09/07/2013

Atualização 7 - finalização das obras do canil de Bueno Brandão

É muito bom ver .... estamos doidas para ver os cães lá dentro....


Retirado do Blog do Cão sem Dono

O domingo, dia 07, foi marcado por muita emoção na cidade de Bueno Brandão, MG. Após 17 dias de muito trabalho e dedicação, muitas reuniões, muitos acordos firmados e documentos assinados, muito estresse também, o novo abrigo da protetora Ana Karina finalmente ficou pronto, faltando apenas alguns ajustes, e conseguimos transferir para lá TODOS os cães durante a noite, tirando-os do antigo matadouro. 

Desde que o juiz deu a sentença de retirar os cães da protetora e sacrificá-los, em momento algum a deixamos sozinha ou a seus cães. Nós da ONG Cão Sem Dono e SOS Bichos, de Pouso Alegre, MG, negociamos com o prefeito, secretários, polícias civil e militar, procuradoria do município e justiça, tudo para que ela pudesse ter seus cães de volta. Também tivemos a iniciativa de dar início às obras de um abrigo novo, afastado da cidade e em terreno da protetora, já que acreditávamos que seria essa a única solução para que ela pudesse ter seus animais de volta. Este abrigo hoje é uma realidade, depois da ajuda financeira de muita gente de bom coração e que atendeu os vários apelos feitos pela internet. 

Ao todo percorremos mais de 3.000 Km nesse período; ajudamos a cuidar dos cães; os socorremos várias vezes após brigas; corremos atrás dos animais fugitivos; tivemos que nos responsabilizar com contratação de mão de obra especializada; compramos utensílios diversos como coleiras, mangueira, bacias, lanternas, sacos de lixo; limpamos as baias onde estavam os cães (antigo matadouro); sustentamos esses animais com ração da marca EUKANUBA (já foram mais de 600 Kg); nos hospedamos na cidade algumas vezes; tivemos que dar "caixinha" para alguns prestadores de serviço para agilizar os trabalhos, entre tantas outras atividades e dificuldades por que passamos. Foram horas e horas de muita tensão misturada com o choro de cada etapa vencida. 

O certo é que em apenas 17 dias um super abrigo ficou prontinho, em área de difícil acesso, com 11 grandes espaços e um cercadão para os animais, num total de quase 300 m² de construção, conforme as fotos anexas. Não há espaço para agradecer a ajuda de todos. Nomeá-los poderíamos cometer alguma injustiça ao esquecer um nome, aquele anônimo que fez sua ajuda, aqueles que rezaram para um final feliz. O certo é que esse momento de alegria só é possível graças à Sra. Luisa Mell que publicou um e-mail da protetora Ana Karina denunciando o fato. Também a Sra. Sheila Moura do “O Grito do Bicho” comprou a briga, assim como outras pessoas sérias da proteção animal. Como estávamos pertos de Bueno Brandão, para lá nos dirigimos no dia seguinte, nos unindo à ONG local, Arcca de Noé que ajudou bastante no trato com os animais. 

Estamos preparando vídeos, mais fotos e um relatório final (inclusive com prestação de contas) que publicaremos em breve. No próximo post que faremos ainda hoje a emoção da protetora ao reencontrar seus animais depois de muitos e muitos dias de angústia e sofrimento, já que ela também estava proibida de vê-los. Um muito obrigado a todos que acreditaram que seria possível reverter a situação, compartilharam a notícia e os pedidos de ajuda. Nós, do Cão Sem Dono e SOS Bichos, não desistimos nem por um minuto.



Nossas postagens a respeito:

11 comentários:

  1. Fádua - POA09/07/2013 12:14

    Impossível não chorar... que Deus abençoe essa moça, por todos os seus dias, que comprou uma briga e tanto. Choro de emoção, de alegria e também por causa de um sentimento de impotência. toda vez que vejo isso me pergunto por que não faço mais? Entro numa reflexão que espero, sinceramente, um dia ser também ação. Parabéns, temos os números das contas, acho que devemos continuar apoiando quem tem coragem para abraçar essa luta verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Por existir gente assim!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, impossível não chorar de emoção; ainda mais sabendo que você contribuiu num pedacinho do que foi feito.

    Mas uma coisa me chama a atenção no vídeo.

    Parte da parede do canil construído está encostada num barranco e, quando chover, muita água ficará retida naquele local produzindo infiltração, mofo, bolô e umidade, dentro do local onde os cães estarão acomodados e, consequentemente, poderão ficar doentes.

    Eu sei que tudo foi feito com a melhor das intenções, e a situação exigia rapidez, mas algumas observações técnicas talvez tenham passado desapercebidas.

    E, antes que alguns animais adoeçam, sugiro analisar o aqui exposto e, se for o caso, com novas doações, se corrijam o que for cabível.

    Sendo necessária alguma correção, contribuirei novamente.

    Parabéns a todos os envolvidos nessa empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Está encostado mesmo, com o perigo de tudo isso que falou.
      Fora o risco de deslizamentos de terra! Estou dentro, tb contribuo de novo!

      Excluir
  4. Nossa, muito comovente, graças a Deus, conseguiram salvar os animais dela, graças a Deus e à todos os que acreditaram que era possível e ajudaram.
    Fiquei muito emocionada de vê-la abraçando seus cães e como eles fazem festa pra ela, muito lindo!
    deus a abençoe e à todos os que tiveram sensibilidade.
    Marlene

    ResponderExcluir
  5. Também percebi isso e espero que haja alguma maneira de isolar o barranco, pois além de a água ficar retida, alguma terra poderá descer e estragar esse trabalho tão maravilhoso!
    Também ajudarei para fazer o necessário.
    Beth

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao barranco, pode-se fazer uma valeta com concreto para escoamento da água da chuva. Plantar grama no barranco para evitar erosão. Na parede externa do canil, a fim de se evitar umidade, pode-se pintar com "Neutrol", com várias demãos. Depois pintar com tinta acrílica ou epox na cor desejada. Mas, o mais importante já foi feito, ou seja, salvar os sinceros au-migos! Parabéns a todos que participaram deste trabalho! Que sirva de exemplo para muitos.
    Marcelo Cotia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo isso deve ser feito rápido, antes que cheguem as chuvas fortes! Principalmente a parte que irá segurar o barranco contra deslizamentos. Não sei se só grama ou um suporte, tipo o que vemos em estradas contra desmoronamentos...
      Abraços a todos e parabéns pela vitória!

      Excluir
  7. Lindo o amor desses peludos por esse anjo que Deus colocou na terra!!! Quando eu estou com ódio do serumano, aparece anjos como ela, para que eu não deixe de acreditar nos milagres. Um dia, espero de coração, essas coisas não serão ocasionais, será uma regra, para a felicidade dos animais desse planeta!!!

    ResponderExcluir
  8. Ana Lucia Nunes11/07/2013 21:50

    Lindo !!! Emocionante !!! Tanto o amor dela por eles como o deles por ela.
    Abençoada e iluminada Alma a dessa menina. Que Deus proteja a Ana Karina, hoje e sempre !!!
    E também a todos os que ajudaram a ela e aos seus peludinhos.

    ResponderExcluir
  9. nossa q lindo!!! q Deus ilumine Ana Karina por ter vencido mais essa batalha!!!!!!!!!!!!!!
    muito amor por esses cães

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪