 cachorros estão no canil, que fica localizado na rodovia Amaral Peixoto, km 127, na Fazenda Campos Novos.
cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Sinésio Nascimento queria adotar um cão, mas não
encontrou um funcionário (Foto: Heitor Moreira/G1)
Sinésio Nascimento, de 65 anos, foi até o canil acompanhado por um amigo para tentar adotar algum cão. Entrou, viu os animais, mas foi embora sem poder levar nenhum. ''Vim pra adotar um cachorro. Cheguei aqui e vi o portão aberto. Entrei, cheguei a fazer carinho em um cachorrinho, gostei dele, mas estou indo embora sem levá-lo comigo, porque não tem ninguem aqui pra me informar como devo fazer'', disse o aposentado.
O protetor de animais Mario Paulo Tiengo diz ser um absurdo não ter ninguém cuidando do local. Ele diz que o canil precisava ter segurança, principalmente porque fica localizado distante do centro urbano. ''Tinha que ter alguém para receber quem quer adotar um cachorro. Qualquer um pode entrar aqui pra fazer alguma maldade com os animais. Não tem nenhum vigia e nenhuma segurança no canil, que fica nesse lugar muito afastado do centro urbano'', comentou o protetor.
cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Na tarde desta terça-feira (9), vasilhas estavam posicionadas verticalmente e vazias (Foto: Heitor Moreira/G1)
Esgoto a céu aberto
Além da falta de segurança, os animais ainda convivem com uma grande poça de esgoto que foi formada atrás do canil. Segundo Mario Tiengo, os animais podem ficar doentes ou pegar algum tipo de contaminação. ''Os cachorros correm grande risco convivendo com esse esgoto. Eles podem pegar inúmeras doenças e podem ser contaminados. É preciso fazer, o mais rápido possível, alguma obra neste local, antes que algum cão morra'', disse.
cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Cachorros ficam separados em 20 pequenos canis (Foto: Heitor Moreira/G1)
A equipe do G1 ficou por volta de 50 minutos no local esperando algum funcionário chegar, mas ninguém apareceu. Dentro do canil, vasilhas de comida estavam na posição vertical, vazias. Alguns cães comiam as próprias fezes, o que pode indicar que os animais estão com fome e também com vermes, segundo Mario Tiengo.
Prefeitura diz que vai solucionar problema com esgoto
Segundo a assessoria da prefeitura de Cabo Frio, a ração dos cachorros é deixada nos potes de comida nos turnos da manhã e tarde, para que os animais possam se alimentar quando quiserem. Sobre o esgoto a céu aberto, a prefeitura informou que a secretaria de Obras já foi notificada sobre o caso e está providenciando novas tampas e esgotamento para as fossas, mas não apresentou nenhum prazo para o início da manutenção. A assessoria, no entanto, não soube informar o motivo da falta de funcionários e por que o portão estava aberto na tarde desta terça (9), possibilitando a entrada de qualquer pessoa no canil municipal.
  •  
cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Canil fica localizado em Campos Novos, na rodovia Amaral Peixoto (Foto: Heitor Moreira/G1)
Evento promove doação de cães do canil
Cerca de 30 animais estarão na praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, na quarta-feira (17) para adoação. Os interessados deve ter no mínimo 18 anos e precisam levar carteira de Identidade, para que possam assinar o " Termo de Adoção" com os agentes da secretaria de Meio Ambiente.
cachorro em canil cabo frio (Foto: Heitor Moreira/G1)Cerca de 30 cachorros serão doados no Centro de Cabo Frio no dia 17 de julho (Foto: Heitor Moreira/G1)

18 comentários:

  1. Agora não entendi, será que é verdade esta materia.Acho q sempre tem algum fundo de verdades nas historias.Fiquei confusa.

    ResponderExcluir
  2. Bem, só de ver este cão apertadinho nesta grade que pode prender a cabeça de um cãozinho maior ou até a dele mesmo, fico duvidando se esses animais são cuidados mesmo!
    Janete

    ResponderExcluir
  3. Frequentando Cabo Frio, Tendo morado lá e conhecendo o tipo de atitude que o atual prefeito costuma tomar, até me espanta esses animais estarem vivos.
    O primeiro denunciante deve ter levado algum tipo de cala boca do todo poderoso Alair Correa e sua equipe.
    Cabo Frio, uma cidade tão linda está sufocando com tantos animais abandonados!

    ResponderExcluir
  4. Jorge Romano10/07/2013 15:39

    Que sempre tem alguma errada em qualquer canil municipal, não há há menor dúvida. O canil da C.Frio não deveria estar largado como testemunhou o Sr. Sinésio. Infelizmente um peludo deixou de ser adotado por conta desse descaso. Mas a foto publicada do canil de C.Frio, de cães socados dentro de gaiolas empilhadas foi absurda. Mas se tudo servir para melhorar as condições do abrigo e ajudar a promover o evento de adoção, será ponto ganho, independente do surto esporádico de algum doido.

    ResponderExcluir
  5. Quando a gente vê a matéria, sabe que há algo de errado e ainda sem ninguém para atender ... é certo que deve ser uma vergonha, pobres animais que nem direito têm de ser adotados!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. ta na cara que não tem tratamento adequado, o local com esgoto aberto traz inumeras doenças e estavam sem agua e comida,como pode,meu Deus, uma canil oficial da Cidade de Cabo Frio deixar os cães famintos comendo cocô.Em São Pedro da Aldeia não há nenhuma assistencia para os cães,andam pela rua cheios de sarna,com doenças graves, já morreram 2 que ví,caíram na minha porta, uma cadela eu salvei,é uma vergonha o descaso e é preocupante pois podem contaminar crianças e adultos.Região dos Lagos pede socorro no amparo aos cães.E o Canil de Cabo Frio,sem ninguem e sem comida e água?

    ResponderExcluir
  7. agora fiquei em duvida, tinha postado esse lance do tratamento do CCZ de Cabo Frio e acabei excluindo quando comecei a ler a sua materia, mas to achando que esse cara recebeu foi um cala boca pra desmentir

    ainda mais depois de ler esse comentario

    Unknown10/07/13 14:44
    Frequentando Cabo Frio, Tendo morado lá e conhecendo o tipo de atitude que o atual prefeito costuma tomar, até me espanta esses animais estarem vivos.
    O primeiro denunciante deve ter levado algum tipo de cala boca do todo poderoso Alair Correa e sua equipe.
    Cabo Frio, uma cidade tão linda está sufocando com tantos animais abandonados!

    ResponderExcluir
  8. Bem, já que a foto divulgada não é do canil de Cabo Frio, gostaria de saber a procedência. Dessa forma podemos continuar denunciando os maus tratos e buscar uma punição para quem comete esse tipo de crime. Já basta o prefeito do Pará Marcelo Pamplona exterminando os cães e oferecendo dinheiro para que os moradores capturassem os animais. É preciso estimular a castração e a adoção, sabemos que não adianta mandá-los para os canis que já estão superlotados, agora matar a golpes de machado? tiro? deixar que definhem sem água e comida? Os animais sentem medo e dor. Enquanto essa falta de respeito com os animais continuar acontecendo, vou sempre achar que o ser humano é digno de todas as catástrofes que lhe acometem, infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sheila, sou presidente da associação protetora dos animais de Búzios, mais moro num bairro em Cabo Frio onde ficam os animais ue recolhemos das ruas tanto de um lado uanto de outro, os animais são das ruas não importa aonde, vou pelo menos uma vez por mês em Campos Novos, este mês realmente aconteceu o problema do esgoto e ontem fui lá de novo e já estavam consertando, mais dizer ue estavam passando fome, é um absurdo, os animais estão até gordinhos, o pessoal da limpeza é muito bacana com os bichinhos, tem 2 veterinários todos os dias, consegui muitas doses de vacinas v-10 e levei para eles, estão todos vacinados, vermifugados e castrados, faltando é claro os bebês ue serão castrados na época certa, fazem castração semanalmente, basta ligar e marcar.

    ResponderExcluir
  10. Moro em Cabo Frio há pouco tempo e não posso deixar de considerar maus tratos o fato de ver um pobre cão trancado em um terreno mal cuidado, sem contato com pessoas, sem carinho, sem passear nas ruas com seu dono (se é que tem um). O que vejo de longe é um senhor que pára seu carro e entra neste terreno, não sei com que freqüência, mas não o vejo se dirigir ao animal. Não sei onde denunciar. O que vocês acham? Este terreno fica próximo da Picanha do Gugu, no Bairro Passagem em Cabo Frio. Só não sei se a sorte desse cão mudaria no Canil da Prefeitura. Espero em Deus estar fazendo algo de bom por esse animal.

    ResponderExcluir
  11. Se os políticos não estão nem se preocupando com a saúde e a dignidade do ser humano que os elegem, imaginem se irão se preocupar com os pobres dos animais. POLÍTICO BOM É POLÍTICO PRESO!

    ResponderExcluir
  12. Bom, estava pesquisando sobre este abrigo de cães em Campos Novos e me deparei com essa matéria. Bom, é o seguinte: fui até a feira de adoção disposto a adotar um cãozinho e assim o fiz. Cão bem novinho, com 1 mês e 15 dias bem bonito, com aparência saudável, gostei e o adotei. Comprei Papinha de desmame de boa qualidade, o alimentei regularmente, porém notei que ele nunca tinha vontade de comer, eu que tinha que dar na boca, com uma mamadeira ou uma seringa. Após dois dias ele começou a gemer, notei que algo estava errado e o levei até uma veterinária que solicitou um exame de sangue. Resultado: ele estava com um vírus que causa degeneração muscular. Comprei todos os remédios, mas não adiantou, após dois dias e bem magrinho ele começou a ter convulsões. Teve que ficar internado na veterinária e não resistiu.
    Lendo a matéria e pelo caso que passei, é notório que a Prefeitura de Cabo Frio tem que melhorar as condições do abrigo. É uma covardia deixar os animais largados dessa forma e sem cuidados. Não estou criticando quem trabalha no abrigo, pelo contrário, para cuidar desses bichinhos e com esses recursos, tem que ter muito amor com eles, e sim a PREFEITURA. Já está mais do que na hora de Cabo Frio passar a olhar pelos seus moradores e seus animais. Só investem em obras para deixar a cidade atrativa para os turistas que lotam a cidade na alta temporada, deixam um rastro de sujeira e destruição e depois voltam para pagar impostos nas suas cidades. Cabo Frio cresceu, porém por conveniência desses políticos (que são sempre os mesmos) não querem que a deixe de ser uma cidadezinha de veraneio e que a população deixe de depender deles, para nas vésperas de eleição se aproveitar para prometer carginhos comissionados e arrecadar votos. VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber qual telefone de algum órgão de proteção de animais aqui no segundo distrito de Cabo Frio, pois existem animais abandonados em suas próprias casas . simplesmente os donos saem das casas e deixam os bichinhos à sua própria sorte . sábado foi encontrado um morto no quintal . Quem puder ajudar me informe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC é de onde em Tamoios?Entre em contato com o Pet Salvation,tem no Facebook, eles ajudam cães, principalmente casos graves

      Excluir
    2. No Facebook tem a PG do Pet Salvation,fale com Fátima ,eles ajudam cães, fica em Tamoios.

      Excluir
    3. No Facebook tem a PG do Pet Salvation,fale com Fátima ,eles ajudam cães, fica em Tamoios.

      Excluir
  14. Pet Salvation,tem no Facebook, eles ajudam em Tamoios.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, moro próximo a um lugar de eventos, Nome (Mansão festas). E eles tem um cachorro que fica acorentado na árvore odia todo e fica uvando a noite toda e encomodar os vizinhos, devez enquanto ele fica sem água o dia todo e só come 1 vês por dia quando come pesso que alguém possa passar nesse local e resolver isso . Ob eles são turistas e ficam o dia todo na praia mais fica gente no local. Por favor passalem nesse local ..... Avenida Vitor Rocha praia do Siqueira, atrás do mercado princesa e envrente a prassa .

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪