03/06/2013

Humanos usam nomes de animais para ofender ou reclamar de maltrato

Sei que foi um índio que falou, mas, não é diferente da fala de qualquer homem da cidade que receba maltrato de outro humano.... Sempre quis fazer um estudo a respeito da pratica de nossa espécie de ofender outros humanos chamando-os de nomes de espécies de animais... sua vaca, sua galinha, seu porco, sua cadela/cachorra, piranha, etc etc etc.... Tenho uma pasta de recorte de jornais com exemplos...

Frases como esta pronunciada por este humano nos faz refletir sobre nosso especismo e antrocentrismo, não é mesmo? Um dia vou fazer um trabalho sobre isto.... aliás, pode ser até que exista algo pronto e nem saiba.... vou antes pesquisar.... Mas, vejam a matéria:

"Eles nos consideram animais, bichos, não têm respeito"

Em depoimento concedido à jornalista Karina Villas Boas, o cacique terena Basílio Jorge, que vive na terra em litígio onde ocorreu a reintegração de posse em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, esclarece que já foi feito um estudo antropológico comprovando que a terra deve ser destinada aos indígenas e denuncia a maneira como o poder público os trata "eles nos consideram animais, bichos, não têm respeito". Osiel Gabriel (35) era sobrinho de Basílio.

"Eu cheguei na área da retomada. cheguei no momento da guerra, já estava pipocando a coisa. Nossos parentes disseram que o delegado desceu do carro e já foi metendo bala. Não teve diálogo, não teve conversa. Não procuraram saber se íamos sair ou não. Quando foi uam hora e pouco de tensão recebemos a notícia do outro grupo que [] tinha recebido um tiro no estômago e isso é muito triste", declarou. Confira a íntegra do depoimento:


Se quiserem saber mais sobre o caso, leia no Portal Vermelho

4 comentários:

  1. " E o índio cantou o seu canto de guerra,
    não se escravizou, mas está sumindo da face da terra" Martinho
    O homem branco é o maior vírus que já foi encontrado no planeta, destrói tudo e à todos por dinheiro.
    Suzi

    ResponderExcluir
  2. Pode reparar...em novela da Globo é o que mais tem. Um personagem chamando o outro de cadela, cachorra, porco, cavalo etc. Não precisa acompanhar a novela não, é só dar uma espiadinha entre uma troca de canal e outro e tem sempre um personagem xingando o outro de nomes de espécies de animais. Se eu fosse artista falaria com o autor para substituir por idiota, imbecil, energúmeno, mas tenho certeza que seria proibido, afinal os idiotas e especistas diriam: "É ofensa "xingar" o outro de idiota, imbecil, na tv".

    ResponderExcluir
  3. Dizer que alguém é vaca é até elogio, tem gente que nem merece mesmo!
    Iracema

    ResponderExcluir
  4. Ana Lucia Nunes04/06/2013 22:32

    Os peludinhos são tudo de bom e não merecem essa prática repugnante !!!
    Esse costume é visto, infelizmente, em todas as mídias.
    Isso sem falar nas "cantigas de roda", que incentiva maltratar os peludinhos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪